Coleção Rotas Brasília destaca os diferentes potenciais turísticos da capital federal

Coleção Rotas Brasília-Foto Joel Rodrigues-DeBoa Brasília
  • Home
  • Turismo
  • Coleção Rotas Brasília destaca os diferentes potenciais turísticos da capital federal

Coleção Rotas Brasília destaca os diferentes potenciais turísticos da capital federal 

Com o objetivo de tornar as riquezas naturais, culturais e gastronômicas de Brasília mais conhecidas por moradores, visitantes e turistas nacionais e internacionais, o Governo do Distrito Federal (GDF) desenvolveu o projeto Coleção Rotas Brasília. Coordenada pela Secretaria de Turismo (Setur-DF), a iniciativa apresenta itinerários que destacam os diferentes potenciais turísticos da capital federal. O conteúdo é elaborado por meio da curadoria de um grupo de trabalho que reúne vários órgãos do GDF.

“As rotas turísticas desenvolvidas pela Secretaria de Turismo são ferramentas importantes que tornam as informações mais acessíveis e práticas para moradores e visitantes. Temos trabalhado com empenho para que o turismo da capital siga em constante crescimento. Estamos levando Brasília para o mundo, participando de feiras, congressos e eventos que mostram todo o potencial turístico da nossa cidade”, defende o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.

Lançado em 2020, o projeto já conta com 15 rotas apresentadas em miniguias que podem ser acessados pelo site oficial ou na versão impressa disponível nos Centros de Atendimento ao Turismo (CATs).

“Brasília sempre foi vista como um destino político, uma cidade administrativa. Só que há muito mais. Por isso criamos a Coleção Rotas Brasília, para mostrar que a capital federal é muito mais do que política. Temos o céu mais lindo do Brasil, somos a capital do rock, contamos com um potencial náutico, temos regiões administrativas com muita história como Planaltina, há o ecoturismo de Brazlândia. Tudo isso é mostrado no projeto”, explica a turismóloga da Setur, Yula Moura.

Há tanto roteiros clássicos, como a Rota Cultural, Rota Cívica e a Rota Arquitetônica – a mais acessada, segundo a Setur –, como os considerados inusitados, a exemplo da Rota das Uvas – a mais recente a ser oficialmente criada –, da Rota sobre Rodas e da Rota da Diversidade, essa última voltada para as atrações ao público LGBTQIA+.

Atualmente, a pasta trabalha para criar mais duas temáticas: do Queijo e da Cachaça, sendo a primeira em desenvolvimento e a segunda ainda em estudo.
Cada rota é criada a partir de um grupo de trabalho composto por servidores de diferentes órgãos do GDF. Para que o trajeto vire um circuito turístico oficial, a equipe fica responsável pela curadoria e pela visita técnica. Muitos aspectos são levados em consideração. Para além do potencial turístico, o grupo avalia infraestrutura, segurança e atendimento. “A contemplação faz parte, mas o turista precisa de uma rota estruturada e completa, com segurança e infraestrutura”, completa a turismóloga. 

Confira a coleção Rotas Brasília aqui! 

Por: Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Fonte: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Post publicado em 08/07/2025

Mais Atrações na Cidade

Festa Fica Comigo em Brasília_DeBoa Brasilia

Festa Fica Comigo em Brasília

No dia 20 de dezembro, Brasília recebe a festa Fica Comigo – Feliz Natal Meu Amor, na Arena BRB Mané Garrincha. Saiba mais aqui!

Réveillon Gran Bier 2026_DeBoa Brasilia

Réveillon Gran Bier 2026

No dia 31 de dezembro, o Gran Bier apresenta Réveillon 2026 com All Inclusive, shows ao vivo e brinquedoteca especial para as crianças. Saiba mais aqui!