Museu Vivo da Memória Candanga comemorou 33 anos

Museu Vivo da Memória Candanga Comemorou 33 anos_deboa Brasilia

Museu Vivo da Memória Candanga comemorou 33 anos 

Com 28% de todo o acervo do DF, espaço cultural reproduz a história e a vida dos primeiros candangos. Saiba mais aqui!

Quem passa pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), vindo da Candangolândia e seguindo rumo ao Núcleo Bandeirante, não tem como deixar de reparar numa “vila” de sete casinhas de madeira, pintadas com cores vibrantes e que remonta às construções do início da Capital Federal. Ao redor, como parte do conjunto, um jardim abriga árvores também veteranas.

A alameda, perdida no tempo, já foi o Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira (HJKO), erguido em dois meses para acolher os operários e pioneiros, sendo desativado em 1974, quando o Hospital Distrital (depois, Hospital de Base), ficou pronto. Há pouco mais de três décadas, o local abriga o Museu Vivo da Memória Candanga (MVMC), equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), que conta com o maior acervo entre todos os museus da Capital Federal: 2.712 peças (28% do acervo da Secec).

Na quinta-feira (15/06), o museu comemorou seu 33º aniversário, com festa, exposições e a presença dos primeiros candangos que, de alguma forma, viveram ou contribuíram para a existência do espaço, que hoje guarda histórias e cenários da Brasília dos anos 60. Numa das exposições, por exemplo, é possível entrar numa “máquina do tempo” ao conferir reproduções de uma velha barbearia, um consultório médico, uma cantina, entre outros ambientes, além de fotografias, documentos e objetos que transportam o visitante ao passado.

Há também uma exposição permanente, Poeira, Lona e Concreto, que retrata a vida dos primeiros habitantes do “novo” Distrito Federal. E atividades educativas, como oficinas oferecidas à comunidade e noções de educação patrimonial e pertencimento cultural para estudantes do ensino fundamental.

Mais Atrações na Cidade

6º Festival Agô Música e Ancestralidade em Brasília_DeBoa Brasília

Festival Agô em Brasília

Festival Agô traz artistas indígenas, negros e africanos para CAIXA Cultural Brasília. Shows, oficina e giras de conversa serão realizados de 24 a 27 de abril.

Roberto Carlos em Brasília_DeBoa Brasilia

Roberto Carlos em Brasília

No dia 27 de setembro, Brasília recebe Roberto Carlos com Eu Ofereço Flores Turnê 2025, no Centro de Convenções Ulysses. Saiba mais aqui!

Arraiá do Lago_DeBoa Brasilia

Arraiá do Lago

Nos dias 30 e 31 de maio, Brasília recebe o Arraiá do Lago, no Clube CAALEX (Almirante Alexandrino). Confira mais aqui!

Como é que pode com Gabriel Louchard_DeBoa Brasilia

Como é que pode? com Gabriel Louchard

No dia 17 de maio, Brasília recebe peça Como é que pode? que mescla Stand Up Comedy, esquetes de humor e números de mágica, com Gabriel Louchard. Confira aqui!

Dream Theater Tribute_DeBoa Brasilia

Dream Theater Tribute

No dia 18 de abril, Brasília recebe tributo ao Dream Theater com músicos do Angra e Massacration, no UK Music Hall. Confira mais aqui!

Wings for Life World Run_DeBoa Brasilia

Wings for Life World Run

No dia 4 de maio, Wings for Life World Run retorna à Brasília com percurso inédito na Esplanada dos Ministérios. Confira mais aqui!

Exposição Réquiem_DeBoa Brasilia

Exposição Réquiem

Com acesso gratuito, Exposição Réquiem permanecerá em cartaz no JK Espaço Arte, localizado no piso S1 do JK Shopping, até 05 de junho. Confira mais aqui!