Memorial dos Povos Indígenas

Programa Educativo do Memorial dos Povos Indígenas 2024 Deboa Brasília

Programa Educativo do Memorial dos Povos Indígenas

Uma boa notícia para quem quiser aprender mais sobre as tradições e culturas indígenas. O Memorial dos Povos Indígenas (Zona Cívico-Administrativa, em frente ao Memorial JK) conta com um programa educativo que tem como objetivo estimular a sensibilização durante o processo de formação do público.

De terça a domingo, das 9h às 17h, quatro arte educadores fixos ensinam sobre as riquezas dos patrimônios materiais e imateriais das mais de 300 etnias indígenas que vivem no Brasil desde tempos imemoriais. E um detalhe interessante: de toda a equipe, cinco são indígenas. O público deve ter uma experiência de mergulhar nas trajetórias históricas dos povos indígenas desde o passado de subjugação, presente de lutas e conquistas e vislumbrar o futuro desses povos e as suas riquezas materiais e imateriais.

A duração média das visitas é de vinte minutos a uma hora, a depender do público. Também são oferecidas oficinas sobre as culturas indígenas com a utilização de grafismo, músicas e elementos tradicionais. Para o público escolar, a depender da faixa etária, há uma recepção com a explicação da história do espaço e o contexto das culturas indígenas no Brasil de acordo com o ano escolar. Após isso, há a apresentação e explicação do contexto do acervo e espaço para dúvidas.

“‘Poder contribuir efetivamente para a valorização da cidadania dos povos originários faz da nossa instituição uma grande parceira nesta construção”, comenta Christiano Ramos, fundador da Associação dos Amigos da Vida, ONG que executa o projeto do programa educativo com recursos do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

As visitas escolares, são uma oportunidade de complementar o conhecimento produzido em sala de aula com a riqueza e estímulo do patrimônio produzido no passado com toda a sua singularidade e devida valorização, assim como as pontes que conectam passado e presente, atentando-se a como os povos indígenas passaram por períodos de exploração e genocídio e hoje ocupam espaços de protagonismo e poder.

O Memorial

O acervo do Memorial dos Povos Indígenas possui um inventário formado por peças de plumárias, cerâmicas e com os insumos próprios de diversas etnias. No espaço, há uma reserva técnica com as peças doadas do acervo particular dos antropólogos Darcy Ribeiro, Berta Ribeiro e Eduardo Galvão. No espaço também há peças apreendidas pela polícia federal na Operação Pindorama.

Mais informações

Programa Educativo do Memorial dos Povos Indígenas

Data: 13 de Maio a 13 de Junho de 2024, Terça-Feira a Domingo
Horário: De terça-feira a domingo, de 09h às 17h
Local: Memorial dos Povos Indígenas
Instagram: @memorialdospovosindigenas

Mais Atrações na Cidade

CCBB BRASÍLIA_ SITE DEBOA BRASÍLIA

Arraiá do CCBB Brasília

Anunciamos o Arraiá do CCBB Brasília para celebrar uma das festas mais tradicionais da cultura brasileira, nos dias 22 e 23 de junho, das 14h às 20h com entrada gratuita.

Depeche Mode Experience em Brasília_Deboa Brasilia

Depeche Mode Experience em Brasília

Dia 30 de Junho acontece o Depeche Mode Experience, a principal banda tributo ao DEPECHE MODE, em Brasília, no Centro De Convenções Ulysses Guimarães. Confira!

Praça Junina do JK Shopping_Deboa Brasilia

Praça Junina do JK Shopping

Com entrada gratuita nos dias 21, 22, 28 e 29 de junho, o JK Shopping promove ”Praça Junina” com gastronomia típica, atrações musicais e muita diversão! Confira!