City Tour Cívico gratuito completa cinco meses e faz sucesso entre turistas e moradores da capital

City tour gratuito em Brasília_DeBoa Brasília
  • Home
  • Turismo
  • City Tour Cívico gratuito completa cinco meses e faz sucesso entre turistas e moradores da capital

City Tour Cívico gratuito completa cinco meses e faz sucesso entre turistas e moradores da capital 

O City Tour Cívico, iniciativa gratuita do Governo do Distrito Federal (GDF) por meio da Secretaria de Turismo (Setur-DF), completou cinco meses de operação no último dia 19, e se consolidou entre as principais atrações turísticas da cidade.

Inaugurado em abril deste ano, como parte das comemorações do aniversário de Brasília, o passeio seria de graça apenas na primeira semana. No entanto, por determinação do governador Ibaneis Rocha, que participou da viagem inaugural, a atração turística passou a ser gratuita permanentemente.

Com mais de 320 viagens feitas até setembro, o tour já transportou cerca de 16 mil passageiros, dos quais 35% são turistas de fora da capital. Os números demonstram o alcance do projeto, tanto entre moradores do DF quanto entre visitantes.

Valorizando a identidade da capital

Para o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, o City Tour Cívico gratuito é um marco e valoriza a identidade da capital, aproximando moradores e visitantes da história, da arquitetura e da importância cívica de Brasília. “Esse projeto fortalece o turismo local, gera pertencimento e mostra, de forma acessível e gratuita, porque a nossa cidade é reconhecida mundialmente como Patrimônio Cultural da Humanidade”, afirma.

O percurso permanece o mesmo desde a inauguração, com saída do Eixo Monumental, passando por Setor Militar Urbano, Esplanada dos Ministérios, e retorno à Torre de TV. O roteiro oferece aos passageiros uma imersão completa nos principais pontos cívicos, arquitetônicos, históricos e culturais da cidade, como a Catedral, o Congresso Nacional, a Praça do Buriti e a Praça dos Cristais.

City_Tour_Civico_Gratuito_DeBoa Brasília

Todos os ônibus são cadastrados no sistema Cadastur e contam com acessibilidade. As visitas são acompanhadas por guias profissionais de turismo. A duração média do trajeto é de 1h30 a 2h, para que o passeio seja confortável e informativo sem cansar os participantes.

As viagens ocorrem de terça a sexta-feira, em quatro horários: 10h, 12h, 14h e 16h. Já aos fins de semana e feriados, são oferecidos mais horários: 10h, 10h30, 12h, 12h30, 14h30, 15h, 16h30 e 17h. Cada tour tem um limite de 37 pessoas. 

É preciso fazer um agendamento prévio na página da empresa Brasília Receptivo 

Por: Carlos Eduardo Bafutto, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Fonte: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Post publicado em 05/10/2025

Mais Atrações na Cidade

Festa Fica Comigo em Brasília_DeBoa Brasilia

Festa Fica Comigo em Brasília

No dia 20 de dezembro, Brasília recebe a festa Fica Comigo – Feliz Natal Meu Amor, na Arena BRB Mané Garrincha. Saiba mais aqui!

Réveillon Gran Bier 2026_DeBoa Brasilia

Réveillon Gran Bier 2026

No dia 31 de dezembro, o Gran Bier apresenta Réveillon 2026 com All Inclusive, shows ao vivo e brinquedoteca especial para as crianças. Saiba mais aqui!