Catetinho recebe visitas na reabertura

Catetinho Recebe Visitas na Reabertura_deboa Brasilia

Catetinho recebe visitas na reabertura 

O Museu do Catetinho foi reaberto dia 14/3 para visitação do público em geral e retomada de trabalhos de educação patrimonial com alunos de escolas públicas e particulares. O equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), fundado em 1956, é a primeira residência oficial do então presidente Juscelino Kubitschek em Brasília e ficou 72 dias fechado em razão de queda de uma árvore que destruiu a Casa do Zelador, edificação história que não era tombada.

O secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, fala sobre a necessidade de interdições temporárias do local devido à peculiaridade arquitetônica do espaço. “O Catetinho é um espaço muito vulnerável e delicado. Então essas interdições temporárias e periódicas precisarão acontecer se quisermos cuidar bem de um equipamento histórico com essas peculiaridades”, observa. “É um espaço que, a rigor, está em constante reforma, porque necessita de um olhar aguçado, cuidadoso, 24 horas por dia. Estamos sempre preocupados com sua importância histórica, tanto quanto com o conforto e a segurança dos visitantes”, destaca.

O subsecretário de Patrimônio Cultural, Aquiles Brayner, comemora a volta do Catetinho como local de educação patrimonial. Na semana que vem, serão retomados os trabalhos previstos no Territórios Culturais – parceria da Secec com a Secretaria de Educação. Já há 35 escolas agendadas até meados de 2023. “O museu faz parte do programa Territórios Culturais, que temos em parceria com a Secretaria de Educação. A gente não vê o Catetinho apenas como museu histórico, mas também como reserva de área verde, além de valorizar o edifício por características arquitetônicas de construção em madeira”, destaca o gestor.

A reabertura, no entanto, será apenas do Palácio de Tábuas e do Anexo, onde fica a cozinha, projetados por Oscar Niemeyer. O público não terá acesso à parte recreativa, junto ao curso de água, onde há necessidade de podas de árvores. O Buriti, um anexo que funcionou no passado como cantina e, nos últimos tempos, funcionava como apoio educativo, só terá as instalações sanitárias usadas, uma vez que fica mais próximo da mata. 

 

Área Preservada

O museu encontra-se na Área de Proteção Ambiental (APA) Gama e Cabeça de Veado, com um trecho de Mata de Galeria preservado. A Defesa Civil isolou esta área, e solicitou laudo das espécies próximas a 25 metros das edificações. A situação exigiu o planejamento de ações em etapas. Já houve a retirada das árvores caídas e dos escombros da Casa do Zelador.

Num segundo momento, engenheiros florestais da Novacap inspecionaram a gleba, o que resultou em laudo que recomendou novas podas na área. Na lista estão espécies preservadas como patrimônio ecológico, o que torna o trâmite mais demorado e exige um manejo cauteloso. 

 

Visitação

Arthur Diniz de Almeida, 11 anos, da 6ª série do CEF 1 do Núcleo Bandeirante, foi um dos primeiros visitantes no primeiro dia de reabertura. Acompanhado do pai, o motorista Denílson Pereira de Almeida, 50, o estudante diz ser um “apaixonado por política” e aprendeu a gostar da história de Brasília na escola. “Muita gente fala daqui [do Catetinho], da importância do lugar para a história de Brasília. Aí fiquei curioso e estou achando a visita muito legal”, afirma. “Eu já conhecia o espaço e, como Arthur ficou entusiasmado pra conhecer, fiz questão de trazer. Acho que ajuda no aprendizado dele, né?”, acredita o pai.

Mais Atrações na Cidade

Salton aposta nos espumantes para os principais camarotes do Carnaval 2026_DeBoa Brasília
Novidades

Salton aposta nos espumantes para os principais camarotes do Carnaval 2026

Noru apresenta carta especial de drinks e saquês_DeBoa Brasília
Gastronomia

Noru apresenta carta especial de drinks e saquês

Mané Mercado Águas Claras apresenta menus para a Restaurant Week_DeBoa Brasília
Gastronomia

Mané Mercado Águas Claras apresenta menus para a Restaurant Week

Mané Mercado Brasília marca presença na Restaurant Week_DeBoa Brasília
Gastronomia

Mané Mercado Brasília marca presença na Restaurant Week

Gurumê celebra a Itália durante a 33ª Brasília Restaurant Week_DeBoa Brasília
Gastronomia

Gurumê celebra a Itália durante a 33ª Brasília Restaurant Week

Juscelino Bar e Restaurante apresenta menu para a 33ª Brasília Restaurant Week_DeBoa Brasília
Gastronomia

Juscelino Bar e Restaurante apresenta menu para a 33ª Brasília Restaurant Week

Rio Brasa oferece rodízio com brinde especial_DeBoa Brasília
Gastronomia

Rio Brasa oferece rodízio com brinde especial

Turismo

5 destinos próximos de Brasília para conhecer de carro

Pipa Drinks_a bebida do carnaval em Brasília_DeBoa Brasília
Dica DeBoa

Pipa Drinks chega às ruas como forte candidato a bebida oficial da folia brasiliense

Prelúdio do Festival da Primavera O Mundo Assiste Junto À Noite de Gala do China Media Group_DeBoa Brasília
Notícias

O evento Prelúdio do Festival da Primavera: O Mundo Assiste Junto À Noite de Gala do China Media Group, iluminará o Museu Nacional do Brasil

Volume de passagens aéreas internacionais para a Bahia no Carnaval é mais que o dobro da média nacional
Carnaval de Salvador

Volume de passagens aéreas internacionais para a Bahia no Carnaval é mais que o dobro da média nacional

Melhor Segunda-feira do Mundo e Pipoco provocam mudanças no trânsito da Barra e Ondina_Foto_Jefferson-Peixoto_Secom
Carnaval de Salvador

Melhor Segunda-feira do Mundo e Pipoco provocam mudanças no trânsito da Barra e Ondina

Fuzuê anima o pré-Carnaval de Salvador neste domingo (8)_Foto-Bruno-Concha_Secom_Pms
Carnaval de Salvador

Com fanfarras e grupos culturais, Fuzuê anima o pré-Carnaval de Salvador neste domingo (8)

Furdunço abre o pré-Carnaval de Salvador_Foto AlfredoFilho-Secom-PMS
Carnaval de Salvador

Furdunço abre o pré-Carnaval de Salvador neste sábado (7) com 57 atrações no Circuito Orlando Tapajós

Confira cervejarias artesanais para conhecer em Brasília_DeBoa Brasília
Gastronomia

Confira cervejarias artesanais para conhecer em Brasília

Joyful Village Brasília_DeBoa Brasília
Dica DeBoa

Joyful Village desenvolve educação bilíngue com foco emocional em Brasília

Ambulantes do Circuito Barra-Ondina começam a receber kits e cartão de transporte gratuito para o Carnaval
Carnaval de Salvador

Ambulantes do Circuito Barra-Ondina começam a receber kits e cartão de transporte gratuito para o Carnaval

Prefeitura de Salvador promove reunião técnica para orientar food trucks sobre manipulação segura de alimentos no Carnaval
Carnaval de Salvador

Prefeitura de Salvador promove reunião técnica para orientar food trucks sobre manipulação segura de alimentos no Carnaval

Carnaval da Birosca_DeBoa Brasilia

Carnaval da Birosca

Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, o Carnaval da Birosca transforma o Conic em polo da folia com programação diversa e after dos blocos. Confira mais aqui!

Galinho de Brasília 2026_DeBoa Brasilia

Galinho de Brasília 2026

Tradição na capital, bloco leva frevo, cortejo e programação infantil gratuita para o estacionamento da Matriz da Caixa no dia 16 de fevereiro. Saiba mais aqui!

Bloco Concentra Mas Não Sai_DeBoa Brasilia

Bloco Concentra Mas Não Sai

Nos dias 14 e 16 de fevereiro, Bloco Concentra Mas Não Sai agita o Carnaval de Brasília, no Estacionamento em frente ao Minas Brasília Tênis Clube. Saiba mais!

Bloco Sorriso da Rua_DeBoa Brasilia

Bloco Sorriso da Rua

No dia 14 de fevereiro, Bloco Sorriso da Rua estreia no Carnaval 2026 com programação infantil, sustentável e acessível em Sobradinho. Saiba mais aqui!

Sesc Folia 2026_DeBoa Brasilia

Sesc Folia 2026

Carnaval vai agitar as unidades do Sesc-DF com programação gratuita nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Confira toda a programação aqui!

Bloco Charrete na Vila Planalto_DeBoa Brasilia

Bloco Charrete na Vila Planalto

No dia 15 de fevereiro, Bloco Charrete celebra a cultura popular e movimenta o Carnaval da Vila Planalto no DF Folia 2026. Confira mais aqui!

Baby Doll Beira Lago_DeBoa Brasilia

Baby Doll Beira Lago

No dia 14 de fevereiro, acontece o Baby Doll Beira Lago no Carnaval da Estação em Brasília. Saiba mais aqui!

Plataforma Carnaval Monumental_DeBoa Brasilia

Plataforma Carnaval Monumental

De 14 a 17 de fevereiro, a Plataforma Carnaval Monumental leva 6 blocos para o Museu Nacional, com programação gratuita. Confira a programação completa aqui!

Carnaval no Bali Park_DeBoa Brasilia

Carnaval no Bali Park

Carnaval no Bali Park: Bali Folia de 14 a 17 de fevereiro na maior praia artificial da América do Sul com experiência de lazer, música e bem-estar. Saiba mais!