Brasília Negra na Rota do Afroturismo na Capital Federal

Brasília Negra na Rota do Afroturismo na Capital Federal_eboa Brasilia
  • Home
  • Turismo
  • Brasília Negra na Rota do Afroturismo na Capital Federal

Brasília Negra na Rota do Afroturismo na Capital Federal 

Quem construiu a capital do país? Onde estão as pessoas negras? Quais lugares importantes para a história e cultura da diáspora africana estão presentes no Distrito Federal? Estas são algumas das perguntas que o tour Brasília Negra se propõe a responder. O tour promete levar seus visitantes para conhecer personagens, lugares e histórias com protagonismo negro, trazendo um novo olhar sobre a história da capital federal.

O Brasília Negra, lançado pela agência de turismo Me Leva Cerrado em parceria com a plataforma de afroturismo Guia Negro, é uma rota afrocentrada na cidade, e acontece dia 13 de maio de 2023 às 9h30. “O tour é um momento para além de conhecer sobre a história negra da cidade, nos leva a refletir sobre questões sociais e raciais que estão presentes na capital do Brasill”, comenta a guia de turismo Bianca D‘Aya, idealizadora do tour e da agência Me Leva Cerrado, Bacharela em Turismo (UnB), produtora cultural e Guia de Turismo Negra em Brasília, credenciada pelo Ministério do Turismo.

Entre alguns dos locais a serem visitados estão a Praça dos Orixás, a Galeria dos Estados e um baobá, árvore sagrada no continente africano. “O tour enaltece, por meio de uma experiência única e inovadora, as histórias das pessoas que acabaram sendo invisibilizadas pelo racismo, valorizando a resistência e resiliência do povo negro no DF”, comenta Bianca.

Para o Guia Negro, que começou realizando a Caminhada São Paulo Negra e hoje está presente em outras seis cidades (Rio, Salvador, Boipeba, João Pessoa, São Luís e Olinda), chegar ao Centro-Oeste é importante para mostrar que todas as cidades brasileiras têm histórias negras pouco contadas. “Há uma tendência de resgate e de conhecer outras narrativas. A experiência é uma oportunidade de conexão com um lado pouco conhecido de Brasília e com outras pessoas também interessadas em cultura negra”, acredita Guilherme Soares Dias, fundador da plataforma.

 

Preço: R$ 140,00

Ingressos: https://www.sympla.com.br

 

Serviço

Brasília Negra na Rota do Afroturismo na Capital Federal

Data: 13 de maio de 2023, Sábado
Horário: Das 9h30min às 13h30min
Ponto de Encontro: Praça Zumbi dos Palmares – SDS – Brasília, DF, 70297-400
Informações: @melevacerrado ou (61) 99644-4383 (Bianca D’Aya)

Mais Atrações na Cidade

Maite Proença 2024 Deboa Brasilia

Maitê Proença em Brasília

A CAIXA Cultural recebe Maitê Proença em “O Pior de Mim”. A peça fica em cartaz nos dias 19, 20 e 21 de abril. Ingressos à venda. Confira!

Cinema ao Ar Livre no CCBB 2024 Deboa Brasília

Cinema ao Ar Livre no CCBB

Nos dias 20 e 21 de abril, terá cinema ao ar livre e gratuito no CCBB, com a mostra “Mulheres Mágicas – A reinvenção da bruxa no cinema”. Confira!

Pagode dos Prazeres_ 2024 Deboa Brasília

Pagode dos Prazeres

Pagode dos Prazeres – Raíz! O melhor evento de pagode está de volta a Brasília. O evento já tem data marcada e acontece no dia 18 de maio. Ingressos à venda!

Temporaneo Brasília_DeBoa Brasília

Programação Temporâneo Brasília

Temporâneo Brasília, confira aqui a programação completa. A temporada do espaço, que inclui bistrôs, lounges e rooftop com vista para o Lago, se encerra em 30/04.

Bruce Dickinso em Brasília 2024 Deboa Brasília

Bruce Dickinso em Brasília

Com show marcado em Brasília, Bruce Dickinson, do Iron Maiden, lança rótulo de vinho. O evento acontece no dia 27 de abril no Ópera Hall. Saiba Mais Aqui!

Roberta Campos 2024 Deboa Brasília

35º Edição do ArteFato

A 35ª Edição do ArteFato recebe Roberta Campos e Vanessa Pinheiro. O evento acontece no Teatro dos Bancários, no dia 18 de abril. Ingressos à venda. Confira!