Brasília entra na rota do Turismo Rural

Villa Triacca Brasília_DeBoa Brasília

Durante muito tempo, o turismo no Distrito Federal foi relacionado à arquitetura, aos monumentos cívicos e à religiosidade. Nos últimos anos, a cidade abraçou o potencial profetizado por Dom Bosco, quando o santo italiano previu a construção de Brasília em uma terra de riqueza inconcebível, e passou a apostar nos recursos naturais criando rotas turísticas rurais, onde a natureza e os recursos dela são protagonistas.

“O turismo rural tem o importante papel de apresentar uma Brasília que vai muito além do turismo cívico, gerando emprego e renda para o segmento. Brasília é cercada por lindas paisagens, muitas cachoeiras e lugares incríveis de fácil acesso, como, por exemplo, as regiões de Planaltina, Sobradinho e do PAD-DF [Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal]. Precisamos mostrar essas outras tantas opções que podem ser visitadas”, afirma o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.

Parte da região administrativa de Sobradinho é localizada entre a Reserva Biológica da Contagem e o Parque Nacional de Brasília. O Núcleo Rural Lago Oeste oferece uma experiência que une natureza, cultura e turismo e que está destacada na Rota Lago Oeste, da Coleção Rotas Brasília, da Secretaria de Turismo (Setur). Entre as diversas propriedades da região é possível vivenciar experiências em trilhas e cachoeiras, além de visitas a cultivos com direito a aproveitar a boa gastronomia regional.

O casal Djeini Aparecida Carvalho e Abimael Carvalho está à frente do Sítio Titara, no km 0 da DF-170, que oferece passeios em dez unidades de cachoeiras, cascatas e quedas d’água, hospedagem e culinária da roça. “Meu marido tem essa propriedade há mais de 25 anos. Quando ele comprou o terreno, não tinha nada. Ele comprou para o lazer da família, mas já tendo uma visão de que poderia ser para o turismo, porque é uma região montanhosa, que você nem pensa que está no Distrito Federal”, lembra Djeini.

O empreendimento começou graças ao sucesso do queijo que era produzido na fazenda. “O queijo passou a ser referência na região e os clientes se interessaram em saber onde era produzido. Daí surgiu a ideia de fazer uma cozinha industrial e eu passei a alugar minha suíte. Depois construímos outros quartos e um bangalô que acomoda até seis pessoas e fomos investindo no turismo”, explica a coproprietária.

Brasília Entra na Rota do Turismo Rural_deboa Brasilia

Hoje, o espaço promove eventos para incentivar a visitação. “Fazemos colônia de férias, dia da pamonha, café rural e tantas outras atividades. Começamos do zero, mas já temos uma clientela muito boa”, revela. O Sitio Titara também investe em parcerias com outras propriedades do Lago Oeste, seja ofertando os produtos locais na alimentação, seja combinando passeios em conjunto pela região. “Me orgulho muito, porque estamos ajudando a divulgar a região. Antes as pessoas só sabiam o que era Lago Norte e Lago Sul, hoje todo mundo já sabe o que é o Lago Oeste”, acrescenta.

Propostas diferenciadas

Na região do Paranoá, o PAD-DF é outra área que tem explorado atividades turísticas a partir da produção rural. É o caso da propriedade comandada por Ronaldo Triacca, a pousada Villa Triacca.

“Na verdade, a minha família é uma das pioneiras. Eles vieram do Sul para cá em 1977. Na época, o intuito do projeto do PAD-DF era produzir alimentos. A região aqui é produtora de grãos e cereais. Mas a nossa área é relativamente pequena para isso e tivemos que otimizar a propriedade. Desde o começo vimos o potencial agroturístico”, conta.

Em 2010, o clã deu os primeiros passos para criar a hospedagem que hoje é reconhecida no roteiro de hotéis de charme do Brasil. “Vimos que era possível e que havia uma demanda por hotel. Eram dois nichos de mercado: o agronegócio e o turismo. De 2011 para cá, a gente vem num processo de crescimento e aprimoramento. Em 2018, ampliamos a pousada e continuamos com melhorias”, afirma Ronaldo Triacca.

A proposta do espaço conta com acomodação, área de lazer, piscina aquecida, pedalinho nos lagos e ainda cinco hectares de vinhedo, onde é feito tour e degustação de rótulos. “Oferecemos uma hospedagem de qualidade, com muita natureza, trilhas, passeio entre os vinheiros e muita tranquilidade. Esse é o nosso propósito e os clientes se espantam por isso existir em Brasília. Hoje a gente pratica não só agroturismo, mas o enoturismo, uma coisa inusitada para Brasília. Produzimos vinhos finos e temos atividades enoturísticas e enogastronômicas”, informa Ronaldo Triacca.

Conseguir iniciar e firmar o negócio foi um desafio. “Esse lado leste da cidade não tinha tradição nenhuma em turismo. Para reconhecer e o público entender, foi um caminho árduo e que tivemos que construir”, lembra. No início do negócio, a família contou com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). “Nos ajudaram muito a planejar e criar um modelo com mais profissionalismo. Foi muito importante nesta caminhada”, avalia.

Fonte: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Confira também

Vinhedo Lacustre: a primeira vinícola urbana da cidade

Você sabia que, aqui em Brasília, a 15 km da rodoviária do Plano Piloto, existe uma vinícola? Sim! No setor de chácaras do Lago Norte, fica o Vinhedo Lacustre, que tem um hectare de parreiras espalhados pelo terreno com vista para o Lago Paranoá.

Confira aqui as informações completas!

Hotéis Fazenda em Brasília

Hotéis Fazenda em Brasília, hospedagem, restaurante rural, day use e muito mais. Conheça os hotéis fazenda incríveis ao redor de Brasília e entorno de Goiás.

Fazendinha Solar Caetano – Lazer rural

Um local onde se pode ter contato com a Natureza, um ambiente rural aconchegante, rústico de fazenda, para lembrarmos a casa da avó.

Confira aqui as informações completas!

Mais Atrações na Cidade

Maite Proença 2024 Deboa Brasilia

Maitê Proença em Brasília

A CAIXA Cultural recebe Maitê Proença em “O Pior de Mim”. A peça fica em cartaz nos dias 19, 20 e 21 de abril. Ingressos à venda. Confira!

Cinema ao Ar Livre no CCBB 2024 Deboa Brasília

Cinema ao Ar Livre no CCBB

Nos dias 20 e 21 de abril, terá cinema ao ar livre e gratuito no CCBB, com a mostra “Mulheres Mágicas – A reinvenção da bruxa no cinema”. Confira!

Pagode dos Prazeres_ 2024 Deboa Brasília

Pagode dos Prazeres

Pagode dos Prazeres – Raíz! O melhor evento de pagode está de volta a Brasília. O evento já tem data marcada e acontece no dia 18 de maio. Ingressos à venda!

Temporaneo Brasília_DeBoa Brasília

Programação Temporâneo Brasília

Temporâneo Brasília, confira aqui a programação completa. A temporada do espaço, que inclui bistrôs, lounges e rooftop com vista para o Lago, se encerra em 30/04.

Bruce Dickinso em Brasília 2024 Deboa Brasília

Bruce Dickinso em Brasília

Com show marcado em Brasília, Bruce Dickinson, do Iron Maiden, lança rótulo de vinho. O evento acontece no dia 27 de abril no Ópera Hall. Saiba Mais Aqui!

Roberta Campos 2024 Deboa Brasília

35º Edição do ArteFato

A 35ª Edição do ArteFato recebe Roberta Campos e Vanessa Pinheiro. O evento acontece no Teatro dos Bancários, no dia 18 de abril. Ingressos à venda. Confira!