7 curiosidades sobre Brasília

7 Curiosidades sobre Brasília_DeBoa Brasília

7 curiosidades sobre Brasília 

Uma série de atrações aguarda turistas e brasilienses para descobrirem o que a capital do país tem de melhor. 

Inaugurada em 1960, Brasília é uma verdadeira obra de arte modernista a céu aberto. A cidade, especificamente o Plano Piloto, é um exemplo da aplicação do urbanismo moderno. O traçado original e a organização em quatro escalas – monumental, residencial, gregária e bucólica -, por si só, fazem de Brasília uma cidade única, conferindo-lhe relevância na milenar história do urbanismo. Somam-se a isso as obras de artistas como Bruno Giorgi, Alfredo Ceschiatti, Athos Bulcão e Burle Marx, entre outros, que igualmente contribuíram para a beleza da capital.

Prédios homogêneos, ruas largas e arborizadas, parques e setores pensados no bem-estar da população e do visitante levam a assinatura dos mestres do urbanismo Lucio Costa e da arquitetura Oscar Niemeyer.

 

7 curiosidades sobre Brasília

 

1 – O Palácio da Alvorada foi o primeiro prédio inaugurado
na cidade.

 

2 – Brasília não tem esquinas, pois é formada por quadras e não por ruas.

 

3 – O Lago Paranoá tem 48 km² de área!

  • Visitação: acesso livre pelo Pontão do Lago Sul, Ermida Dom Bosco, Deck Sul, Calçadão do Lago Norte, Península dos Ministros, Clubes e outros.

 

4 – A Esplanada dos Ministérios é uma das maiores áreas governamentais do mundo. 

  • Endereço: Eixo monumental leste, Brasília
  • Visitação: Livre acesso

 

5 – Brasília tem mais de 80 embaixadas estrangeiras.

 

6 – A ponte JK é um dos cartões-postais mais fotografados da cidade.

Lago Paranoá_FotoTony Oliveira-Agência Brasília_DeBoa Brasília

 

7 – Brasília é Patrimônio Cultural da Humanidade

  • O traçado original e as belas construções idealizadas pela dupla formada pelo urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer fizeram da nova capital da República o primeiro bem moderno inscrito pela UNESCO na Lista do Patrimônio Cultural da Humanidade, em dezembro de 1987. 

 

Saiba mais sobre Brasília aqui!

Mais Atrações na Cidade

XXXVIII Edição do ArteFato_DeBoa Brasilia

XXXVIII Edição do ArteFato

No dia 10 de abril, o Teatro dos Bancários de Brasília recebe a XXXVIII Edição do ArteFato, com Fauzi Beydoun e The Soul Vibe. Confira mais aqui!

Brasília Photo Show_DeBoa Brasilia

Brasília Photo Show

Até o dia 31 de maio, Brasília recebe gratuitamente workshops, exposições e palestras promovidas pelo maior festival de fotografia das América Latina. Confira!

Linkin Park em Brasília_DeBoa Brasilia

Linkin Park em Brasília

No dia 11 de novembro, Brasília recebe Linkin Park com a turnê mundial From Zero World Tour, na Arena BRB Mané Garrincha. Saiba mais aqui!

Comedy Town - Estreia Softown_DeBoa Brasilia

Comedy Town – Estreia Softown

No dia 3 de abril, a Softown, no Sof Sul, está estreando como palco de standup comedy com o evento gratuito Comedy Town. Saiba mais aqui!

Underbass Dubai Brasília 2025_DeBoa Brasília

Underbass Dubai

A renomada Electronic Music Label dos Emirados Árabes Unidos, Underbass Dubai, aterrissa em Brasília, em 04 de abril, no Contexto. Garanta aqui seu ingresso!

Mega Drift 2025_DeBoa Brasilia

Mega Drift 2025

Nos dias 17 e 18 de maio, acontece Mega Drift 2025 no Parque da Cidade. Ingressos já estão à venda para o maior evento de drift do Centro-Oeste. Confira aqui!

Festival RPB 2025_DeBoa Brasilia

Festival RPB 2025

No dia 10 de maio, Brasília recebe o Festival RPB com amor, rock e muita energia, no Estacionamento Arena BRB. Confira mais aqui!