Reinauguração do Autódromo de Brasília: Governador Ibaneis Rocha anuncia gratuidade do transporte público no dia 29 de novembro

Transporte público gratuito em Brasília_DeBoa Brasília
  • Home
  • Notícias
  • Reinauguração do Autódromo de Brasília: Governador Ibaneis Rocha anuncia gratuidade do transporte público no dia 29 de novembro

Reinauguração do Autódromo de Brasília: Governador Ibaneis Rocha anuncia gratuidade do transporte público no dia 29 de novembro 

O governador Ibaneis Rocha anunciou, na última quinta-feira (30), durante visita às obras do Autódromo Internacional de Brasília, a extensão do programa Vai de Graça para o sábado, 29 de novembro, data que integra a programação especial de reinauguração do complexo. O objetivo é garantir transporte público gratuito aos brasilienses que quiserem acompanhar o retorno das competições automobilísticas ao circuito da capital após mais de uma década fechado, com a realização da penúltima etapa da Stock Car 2025.

“Nós vamos fazer um grande show para a população aqui do Distrito Federal. Teremos ingressos que serão distribuídos de forma gratuita para que toda a população que queira acessar tenha condições de estar aqui no sábado e no domingo. Para isso, vou liberar o Vai de Graça para que a população venha assistir”, garantiu o chefe do Executivo. A expectativa é receber 50 mil pessoas nos dias 29 e 30 de novembro.

Com a ampliação excepcional do benefício — que normalmente é válido apenas aos domingos e feriados —, o Governo do Distrito Federal (GDF) busca facilitar o acesso do público ao evento e reduzir o fluxo de veículos na região, que terá o trânsito modificado em função do evento. A medida reforça ainda o compromisso em devolver o Autódromo de Brasília com uma celebração popular e acessível, já que os 50 mil ingressos disponíveis serão disponibilizados gratuitamente pelo Banco de Brasília (BRB).

A programação de reabertura começa na quinta-feira (27), quando carros da Stock Car desfilarão pelas ruas da capital. Na sexta-feira (28), estudantes da rede pública serão os primeiros a visitar o autódromo em uma ação educativa. No sábado (29), ocorrem os treinos oficiais e a corrida sprint, uma disputa curta que soma pontos extras para o campeonato. Já no domingo (30), considerado o dia oficial da reinauguração, além da prova principal com mais de 20 carros da modalidade, o público poderá curtir um show de Bell Marques, encerrando o fim de semana de celebração.

Reforma

Dividida em três etapas e com investimento de R$ 60 milhões, a reforma do Autódromo de Brasília inclui a modernização do traçado — permitindo corridas de diferentes categorias —, substituição do pavimento e construção das áreas de escape. Todo o trabalho mantém a característica original e adiciona melhorias como espaço para arquibancadas temporárias, além de drenagem e segurança. São 5.384 metros de extensão, com 16 curvas — sendo nove à direita e sete à esquerda — e três retas principais, a maior com 803 metros, a de largada com 614 metros e a reta oposta com 502 metros.

Sucesso do Vai de Graça

O impacto no transporte tem sido expressivo e colabora para os números apontados pela pesquisa. Antes da medida, a média de acessos aos domingos no transporte público era de 270 mil passageiros; hoje, a marca chega a 460 mil — um crescimento de 70%, segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF). No total, já são mais de 24,05 milhões de viagens gratuitas registradas até 26 de setembro, considerando domingos, feriados e datas especiais em que o benefício foi ampliado.

Apenas no mês de março, com nove dias de gratuidade durante o carnaval, foram quase 5 milhões de acessos, recorde do programa. A demanda se estabilizou em cerca de 2 milhões de acessos por mês, com exceções em datas de grande mobilização popular, como no fim de agosto, quando um evento religioso levou o volume mensal para mais de 3 milhões de viagens sem tarifa.

As datas comemorativas têm mostrado a potência do programa. O maior movimento ocorreu na quinta-feira da Semana Santa (17/4), quando 1,25 milhão de pessoas circularam gratuitamente no transporte público. Também se destacaram a segunda-feira de carnaval (3/3), com 770 mil acessos, e a véspera da Independência (6/9), com 748 mil viagens.

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Paulo Soares

Fonte: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Post publicado em 03/11/2025

Mais Atrações na Cidade

Salton aposta nos espumantes para os principais camarotes do Carnaval 2026_DeBoa Brasília
Novidades

Salton aposta nos espumantes para os principais camarotes do Carnaval 2026

Noru apresenta carta especial de drinks e saquês_DeBoa Brasília
Gastronomia

Noru apresenta carta especial de drinks e saquês

Mané Mercado Águas Claras apresenta menus para a Restaurant Week_DeBoa Brasília
Gastronomia

Mané Mercado Águas Claras apresenta menus para a Restaurant Week

Mané Mercado Brasília marca presença na Restaurant Week_DeBoa Brasília
Gastronomia

Mané Mercado Brasília marca presença na Restaurant Week

Gurumê celebra a Itália durante a 33ª Brasília Restaurant Week_DeBoa Brasília
Gastronomia

Gurumê celebra a Itália durante a 33ª Brasília Restaurant Week

Juscelino Bar e Restaurante apresenta menu para a 33ª Brasília Restaurant Week_DeBoa Brasília
Gastronomia

Juscelino Bar e Restaurante apresenta menu para a 33ª Brasília Restaurant Week

Rio Brasa oferece rodízio com brinde especial_DeBoa Brasília
Gastronomia

Rio Brasa oferece rodízio com brinde especial

Turismo

5 destinos próximos de Brasília para conhecer de carro

Pipa Drinks_a bebida do carnaval em Brasília_DeBoa Brasília
Dica DeBoa

Pipa Drinks chega às ruas como forte candidato a bebida oficial da folia brasiliense

Prelúdio do Festival da Primavera O Mundo Assiste Junto À Noite de Gala do China Media Group_DeBoa Brasília
Notícias

O evento Prelúdio do Festival da Primavera: O Mundo Assiste Junto À Noite de Gala do China Media Group, iluminará o Museu Nacional do Brasil

Volume de passagens aéreas internacionais para a Bahia no Carnaval é mais que o dobro da média nacional
Carnaval de Salvador

Volume de passagens aéreas internacionais para a Bahia no Carnaval é mais que o dobro da média nacional

Melhor Segunda-feira do Mundo e Pipoco provocam mudanças no trânsito da Barra e Ondina_Foto_Jefferson-Peixoto_Secom
Carnaval de Salvador

Melhor Segunda-feira do Mundo e Pipoco provocam mudanças no trânsito da Barra e Ondina

Fuzuê anima o pré-Carnaval de Salvador neste domingo (8)_Foto-Bruno-Concha_Secom_Pms
Carnaval de Salvador

Com fanfarras e grupos culturais, Fuzuê anima o pré-Carnaval de Salvador neste domingo (8)

Furdunço abre o pré-Carnaval de Salvador_Foto AlfredoFilho-Secom-PMS
Carnaval de Salvador

Furdunço abre o pré-Carnaval de Salvador neste sábado (7) com 57 atrações no Circuito Orlando Tapajós

Confira cervejarias artesanais para conhecer em Brasília_DeBoa Brasília
Gastronomia

Confira cervejarias artesanais para conhecer em Brasília

Joyful Village Brasília_DeBoa Brasília
Dica DeBoa

Joyful Village desenvolve educação bilíngue com foco emocional em Brasília

Ambulantes do Circuito Barra-Ondina começam a receber kits e cartão de transporte gratuito para o Carnaval
Carnaval de Salvador

Ambulantes do Circuito Barra-Ondina começam a receber kits e cartão de transporte gratuito para o Carnaval

Prefeitura de Salvador promove reunião técnica para orientar food trucks sobre manipulação segura de alimentos no Carnaval
Carnaval de Salvador

Prefeitura de Salvador promove reunião técnica para orientar food trucks sobre manipulação segura de alimentos no Carnaval

Carnaval da Birosca_DeBoa Brasilia

Carnaval da Birosca

Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, o Carnaval da Birosca transforma o Conic em polo da folia com programação diversa e after dos blocos. Confira mais aqui!

Galinho de Brasília 2026_DeBoa Brasilia

Galinho de Brasília 2026

Tradição na capital, bloco leva frevo, cortejo e programação infantil gratuita para o estacionamento da Matriz da Caixa no dia 16 de fevereiro. Saiba mais aqui!

Bloco Concentra Mas Não Sai_DeBoa Brasilia

Bloco Concentra Mas Não Sai

Nos dias 14 e 16 de fevereiro, Bloco Concentra Mas Não Sai agita o Carnaval de Brasília, no Estacionamento em frente ao Minas Brasília Tênis Clube. Saiba mais!

Bloco Sorriso da Rua_DeBoa Brasilia

Bloco Sorriso da Rua

No dia 14 de fevereiro, Bloco Sorriso da Rua estreia no Carnaval 2026 com programação infantil, sustentável e acessível em Sobradinho. Saiba mais aqui!

Sesc Folia 2026_DeBoa Brasilia

Sesc Folia 2026

Carnaval vai agitar as unidades do Sesc-DF com programação gratuita nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Confira toda a programação aqui!

Bloco Charrete na Vila Planalto_DeBoa Brasilia

Bloco Charrete na Vila Planalto

No dia 15 de fevereiro, Bloco Charrete celebra a cultura popular e movimenta o Carnaval da Vila Planalto no DF Folia 2026. Confira mais aqui!

Baby Doll Beira Lago_DeBoa Brasilia

Baby Doll Beira Lago

No dia 14 de fevereiro, acontece o Baby Doll Beira Lago no Carnaval da Estação em Brasília. Saiba mais aqui!

Plataforma Carnaval Monumental_DeBoa Brasilia

Plataforma Carnaval Monumental

De 14 a 17 de fevereiro, a Plataforma Carnaval Monumental leva 6 blocos para o Museu Nacional, com programação gratuita. Confira a programação completa aqui!

Carnaval no Bali Park_DeBoa Brasilia

Carnaval no Bali Park

Carnaval no Bali Park: Bali Folia de 14 a 17 de fevereiro na maior praia artificial da América do Sul com experiência de lazer, música e bem-estar. Saiba mais!