População ganhará reforço de 120 ônibus para o desfile do 7 de Setembro

Carnaval no DF terá transporte público de graça e programação especial de ônibus_DeBoa Brasília_Foto Agência Brasília
  • Home
  • Notícias
  • População ganhará reforço de 120 ônibus para o desfile do 7 de Setembro

População ganhará reforço de 120 ônibus para o desfile do 7 de Setembro 

Devido ao desfile do 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF) autorizou o reforço de 120 ônibus a mais para a Rodoviária do Plano Piloto. As viagens extras ocorrerão a partir das 6h, sentido Plano Piloto, e das 10h às 13h, para as regiões administrativas.

Serão mais 20 ônibus da Piracicabana, 30 da Pioneira, 30 da Urbi, 20 da Marechal e mais 20 da São José. O Metrô vai funcionar das 6h às 19h no feriado da Independência.

Os passageiros podem conferir os horários das viagens dos ônibus por meio do site: dfnoponto.semob.df.gov.br

 

Transporte público terá Vai de Graça também neste sábado (06/09) 

Neste fim de semana dedicado às comemorações da Independência do Brasil, o programa Vai de Graça vai valer para o sábado (6) e domingo (7), sem cobrança de tarifa aos passageiros do transporte público coletivo do DF. A determinação do governador Ibaneis Rocha, por meio do Decreto nº 47.662/2025, foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), nesta quinta-feira (4).

O Vai de Graça completou seis meses em agosto, somando 37 dias de benefício para os passageiros de ônibus e metrô do DF. Pelo programa, o transporte público coletivo opera sem cobrança de tarifa aos domingos e feriados. Em ocasiões especiais, como Carnaval, Semana Santa e outros feriados, o benefício tem sido estendido por meio de Decreto do GDF. Ao todo, o programa já registrou 19.265.775 acessos de graça nos coletivos da capital.

De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, o movimento de passageiros no fim de semana aumentou cerca de 70% após a implantação do programa. “O sistema registrava cerca de 270 mil acessos aos domingos, subindo para a média de 460 mil viagens com o Vai de Graça. Fizemos alguns ajustes, criamos linhas e mais horários para atender aos passageiros, mas a demanda se estabilizou. E nos dias em que há eventos abertos à participação popular com previsão de aumento da demanda, como o desfile de 7 de Setembro, nós determinamos o reforço da frota para atender a população em seus deslocamentos”, explicou o secretário.

Neste sábado, sem cobrança de tarifa, os ônibus do transporte público do DF vão circular normalmente nos horários da tabela de sábado. No feriado de 7 de Setembro, além dos horários normais da tabela de domingo, haverá reforço de 134 veículos para realizar viagens extras entre as regiões administrativas e o Plano Piloto. O reforço será no período entre as 7h e as 13h, destinado a atender principalmente o público que vai assistir ao desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios.

 

*Com informações Semob-DF

Por Agência Brasília | Edição: Igor Silveira

Fonte: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Post publicado em 05/09/2025

Mais Atrações na Cidade

Salton aposta nos espumantes para os principais camarotes do Carnaval 2026_DeBoa Brasília
Novidades

Salton aposta nos espumantes para os principais camarotes do Carnaval 2026

Noru apresenta carta especial de drinks e saquês_DeBoa Brasília
Gastronomia

Noru apresenta carta especial de drinks e saquês

Mané Mercado Águas Claras apresenta menus para a Restaurant Week_DeBoa Brasília
Gastronomia

Mané Mercado Águas Claras apresenta menus para a Restaurant Week

Mané Mercado Brasília marca presença na Restaurant Week_DeBoa Brasília
Gastronomia

Mané Mercado Brasília marca presença na Restaurant Week

Gurumê celebra a Itália durante a 33ª Brasília Restaurant Week_DeBoa Brasília
Gastronomia

Gurumê celebra a Itália durante a 33ª Brasília Restaurant Week

Juscelino Bar e Restaurante apresenta menu para a 33ª Brasília Restaurant Week_DeBoa Brasília
Gastronomia

Juscelino Bar e Restaurante apresenta menu para a 33ª Brasília Restaurant Week

Rio Brasa oferece rodízio com brinde especial_DeBoa Brasília
Gastronomia

Rio Brasa oferece rodízio com brinde especial

Turismo

5 destinos próximos de Brasília para conhecer de carro

Pipa Drinks_a bebida do carnaval em Brasília_DeBoa Brasília
Dica DeBoa

Pipa Drinks chega às ruas como forte candidato a bebida oficial da folia brasiliense

Prelúdio do Festival da Primavera O Mundo Assiste Junto À Noite de Gala do China Media Group_DeBoa Brasília
Notícias

O evento Prelúdio do Festival da Primavera: O Mundo Assiste Junto À Noite de Gala do China Media Group, iluminará o Museu Nacional do Brasil

Volume de passagens aéreas internacionais para a Bahia no Carnaval é mais que o dobro da média nacional
Carnaval de Salvador

Volume de passagens aéreas internacionais para a Bahia no Carnaval é mais que o dobro da média nacional

Melhor Segunda-feira do Mundo e Pipoco provocam mudanças no trânsito da Barra e Ondina_Foto_Jefferson-Peixoto_Secom
Carnaval de Salvador

Melhor Segunda-feira do Mundo e Pipoco provocam mudanças no trânsito da Barra e Ondina

Fuzuê anima o pré-Carnaval de Salvador neste domingo (8)_Foto-Bruno-Concha_Secom_Pms
Carnaval de Salvador

Com fanfarras e grupos culturais, Fuzuê anima o pré-Carnaval de Salvador neste domingo (8)

Furdunço abre o pré-Carnaval de Salvador_Foto AlfredoFilho-Secom-PMS
Carnaval de Salvador

Furdunço abre o pré-Carnaval de Salvador neste sábado (7) com 57 atrações no Circuito Orlando Tapajós

Confira cervejarias artesanais para conhecer em Brasília_DeBoa Brasília
Gastronomia

Confira cervejarias artesanais para conhecer em Brasília

Joyful Village Brasília_DeBoa Brasília
Dica DeBoa

Joyful Village desenvolve educação bilíngue com foco emocional em Brasília

Ambulantes do Circuito Barra-Ondina começam a receber kits e cartão de transporte gratuito para o Carnaval
Carnaval de Salvador

Ambulantes do Circuito Barra-Ondina começam a receber kits e cartão de transporte gratuito para o Carnaval

Prefeitura de Salvador promove reunião técnica para orientar food trucks sobre manipulação segura de alimentos no Carnaval
Carnaval de Salvador

Prefeitura de Salvador promove reunião técnica para orientar food trucks sobre manipulação segura de alimentos no Carnaval

Plataforma Carnaval Monumental_DeBoa Brasilia

Bloco das Montadas

Bloco das Montadas traz Gretchen e Lia Clark no domingo de carnaval, dia 15 de fevereiro, em Brasília. Saiba mais aqui!

Bloco Só Contatinho_DeBoa Brasilia

Bloco Só Contatinho

No dia 16 de fevereiro, Bloco Só Contatinho chega para animar o Carnaval do Cruzeiro. Saiba mais aqui!

Carnaval da Birosca_DeBoa Brasilia

Carnaval da Birosca

Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, o Carnaval da Birosca transforma o Conic em polo da folia com programação diversa e after dos blocos. Confira mais aqui!

Galinho de Brasília 2026_DeBoa Brasilia

Galinho de Brasília 2026

Tradição na capital, bloco leva frevo, cortejo e programação infantil gratuita para o estacionamento da Matriz da Caixa no dia 16 de fevereiro. Saiba mais aqui!

Bloco Concentra Mas Não Sai_DeBoa Brasilia

Bloco Concentra Mas Não Sai

Nos dias 14 e 16 de fevereiro, Bloco Concentra Mas Não Sai agita o Carnaval de Brasília, no Estacionamento em frente ao Minas Brasília Tênis Clube. Saiba mais!

Bloco Sorriso da Rua_DeBoa Brasilia

Bloco Sorriso da Rua

No dia 14 de fevereiro, Bloco Sorriso da Rua estreia no Carnaval 2026 com programação infantil, sustentável e acessível em Sobradinho. Saiba mais aqui!

Sesc Folia 2026_DeBoa Brasilia

Sesc Folia 2026

Carnaval vai agitar as unidades do Sesc-DF com programação gratuita nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Confira toda a programação aqui!

Bloco Charrete na Vila Planalto_DeBoa Brasilia

Bloco Charrete na Vila Planalto

No dia 15 de fevereiro, Bloco Charrete celebra a cultura popular e movimenta o Carnaval da Vila Planalto no DF Folia 2026. Confira mais aqui!