Fim de semana tem muitas atividades gratuitas com shows, literatura e arte em todo o DF

Calango Careta Agenda DeBoa Brasília
  • Home
  • Notícias
  • Fim de semana tem muitas atividades gratuitas com shows, literatura e arte em todo o DF

Fim de semana tem muitas atividades gratuitas com shows, literatura e arte em todo o DF 

O fim de semana no Distrito Federal promete opções de lazer para todos os gostos e idades. Entre as atrações estão um festival musical, exposições e um projeto literário voltado para a criançada. Para quem prefere curtir o conforto de casa, a dica é a estreia da Rádio Criolina, que vai ao ar neste sábado (31), às 21h, pela Rádio Câmara FM (96.9 MHz), e por mais de 1.400 emissoras parceiras espalhadas pelo país. 

 

Rádio Criolina

Realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), a temporada de 2025 da Rádio Criolina apresenta um formato inédito que, além da seleção musical focada na música brasileira contemporânea, conta com entrevistas e recomendações de artistas do DF. Também serão produzidos 16 programas especiais atravessando a história da capital brasileira com rock, reggae, rap, MPB e música instrumental.

Aos sábados, às 21h, na Rádio Câmara FM (96.9 MHz). Ouça também pelo site.

 

Toca Literária do Cerrado

Atração para o público infantil está garantido pela 3ª edição do projeto Toca Literária do Cerrado, realizado com recursos do FAC-DF. Gratuito e aberto ao público, principalmente para estudantes do ensino fundamental da rede pública, o Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, vai promover, desta sexta-feira (30) a 8 de junho, uma experiência artístico-ambiental, com atividades que despertam o cuidado com o planeta, a valorização do Cerrado e a importância da sustentabilidade.

O espaço montado especialmente para o projeto conta com uma geodésica de bambu, uma estrutura feita com material de bioconstrução, decorada com elementos da fauna e flora do Cerrado, e muitos livros literários e informativos sobre biodiversidade. O cenário lúdico será o ponto de encontro para rodas de leitura, oficinas, vivências e passeios guiados que integram arte, literatura, educação ambiental e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Mais informações: 

Data: até 8 de junho
Local: Parque Ecológico Saburo Onoyama – St. C Sul Qsd Ae Qsc 26, 10 – Taguatinga
Entrada gratuita
Inscrições: tocaliteriadocerrado@gmail.com

 

2ª edição do Festival Quebradas

Para quem quer curtir uma programação cheia de representatividade, o Festival Quebradas chega em Planaltina neste sábado (31) com atrações que celebram a cultura das periferias. O evento contará com circuito de ciências, o lançamento do livro Do rascunho à Obra: a Quebrada que Lê Também Escreve, batalhas de rimas, shows e performances de artistas locais e nacionais que carregam a alma e a potência cultural das periferias.

Além disso, o festival terá intervenções poéticas e de grafite, discotecagem, e uma Feira de Quebrada com a presença de empreendedores locais que apresentarão produtos únicos, ideias inovadoras e muita troca. Com o apoio da Secec-DF, o evento mostra que a cultura é a chave para transformar realidades e fortalecer o sentimento de comunidade. 

Mais informações:

Data: 30 de maio
Horário: às 14h
Local: Faculdade UnB de Planaltina (das 14h às 18h) e no Bar do Carlinhos – Parque de Exposições de Planaltina (das 19h às 23h)
Entrada gratuita

 

4ª edição da Mostra Cultura Candanga

Nos dias 31 de maio e 1º de junho, a Feira da Torre de TV vai ferver com a quarta edição da Mostra Cultura Candanga. Com uma programação totalmente gratuita, o evento celebra as raízes culturais do DF e de outras regiões do país, com ritmos, cores e tradições populares em um só lugar. A mostra é realizada pela Associação Cultura Candanga e pelo grupo cultural Pé de Cerrado, com recursos do FAC-DF.

No palco, entre os artistas da casa, além dos anfitriões do Pé de Cerrado, se apresentam Baque Folha, Coco dos Encantados, com participação especial de Nãnan, Orquestra Alada Trovão da Mata, Sambadeiras de Roda, Calango Careta e a Quadrilha Junina Si Bobiá a Gente Pimba.

Mais informações:

Data: 31 de maio e 1º de junho
Horário: 16h
Local: Feira da Torre de TV
Entrada gratuita 

 

Vai de Graça

Quer aproveitar as atrações do fim de semana? O Vai de Graça, benefício do Governo do Distrito Federal (GDF), permite a gratuidade nos ônibus e metrô aos domingos e feriados para milhares de pessoas. Os passageiros podem utilizar Cartão Mobilidade, Vale-Transporte, PcD, Idoso ou Passe Livre Estudantil para a liberação automática da catraca.

Para quem não tem nenhuma das opções, pode utilizar cartões de crédito e débito, sem qualquer cobrança. Cobradores e fiscais estão orientados a auxiliar os passageiros nos ônibus e nas estações de metrô.

Por Karol Ribeiro, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

Fonte: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Post publicado em 31/05/2025

Mais Atrações na Cidade

Salton aposta nos espumantes para os principais camarotes do Carnaval 2026_DeBoa Brasília
Novidades

Salton aposta nos espumantes para os principais camarotes do Carnaval 2026

Noru apresenta carta especial de drinks e saquês_DeBoa Brasília
Gastronomia

Noru apresenta carta especial de drinks e saquês

Mané Mercado Águas Claras apresenta menus para a Restaurant Week_DeBoa Brasília
Gastronomia

Mané Mercado Águas Claras apresenta menus para a Restaurant Week

Mané Mercado Brasília marca presença na Restaurant Week_DeBoa Brasília
Gastronomia

Mané Mercado Brasília marca presença na Restaurant Week

Gurumê celebra a Itália durante a 33ª Brasília Restaurant Week_DeBoa Brasília
Gastronomia

Gurumê celebra a Itália durante a 33ª Brasília Restaurant Week

Juscelino Bar e Restaurante apresenta menu para a 33ª Brasília Restaurant Week_DeBoa Brasília
Gastronomia

Juscelino Bar e Restaurante apresenta menu para a 33ª Brasília Restaurant Week

Rio Brasa oferece rodízio com brinde especial_DeBoa Brasília
Gastronomia

Rio Brasa oferece rodízio com brinde especial

Turismo

5 destinos próximos de Brasília para conhecer de carro

Pipa Drinks_a bebida do carnaval em Brasília_DeBoa Brasília
Dica DeBoa

Pipa Drinks chega às ruas como forte candidato a bebida oficial da folia brasiliense

Prelúdio do Festival da Primavera O Mundo Assiste Junto À Noite de Gala do China Media Group_DeBoa Brasília
Notícias

O evento Prelúdio do Festival da Primavera: O Mundo Assiste Junto À Noite de Gala do China Media Group, iluminará o Museu Nacional do Brasil

Volume de passagens aéreas internacionais para a Bahia no Carnaval é mais que o dobro da média nacional
Carnaval de Salvador

Volume de passagens aéreas internacionais para a Bahia no Carnaval é mais que o dobro da média nacional

Melhor Segunda-feira do Mundo e Pipoco provocam mudanças no trânsito da Barra e Ondina_Foto_Jefferson-Peixoto_Secom
Carnaval de Salvador

Melhor Segunda-feira do Mundo e Pipoco provocam mudanças no trânsito da Barra e Ondina

Fuzuê anima o pré-Carnaval de Salvador neste domingo (8)_Foto-Bruno-Concha_Secom_Pms
Carnaval de Salvador

Com fanfarras e grupos culturais, Fuzuê anima o pré-Carnaval de Salvador neste domingo (8)

Furdunço abre o pré-Carnaval de Salvador_Foto AlfredoFilho-Secom-PMS
Carnaval de Salvador

Furdunço abre o pré-Carnaval de Salvador neste sábado (7) com 57 atrações no Circuito Orlando Tapajós

Confira cervejarias artesanais para conhecer em Brasília_DeBoa Brasília
Gastronomia

Confira cervejarias artesanais para conhecer em Brasília

Joyful Village Brasília_DeBoa Brasília
Dica DeBoa

Joyful Village desenvolve educação bilíngue com foco emocional em Brasília

Ambulantes do Circuito Barra-Ondina começam a receber kits e cartão de transporte gratuito para o Carnaval
Carnaval de Salvador

Ambulantes do Circuito Barra-Ondina começam a receber kits e cartão de transporte gratuito para o Carnaval

Prefeitura de Salvador promove reunião técnica para orientar food trucks sobre manipulação segura de alimentos no Carnaval
Carnaval de Salvador

Prefeitura de Salvador promove reunião técnica para orientar food trucks sobre manipulação segura de alimentos no Carnaval

Bloco das Montadas_DeBoa Brasilia

Bloco das Montadas

Bloco das Montadas traz Gretchen e Lia Clark no domingo de carnaval, dia 15 de fevereiro, em Brasília. Saiba mais aqui!

Bloco Só Contatinho_DeBoa Brasilia

Bloco Só Contatinho

No dia 16 de fevereiro, Bloco Só Contatinho chega para animar o Carnaval do Cruzeiro. Saiba mais aqui!

Carnaval da Birosca_DeBoa Brasilia

Carnaval da Birosca

Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, o Carnaval da Birosca transforma o Conic em polo da folia com programação diversa e after dos blocos. Confira mais aqui!

Galinho de Brasília 2026_DeBoa Brasilia

Galinho de Brasília 2026

Tradição na capital, bloco leva frevo, cortejo e programação infantil gratuita para o estacionamento da Matriz da Caixa no dia 16 de fevereiro. Saiba mais aqui!

Bloco Concentra Mas Não Sai_DeBoa Brasilia

Bloco Concentra Mas Não Sai

Nos dias 14 e 16 de fevereiro, Bloco Concentra Mas Não Sai agita o Carnaval de Brasília, no Estacionamento em frente ao Minas Brasília Tênis Clube. Saiba mais!

Bloco Sorriso da Rua_DeBoa Brasilia

Bloco Sorriso da Rua

No dia 14 de fevereiro, Bloco Sorriso da Rua estreia no Carnaval 2026 com programação infantil, sustentável e acessível em Sobradinho. Saiba mais aqui!

Sesc Folia 2026_DeBoa Brasilia

Sesc Folia 2026

Carnaval vai agitar as unidades do Sesc-DF com programação gratuita nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Confira toda a programação aqui!