Festival Multicultural de Cinema chega à terceira edição em Sobradinho com recursos do FAC

Femucine 2025_DeBoa Brasília
  • Home
  • Notícias
  • Festival Multicultural de Cinema chega à terceira edição em Sobradinho com recursos do FAC

Festival Multicultural de Cinema chega à terceira edição em Sobradinho com recursos do FAC 

A cidade de Sobradinho vai respirar cultura entre os dias 19 e 22 de março. É que a região administrativa será palco da terceira edição do Festival Multicultural de Cinema – Femucine. Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) no Teatro de Sobradinho, o evento inclui na programação gratuita mostra competitiva de curta-metragens, exibição de produções infantis e inclusivas e videoclipes, feira de artesanato, exposição de arte visual e atrações musicais.

Este ano, o tema “Mitakuye Oyasin – Por todas as nossas relações”, que se inspira na sabedoria indígena Lakota, propõe uma reflexão sobre a conexão das relações interpessoais e com o meio ambiente. “Todos os filmes das mostras da competitiva, da infantil e da inclusiva foram escolhidos baseados neste tema. Então eles abordam as relações interpessoais, familiares, de amizade. No caso da infantil, focamos na relação com o meio ambiente, na conscientização e na preservação”, explica a diretora do Festival Multicultural de Cinema, Janaína Montalvão.

A mostra principal é composta por 16 filmes selecionados entre os mais de 300 inscritos. Já a mostra infantil e a inclusiva contam com quatro produções. Para o público de pessoas com deficiência (PcDs), a experiência será diferenciada, com sessão à meia-luz, som adaptado e monitores. Além disso, a programação tem ainda a mostra com 10 videoclipes de artistas locais, como o rapper Japão, o grupo Viela 17 e a cantora de MPB Priscila Lima.

Alunos da rede pública participarão das sessões infantis e inclusivas na quinta-feira (20) e na sexta-feira (21). Serão quatro escolas classe de Sobradinho e Sobradinho II, além de turmas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

“A formação de público é vital para o cinema. Não seria possível levar os alunos da rede pública sem o FAC, porque não teríamos verba de transporte e nem de alimentação. Esse recurso é reconhecimento aos idealizadores, aos organizadores, aos artistas e uma forma de incentivar a cadeia produtiva do cinema, tanto para quem consome, quanto para quem produz, porque o cinema nacional independente ainda não tem público espontâneo no Brasil”, avalia Janaína. 

Paralelamente às mostras, o Femucine terá todos os dias atrações musicais encerrando a programação, além das feiras e exposições. A mostra de artes visuais presta uma homenagem ao artista de Sobradinho Tom Mello, que terá obras expostas no foyer do Teatro de Sobradinho. O festival também fará um tributo ao fundador do Boi de Seu Teodoro, o maranhense Teodoro Freire.

No dia do encerramento do festival e do anúncio dos premiados, será exibido um documentário sobre a vida do mestre de autoria de William Alves, além da entrega de um troféu simbólico. No mesmo dia, o público terá a oportunidade de conferir a reprises dos filmes vencedores: melhor júri técnico, melhor júri popular e duas menções honrosas. 

 

Programação 3ª edição Femucine 

 

19/3 (quarta-feira):

  • 19h: Cerimônia de abertura
  • 20h: Mostra Competitiva: Maputo; Fossilização; Sagrada Travesti do Evangelho; Tudo que Importa; e Deixa
  • 21h30: Show com Banda Micélia 

 

20/3 (quinta-feira)

  • 9h30: Mostra Infantil
  • 20h: Mostra Competitiva: S2 AB; Águas; Firmina; Pé de Chinelo; Nem Tudo São Rosas; e KM 100
  • 21h30: Show com Gabriel Werta

 

21/3 (sexta-feira):

  • 9h30: Mostra Infantil
  • 14h: Mostra Inclusiva
  • 20h: Mostra Competitiva: Os Donos do Segredo; Pupá; Pedagogias da Navalha; Sertão 2138; e Javyju — Bom dia
  • 21h30: Show com Jope Chaves

 

22/3 (sábado):

  • 14h: Mostra de videoclipes
  • 19h: Mostra Homenagem
  • 20h: Cerimônia de premiação
  • 21h30: Show com 3 de Kopas Banda.

 

Site Oficial: FEMUCINE.COM.BR
Redes sociais: @femucine

 

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

Fonte: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2025/03/16/festival-multicultural-de-cinema-chega-a-terceira-edicao-em-sobradinho-com-recursos-do-fac/

Post publicado em 18/03/2025

Mais Atrações na Cidade

feriados e pontos facultativos no GDF em 2026_DeBoa Brasília
Notícias

Definido o calendário 2026 de feriados e pontos facultativos no GDF

Kits Vinho SA para o Réveillon_DeBoa Brasília
Dica DeBoa

Vinhos S.A. lança kits especiais para brindar o Réveillon

Réveillon na Esplanada dos Ministérios 2026
Notícias

Esplanada terá bloqueios, revista pessoal e reforço policial para a festa de virada do ano

Nosso Natal Brasília 2025_Foto Tony Oliveira_DeBoa Brasília
Notícias

Programação do Nosso Natal 2025 continua até 4 de janeiro

Jardim Botanico_Foto Lucio Bernardo Jr_DeBoa Brasília
Notícias

Jardim Botânico de Brasília encerra 2025 com recorde de visitação e avanços na conservação do Cerrado

Passagem de ano na Prainha dos Orixás terá 30 vagas de ambulantes_DeBoa Brasília
Notícias

Passagem de ano na Prainha dos Orixás terá 30 vagas de ambulantes

Turismo

Parque Nacional Água Mineral de Brasília

réveillon oficial de Brasília 2026_DeBoa Brasília
Notícias

Celebra DF 2026 marca o réveillon oficial de Brasília

9 restaurantes do Pontão do Lago Sul oferecem programação musical e gastronomia para o Réveillon_DeBoa Brasília
Gastronomia

9 restaurantes do Pontão do Lago Sul oferecem programação musical e gastronomia para o Réveillon

Empório Boechat traz cardápio especial para as ceias de Natal e Réveillon_DeBoa Brasília
Gastronomia

Empório Boechat traz cardápio especial para as ceias de Natal e Réveillon

Restaurante Universal_DeBoa Brasília
Gastronomia

Restaurante Universal anuncia parceria com a Brasal e celebra com exclusividade experiência dedicada ao Negroni

Leis de Biodiversidade Estão Bloqueando a Ciência Necessária para Proteger a Natureza e Alimentar o Mundo_DeBoa Brasília
Ciência

Como as Leis de Biodiversidade Estão Bloqueando a Ciência Necessária para Proteger a Natureza e Alimentar o Mundo

New Mercadito oferece menus especiais para confraternizações de fim de ano_DeBoa Brasília
Gastronomia

New Mercadito oferece menus especiais para confraternizações de fim de ano

Brasília Shopping tem Compre e Ganhe de Natal com panettone e sorteio de BYD_DeBoa Brasília
Dica DeBoa

Brasília Shopping tem Compre e Ganhe de Natal com panettone e sorteio de BYD

Certificado Internacional de Vacinação_DeBoa Brasília
Notícias

Saiba como obter o Certificado Internacional de Vacinação para viagens internacionais

Nosso Natal Brasília 2025 investe 15 milhões_DeBoa Brasília
Notícias

Investimento de R$ 15 milhões no Nosso Natal 2025 deve gerar retorno de R$ 45 milhões para o DF

Nosso Natal Brasília 2025_DeBoa Brasília
Notícias

Nosso Natal 2025 transforma a Esplanada dos Ministérios no maior circuito natalino gratuito do DF

Dudu Bar lança cardápio especial para encomendas de Natal_DeBoa Brasília
Gastronomia

Dudu Bar lança cardápio especial para encomendas de Natal

Réveillon Viva Piri 2026_DeBoa Brasilia

Réveillon Viva Piri 2026

Com alta expectativa de público, Réveillon de quatro dias em Pirenópolis será realizado no aeroporto da cidade. Saiba mais aqui!

Espetáculo O Mercador de Veneza_DeBoa Brasilia

Espetáculo O Mercador de Veneza

De 18 a 21 de dezembro de 2025 e 15 a 18 de janeiro de 2026, a CAIXA Cultural Brasília recebe Dan Stulbach em O Mercador de Veneza. Confira mais aqui!

Ney Matogrosso em Brasília_DeBoa Brasilia

Ney Matogrosso em Brasília

No dia 28 de fevereiro, Ney Matogrosso volta a Brasília com a turnê Bloco na Rua, no Centro de Convenções Ulysses. Saiba mais aqui!

Verão R2 traz Dos Rosa para a programação infantil_DeBoa Brasilia

Dos Rosa em Brasília

Verão R2 vai receber o grupo Dos Rosa. O grupo fenômeno das redes sociais entre crianças e adolescentes se apresenta no dia 8 de fevereiro em Brasília. Confira!

Na Praia Festival 2026 – Brasil_DeBoa Brasilia

Na Praia Brasília 2026

Grupo R2 anunciou o tema da 10ª edição do Na Praia Festival: Brasil, retornando às suas origens e homenageando o nosso país. Saiba mais sobre o Na Praia Brasília aqui!

Cê Tá Doido em Brasília_DeBoa Brasilia

Cê Tá Doido em Brasília

Cê Tá Doido! Projeto de sertanejo acontece no dia 25 de abril de 2026, no estacionamento da Arena BRB Mané Garrincha. As vendas já estão abertas. Confira aqui!