Consciência Negra 2025 ultrapassa 100 mil pessoas em quatro dias de festival

Festival Consciência Negra 2025_DeBoa Brasília
  • Home
  • Notícias
  • Consciência Negra 2025 ultrapassa 100 mil pessoas em quatro dias de festival

Consciência Negra 2025 ultrapassa 100 mil pessoas em quatro dias de festival 

O último dia do Festival da Consciência Negra 2025 reuniu 30 mil pessoas na área externa do Museu Nacional da República, coroando uma edição histórica que ultrapassou 100 mil visitantes ao longo dos quatro dias de celebrações. Consolidado como um dos maiores encontros de cultura afro-brasileira da capital, a festa foi realizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), em parceria com o Instituto Janelas da Arte, e contou com apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). Mais uma vez, o evento manteve um ritmo intenso de atividades gratuitas, reunindo formações, apresentações musicais, cortejos, debates, vivências, moda, feira afro e atrações para todas as idades.

Foto_2dia_a_consciência negra 2025_Secec-DF_DeBoa_Brasília

“Encerramos esta edição com mais de 100 mil pessoas ocupando os espaços do Museu Nacional da República e celebrando a potência da cultura afro-brasileira no Distrito Federal. Este festival mostra, na prática, que política cultural transforma vidas quando chega ao povo com qualidade, diversidade e respeito à ancestralidade. Ver famílias inteiras circulando, artistas afirmando suas histórias, pensadores debatendo os rumos do país e uma multidão vibrando com nossa música é o maior sinal de que estamos no caminho certo. E seguimos, mais fortes e mais comprometidos, para garantir que as próximas edições ampliem ainda mais esse legado, valorizem nossa criação negra e mantenham viva a memória que nos trouxe até aqui”, enfatizou o titular da Secec-DF, Claudio Abrantes.

Desde a abertura das atividades, o público circulou em grande número pela exposição Retratos, que manteve fluxo constante. As crianças lotaram novamente o Espaço Kids, desta vez com contação de histórias e oficina de instrumentos de percussão, que rapidamente se tornou uma das ações mais disputadas do dia. A Feira Kitanda reuniu empreendedores negros do DF, enquanto o espaço gastronômico Sabores do Quilombo acompanhou o público até o fim da programação.

A Tenda Muntu recebeu dois momentos marcantes. A roda “Ofó Mulher – O poder da palavra feminina” reuniu Cristiane Sobral, Nanda Fer Pimenta e Dandara Suburbana, mediadas por Andressa Marques, em um encontro potente sobre expressão, ancestralidade e protagonismo.

Na sequência, veio um dos pontos altos de todo o festival: o painel “História da Consciência Negra e Desafios Contemporâneos”, com o professor Nelson Inocêncio, a professora Mariléa de Almeida e Carla Akotirene. Além do debate — impulsionado pelas provocações de Akotirene —, o momento foi marcado pela emocionante homenagem à pioneira Dona Lydia Garcia, que recebeu no palco uma coroa dourada e foi ovacionada pelo público. Primeira professora de música da rede pública do DF e figura essencial do Movimento Negro, Dona Lydia emocionou ao relembrar sua chegada a Brasília em 1959 e sua trajetória múltipla como arte-educadora, militante, musicista e fundadora de coletivos como o Mulheres Negras Baobá.

No fim da tarde, a rampa do museu se transformou em passarela a céu aberto com o desfile Amarrações, do estilista e artista visual brasiliense Victor Hugo Soulivier. Referência em upcycling e arte têxtil, reconhecido por acervos como o do Instituto Marielle Franco e por representar o Brasil na Semana de Moda de Camarões em 2024, Soulivier levou à rampa do Museu Nacional uma coleção vibrante, marcada por ancestralidade, força estética e identidade, em um dos momentos mais fotografados do evento.

Paralelamente, o Palco Brasilidades pulsou com a energia de artistas do Distrito Federal — espaço que, fiel ao mote “Raízes que Conectam o Futuro”, revela vozes, trajetórias e caminhos da música preta brasiliense. A multi-instrumentista Pratanes abriu a noite com frescor e originalidade; em seguida, o Trem das Cores agitou o público com clássicos populares da música brasileira; e Thiago Kallazans encerrou a programação com um show dançante que levantou a plateia.

Na Arena Dona Lydia, a noite começou com Carol Nogueira, seguida da potência de Dhi Ribeiro, veterana respeitada da música do DF. Marcelo Café encantou com um samba elegante, e Benzadeus transformou a arena em uma grande celebração, mantida pelo público até o último minuto da apresentação. Às 22h30, Carlinhos Brown entrou vestido de branco, saudando Brasília com carisma e entregando uma apresentação repleta de sucessos, de A Namorada e Água Mineral às canções dos Tribalistas. Nem a chuva dispersou a plateia, que cantou, dançou e respondeu às interações do artista. Encerrando a madrugada e todo o festival, o Psirico trouxe uma sequência de hits, incluindo Lepo Lepo e Mulher Brasileira, fechando a edição em clima de celebração.

3dia_consciência_negra_carlinhos_brown_sececdf_deboa_Brasília

O Festival da Consciência Negra encerra sua edição 2025 reforçando o impacto de políticas culturais afirmativas e a força da cultura afro-brasileira no DF. Conteúdos extras estão disponíveis no Instagram oficial do evento: @consciencianegradf.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF)

Por Agência Brasília*|Edição: Carolina Caraballo

Fonte: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Post publicado em 23/11/2025

Mais Atrações na Cidade

Réveillon na Esplanada dos Ministérios 2026
Notícias

Esplanada terá bloqueios, revista pessoal e reforço policial para a festa de virada do ano

Nosso Natal Brasília 2025_Foto Tony Oliveira_DeBoa Brasília
Notícias

Programação do Nosso Natal 2025 continua até 4 de janeiro

Jardim Botanico_Foto Lucio Bernardo Jr_DeBoa Brasília
Notícias

Jardim Botânico de Brasília encerra 2025 com recorde de visitação e avanços na conservação do Cerrado

Passagem de ano na Prainha dos Orixás terá 30 vagas de ambulantes_DeBoa Brasília
Notícias

Passagem de ano na Prainha dos Orixás terá 30 vagas de ambulantes

Turismo

Parque Nacional Água Mineral de Brasília

réveillon oficial de Brasília 2026_DeBoa Brasília
Notícias

Celebra DF 2026 marca o réveillon oficial de Brasília

9 restaurantes do Pontão do Lago Sul oferecem programação musical e gastronomia para o Réveillon_DeBoa Brasília
Gastronomia

9 restaurantes do Pontão do Lago Sul oferecem programação musical e gastronomia para o Réveillon

Empório Boechat traz cardápio especial para as ceias de Natal e Réveillon_DeBoa Brasília
Gastronomia

Empório Boechat traz cardápio especial para as ceias de Natal e Réveillon

Restaurante Universal_DeBoa Brasília
Gastronomia

Restaurante Universal anuncia parceria com a Brasal e celebra com exclusividade experiência dedicada ao Negroni

Leis de Biodiversidade Estão Bloqueando a Ciência Necessária para Proteger a Natureza e Alimentar o Mundo_DeBoa Brasília
Ciência

Como as Leis de Biodiversidade Estão Bloqueando a Ciência Necessária para Proteger a Natureza e Alimentar o Mundo

New Mercadito oferece menus especiais para confraternizações de fim de ano_DeBoa Brasília
Gastronomia

New Mercadito oferece menus especiais para confraternizações de fim de ano

Brasília Shopping tem Compre e Ganhe de Natal com panettone e sorteio de BYD_DeBoa Brasília
Dica DeBoa

Brasília Shopping tem Compre e Ganhe de Natal com panettone e sorteio de BYD

Certificado Internacional de Vacinação_DeBoa Brasília
Notícias

Saiba como obter o Certificado Internacional de Vacinação para viagens internacionais

Nosso Natal Brasília 2025 investe 15 milhões_DeBoa Brasília
Notícias

Investimento de R$ 15 milhões no Nosso Natal 2025 deve gerar retorno de R$ 45 milhões para o DF

Nosso Natal Brasília 2025_DeBoa Brasília
Notícias

Nosso Natal 2025 transforma a Esplanada dos Ministérios no maior circuito natalino gratuito do DF

Dudu Bar lança cardápio especial para encomendas de Natal_DeBoa Brasília
Gastronomia

Dudu Bar lança cardápio especial para encomendas de Natal

Grupo Maison apresenta menu completo para ceias de Natal e Réveillon_DeBoa Brasília
Gastronomia

Grupo Maison apresenta menu completo para ceias de Natal e Réveillon

Dom Francisco traz ceias especiais e cardápio completo para encomendas_DeBoa Brasília
Gastronomia

Dom Francisco traz ceias especiais e cardápio completo para encomendas

Réveillon Viva Piri 2026_DeBoa Brasilia

Réveillon Viva Piri 2026

Com alta expectativa de público, Réveillon de quatro dias em Pirenópolis será realizado no aeroporto da cidade. Saiba mais aqui!

Réveillon GDF 2026_DeBoa Brasília

Celebra DF 2026 – Réveillon Gratuito do GDF

Réveillon com programação gratuita ocupa a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Orixás, entre 30 de dezembro e 1º de janeiro, com artistas de destaque e valorização da diversidade cultural.

Corrida da Virada Brasília_DeBoa Brasilia

Corrida da Virada Brasília

Corrida da Virada Brasília reúne esporte, saúde e celebração no último dia do ano, 31 de dezembro de 2025. Confira mais aqui!

Espetáculo O Mercador de Veneza_DeBoa Brasilia

Espetáculo O Mercador de Veneza

De 18 a 21 de dezembro de 2025 e 15 a 18 de janeiro de 2026, a CAIXA Cultural Brasília recebe Dan Stulbach em O Mercador de Veneza. Confira mais aqui!

Ney Matogrosso em Brasília_DeBoa Brasilia

Ney Matogrosso em Brasília

No dia 28 de fevereiro, Ney Matogrosso volta a Brasília com a turnê Bloco na Rua, no Centro de Convenções Ulysses. Saiba mais aqui!

Na Praia Festival 2026 – Brasil_DeBoa Brasilia

Grupo R2 anuncia tema Na Praia Festival 2026

BRASIL! Grupo R2 anuncia tema Na Praia Festival 2026. Já em clima de Copa do Mundo, novidade foi revelada em um almoço tipicamente brasileiro, com feijoada e transmissão do chaveamento de grupos do mundial de futebol.