Com recursos do FAC, projeto levará gratuitamente peça teatral e oficinas a três cidades do DF

Espetaculo Sangue no Olho_Brasília 2025_DeBoa Brasília
  • Home
  • Notícias
  • Com recursos do FAC, projeto levará gratuitamente peça teatral e oficinas a três cidades do DF

Com recursos do FAC, projeto levará gratuitamente peça teatral e oficinas a três cidades do DF 

Taguatinga, Plano Piloto e Gama serão as três regiões administrativas do Distrito Federal a receber o espetáculo Sangue no Olho. Em sua terceira temporada, a peça teatral apresenta uma nova versão da adaptação da obra literária homônima da chilena Lina Meruane. Serão nove sessões, além de três dias de oficina. A programação, viabilizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), inclui nove apresentações teatrais e três dias de oficinas de interpretação, todas gratuitas.

A estreia será no Sesi de Taguatinga, onde o espetáculo fica em cartaz de 6 a 8 de junho. Entre 13 e 15 daquele mês, a peça segue para o Teatro Mapati, na Asa Norte. Já a exibição final será em 20, 21 e 22 de junho, no Sesc do Gama. Os ingressos estarão disponíveis nos dias da sessões e podem ser retirados pelo site: https://www.sympla.com.br

As oficinas de interpretação teatral estão previstas para os últimos três dias, com inscrições por este site: https://docs.google.com/forms. Ministradas pelas atrizes Letícia Abadia e Anna França, do coletivo Mar Entre Elas, as atividades são voltadas para jovens e adultos, com ou sem experiência prévia. A proposta é investigar a presença cênica a partir das vivências pessoais, explorando o corpo como veículo de narrativas individuais e coletivas.

Narrativa teatral

Criada durante a pandemia de covid-19, Sangue no Olho teve sua primeira temporada em 2021, em formato online. No ano seguinte, subiu aos palcos presencialmente no Complexo Cultural de Planaltina. Agora, a montagem ganha fôlego com a circulação presencial por diferentes regiões do DF.

“A primeira temporada foi online, daquela experiência de todo mundo dentro de casa, com atores de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Lisboa, cada um de sua cidade”, lembra a idealizadora do espetáculo, a atriz Letícia Abadia. “Foi uma experiência ousada. Em 2022, conseguimos fazer a primeira temporada de fato no palco e ao vivo. Agora conseguimos esse apoio da Secec para fazer essa circulação. Está sendo uma grande alegria poder voltar estando em locais diferentes, atingindo um público mais diversificado.”

Com direção e adaptação de Delson Antunes, a peça acompanha a trajetória de uma escritora chilena radicada em Nova York que, desde a juventude, convive com uma doença misteriosa nos olhos. Durante uma festa, uma de suas veias oculares se rompe, deixando o globo ocular inundado de sangue. Enquanto aguarda exames que possam revelar o avanço da doença, a protagonista retorna ao Chile, onde vai enfrentar conflitos familiares.

“Queríamos valorizar a literatura latino-americana de mulheres”, detalha Letícia. “Foi um pouco nesse sentido que adaptamos a obra. Achamos que seria interessante trazer e aproximar a literatura latino-americana à nossa realidade do Brasil.”

Além de Letícia Abadia, outros artistas de Brasília compõem o elenco: Anna França, Chico Sant’Anna e João Gott. A produção é da Guinada Produções, com trabalhos de Leonardo Rodrigues (vídeo mapping), Diogo Cerrado (trilha sonora original) e Karol Kanashiro (designer).

Novidades na montagem

A terceira temporada de Sangue no Olho traz atualizações significativas, tanto na narrativa quanto na abordagem estética. “Amadurecemos muitas reflexões sobre a própria trama e alguns outros enfoques”, prossegue Letícia Abadia. “O principal da trama se mantém, mas trouxemos algumas outras questões, como a questão da ditadura militar do Chile, que consideramos muito importante”, adianta.

Outra novidade é a inclusão da acessibilidade. Toda sexta-feira, as sessões contam com libras e audiodescrição, anuncia a atriz: “Estamos garantindo a questão da acessibilidade. Cada uma das regiões terá uma sessão acessível. Assim chegamos a ainda mais pessoas”.

Programação: 

Sesi Taguatinga
6/6, às 19h30
7 e 8/6, às 19h

Teatro Mapati
13, 14 e 15/6, às 19h

Sesc Gama
20, 21 e 22/6, às 19h

As sessões de sexta-feira contam com Libras e audiodescrição

Oficina teatral de interpretação
Sesc Gama
20/6 (manhã), 21/6 (tarde) e 22/6 (tarde).

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Fonte: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Post publicado em 04/06/2025

Mais Atrações na Cidade

Na Praia Festival 2026 – Brasil_DeBoa Brasilia

Grupo R2 anuncia tema Na Praia Festival 2026

BRASIL! Grupo R2 anuncia tema Na Praia Festival 2026. Já em clima de Copa do Mundo, novidade foi revelada em um almoço tipicamente brasileiro, com feijoada e transmissão do chaveamento de grupos do mundial de futebol.

Cê Tá Doido em Brasília_DeBoa Brasilia

Cê Tá Doido em Brasília

Cê Tá Doido! Projeto de sertanejo acontece no dia 25 de abril de 2026, no estacionamento da Arena BRB Mané Garrincha. As vendas já estão abertas. Confira aqui!

Réveillon Bar da Praia 2026_DeBoa Brasília

Réveillon Bar da Praia 2026

O Réveillon Bar da Praia retorna à orla do Clube ASSEFE com uma noite all inclusive à beira do Lago Paranoá, unindo gastronomia, open bar, música ao vivo e mais!

Réveillon Mormaii Lago Sul 2026_DeBoa Brasilia

Réveillon Mormaii Lago Sul 2026

No dia 31 de dezembro, a partir das 21h, acontece o Réveillon Mormaii Lago Sul 2026 — uma noite inesquecível à beira do Lago Paranoá. Saiba mais aqui!