Com aumento de mais de 8% na colheita, goiaba se destaca como principal fruta cultivada no DF

goiaba se destaca como principal fruta cultivada no DF_Paulo-Iokio-Sudo
  • Home
  • Notícias
  • Com aumento de mais de 8% na colheita, goiaba se destaca como principal fruta cultivada no DF

Com aumento de mais de 8% na colheita, goiaba se destaca como principal fruta cultivada no DF

Imagine mais de 600 campos de futebol cobertos de goiabeiras. Essa foi a área estimada para a produção da fruta no DF no último ano: 434 hectares, que resultaram em mais de 7 mil toneladas de frutas colhidas. O volume representa um crescimento de 8,15% em relação a 2023, quando a produção foi de 6,5 mil toneladas, reforçando a importância econômica da goiaba. Atualmente, ela é a fruta mais cultivada no Distrito Federal, com mais de 90% da produção concentrada em Brazlândia.

“A cidade se tornou, naturalmente, um polo de produção de frutas e a goiaba foi aquela que melhor se adaptou ao clima e à altitude. Já tínhamos uma tradição com tangerina, com abacate e com morango e a goiaba não foi diferente e se emplacou muito bem na cidade”, explica o engenheiro agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), Claudinei Machado.

O sucesso da goiaba é tanto que, há uma década, sua safra é celebrada na tradicional Festa da Goiaba. Este ano, o evento começa nesta sexta-feira (4) e segue até 13 de abril, na Associação Rural e Cultural Alexandre Gusmão (Arcag), em Brazlândia. O espaço conta com 36 estandes no Empório da Goiaba, onde os visitantes podem encontrar a fruta in natura e uma variedade de derivados, como doces, sucos, cremes e geleias. Além disso, o galpão do artesanato e a Florabraz reúne 30 estandes dedicados à venda de flores, plantas ornamentais e serviços de paisagismo.

Entre as opções de mercadoria na Festa está o famoso creme de goiaba, produzido pela família do produtor Paulo Yukio Sudo. Ele se prepara desde o ano passado para produzir o fruto e transformá-lo em polpa. “A Festa é muito importante para a gente, porque ajuda na economia da família e a ganharmos novos clientes”, conta o produtor.

Ao todo, a propriedade da família tem cinco hectares de goiaba plantada, entre as variedades de Pedro Sato, Paluma, Cortibel e Suprema. Cada tipo de fruto é direcionado para finalidades específicas como produção de polpa, doces ou comercialização da fruta in natura. Há 20 anos no mercado, a opção pela goiaba se deu pelo sucesso de produção durante todo o ano. “Apesar de a safra principal da fruta ser entre janeiro e março, com poda e irrigação, a gente consegue produzir o fruto o ano inteiro”, conta Paulo.

Comercialização

Verde ou amarela por fora e vermelha ou branca por dentro, a fruta permite o consumo em variações que vão de in natura a doces e bebidas. Atualmente, a produção do fruto chama a atenção de 176 produtores, cadastrados na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), que age como uma ponte entre a pesquisa e a comercialização para o produtor.

“Recentemente a gente teve uma grande incidência de pragas de solo, a Embrapa desenvolveu uma tecnologia e a Emater levou ela para os produtores locais. Com isso, vários pomares de goiaba estão sendo trocados, com um dispositivo que traz mais resistência”, exemplifica o engenheiro agrônomo Claudinei Machado.

Todo o auxílio da Emater e conhecimento em tecnologias agrícolas beneficiam o produtor Júlio Bispo, que há 56 anos planta frutas no núcleo rural Rodeador, em Brazlândia. Atualmente a goiaba ocupa 14 hectares da chácara, que possui uma área total de 27 hectares.

É impossível contar a história de Bispo, hoje com 77 anos de idade, sem falar em dedicação e mão na massa. Ele veio do interior do Maranhão para a construção da capital federal, mas acabou se encontrando na área rural. Dois dos três filhos seguiram os passos dele na produção agrícola. “Comecei mexendo apenas com hortaliças, como cenoura e beterraba, mas depois acabamos optando também pela goiaba, por ser uma fruta permanente”, relembra o produtor.

O bom resultado da produção veio com esforço e dedicação. “Não há vitória sem luta. A gente tem que cuidar da goiabeira: adubar e regar, para ela poder dar o fruto. Essa é a atividade do produtor. Tem que ter sabedoria para poder cuidar do fruto. A gente tem que fazer o manejo durante todo o ano para poder colher sempre”, aconselha Júlio.

Festa da Goiaba

Em sua 10ª edição, a Festa da Goiaba ocorre em seis dias de evento, com entrada franca e uma série de atrações, como Mari Fernandes e Zezé Di Camargo. Com início nesta sexta-feira (4), o evento recebe fomento da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), em parceria com a Emater-DF e apoio da Administração Regional de Brazlândia e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF).

A cerimônia de abertura da 10ª Festa da Goiaba ocorrerá no Galpão do Empório da Goiaba, já em seu primeiro dia de funcionamento, às 19h.

Confira aqui a programação da Festa da Goiaba 2025

Por Thaís Umbelino, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Fonte: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Post publicado em 04/04/2025

Mais Atrações na Cidade

Outback turbina o Billabong Hour para clientes em Brasília_DeBoa Brasília
Gastronomia

Outback turbina o Billabong Hour para clientes em Brasília

Quatro Altitudes é considerado o melhor Syrah do Brasil_DeBoa Brasília
Gastronomia

Quatro Altitudes é considerado o melhor Syrah do Brasil

Gurumê apresenta novo menu premium Omakase com ingredientes nobres_DeBoa Brasília
Gastronomia

Gurumê apresenta novo menu premium Omakase com ingredientes nobres

Cachaça Doutor Ulysses celebra os 40 anos da transição democrática_DeBoa Brasília
Dica DeBoa

Cachaça Doutor Ulysses celebra os 40 anos da transição democrática

Brasília supera a média nacional de reciclagem de embalagens de vidro_DeBoa Brasília
Dica DeBoa

Brasília supera a média nacional de reciclagem de embalagens de vidro

Cidade-parque Brasília capital mais arborizada do país_Foto Lúcio Bernardo Jr_DeBoa Brasília
Notícias

Cidade-parque, Brasília é a quinta capital mais arborizada do país

Jardim Botânico recebe 3ª edição do Menu Afrobrasileiro Nossos Pratos Vêm de Longe_DeBoa Brasília
Gastronomia

Jardim Botânico recebe 3ª edição do Menu Afrobrasileiro Nossos Pratos Vêm de Longe

Lilie Pâtisserie & Boulangerie é o mais novo point gastronômico em Brasília_DeBoa Brasília
Gastronomia

Lilie Pâtisserie & Boulangerie é o mais novo point gastronômico em Brasília

Boteco Caju Limão inaugura no Sudoeste_DeBoa Brasília
Gastronomia

Boteco Caju Limão inaugura no Sudoeste

Menos é Mais e Zé Neto & Cristiano fecham programação de shows do aniversário de Brasília
Notícias

Menos é Mais e Zé Neto & Cristiano fecham programação de shows na Esplanada dos Ministérios

Troca da Bandeira fará parte das festividades do aniversário de Brasília_DeBoa Brasília
Notícias

Troca da Bandeira fará parte das festividades do aniversário de Brasília

Aniversário de 65 anos de Brasília_DeBoa Brasília
Notícias

Fagner e O Grande Encontro comandam o aniversário de 65 anos de Brasília com muito forró e MPB

Conheça os 10 maiores lançamentos de 2025 para o Instagram no Brasil_DeBoa Brasília
Novidades

Conheça os 10 maiores lançamentos de 2025 para o Instagram no Brasil

Gurumê ParkShopping celebra os 65 anos de Brasília com ação especial_DeBoa Brasília
Gastronomia

Gurumê ParkShopping celebra os 65 anos de Brasília com ação especial

Restaurant Week Edição especial 65 anos do Aniversário de Brasília começa em mais de 70 restaurantes_DeBoa Brasília
Gastronomia

Restaurant Week Edição especial 65 anos do Aniversário de Brasília começa em mais de 70 restaurantes

Gurumê ParkShopping lança menus especiais para Páscoa 2025_DeBoa Brasília
Gastronomia

Gurumê ParkShopping lança menus especiais para Páscoa 2025

Restaurantes apostam em tradição e diferentes receitas para todos os gostos na Semana Santa_DeBoa Brasília
Gastronomia

Restaurantes apostam em tradição e diferentes receitas para todos os gostos na Semana Santa

Dom Francisco lança menu de encomendas para Páscoa 2025_DeBoa Brasília
Gastronomia

Dom Francisco lança menu de encomendas para Páscoa 2025

Espetáculo O Minotauro_DeBoa Brasilia

Espetáculo O Minotauro

De 2 a 4 de maio, com entrada gratuita, o espetáculo O Minotauro volta em nova temporada no SESC Ceilândia. Confira mais aqui!

Festival Cultural Nuestro Encontro_DeBoa Brasilia

Festival Cultural Nuestro Encontro

No dia 10 de maio, Festival Cultural Nuestro Encontro celebra a pluralidade cultural de Brasília com show de Sarah Alencar, no Teatro dos Bancários. Saiba mais!

Superjazz Festival_DeBoa Brasilia

Superjazz Festival

A partir do dia 30 de abril, o CCBB Brasília apresenta terceira edição do Superjazz Festival. Confira mais aqui!

Semana da Europa 2025_DeBoa Brasilia

Semana da Europa 2025

EUNIC Brasília anuncia a programação cultural gratuita da Semana da Europa 2025 que será realizada entre os meses de abril, maio e setembro. Saiba mais aqui!

Conterrâneos Novos de Guerra_DeBoa Brasilia

Conterrâneos Novos de Guerra

Com programações nos dias 29 de abril e 1º de maio, acontece a 2ª edição do projeto Conterrâneos Novos de Guerra, em Brasília. Confira mais aqui!

Brazilian Fest Brasília_DeBoa Brasilia

Brazilian Fest Brasília

Brazilian Fest Brasília acontece entre os dias 29 de maio e 1º de junho, com entrada franca, na Esplanada dos Ministérios. Saiba mais aqui!

Festa Reputation - Lady Gaga_DeBoa Brasilia

Festa Reputation – Lady Gaga

No dia 3 de maio, a Festa Reputation promete trazer um pouco da energia de Copacabana para Brasília com edição especial Lady Gaga. Confira mais aqui!

Exposição Frequencias Urbanas_DeBoa _BRasilia

Exposição Frequências Urbanas

Até 20 de julho, a Caixa Cultural Brasília apresenta a exposição Frequências Urbanas com artistas nacionais e internacionais. Saiba mais aqui!

Espetáculo 2 Mundos_DeBoa Brasilia

Espetáculo 2 Mundos

Apresentado pela Companhia Lumiato, o espetáculo propõe ao público do Gama e Ceilândia experiência sensorial para contar a história de dois mundos em confronto.