Carnaval no DF terá transporte público de graça e programação especial de ônibus

Carnaval no DF terá transporte público de graça e programação especial de ônibus_DeBoa Brasília_Foto Agência Brasília
  • Home
  • Notícias
  • Carnaval no DF terá transporte público de graça e programação especial de ônibus

Carnaval no DF terá transporte público de graça e programação especial de ônibus 

O Carnaval dos brasilienses terá uma grande novidade este ano: durante os quatro dias oficiais de folia, o transporte público será gratuito para toda a população. Além das linhas regulares de ônibus que atendem a capital, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) está preparando uma programação especial de horários e itinerários para facilitar o deslocamento dos passageiros até os blocos e festas no Distrito Federal.

A gratuidade nos ônibus e no metrô começará à meia-noite de sábado (1º/3) e seguirá até as 23h59 de terça-feira (4/3). O Governo do Distrito Federal (GDF) manterá o passe livre para todos, inclusive na segunda-feira, quando o comércio opera normalmente e há um aumento na demanda pelo transporte público.

“A gratuidade será concedida aos domingos e feriados, mas o governador Ibaneis Rocha decidiu estendê-la também para o sábado e a segunda-feira de Carnaval. Trata-se de uma medida de grande alcance social, que fomenta o turismo e o comércio local”, afirmou o titular da Semob, Zeno Gonçalves.

Segundo o gestor, o período servirá como teste para o serviço. “Temos mais de 1,2 milhão de acessos diários no transporte público do DF. O Carnaval é um período atípico, mas será uma oportunidade para avaliarmos o impacto da gratuidade no aumento da demanda e nas rotas mais utilizadas, além de estudarmos os ajustes necessários em relação às viagens e à frota”, explicou o secretário.

Reforço na operação

A Semob-DF está finalizando a programação especial para os dias de folia. De acordo com Gonçalves, haverá um reforço na frota e na quantidade de viagens, especialmente nos horários de dispersão dos blocos, após o encerramento dos eventos.

“Com a gratuidade, certamente haverá um aumento na demanda, e a Semob estará monitorando o fluxo de passageiros para realizar os ajustes necessários. Será uma operação complexa, por isso contamos com a compreensão da população nesse período de testes e ajustes operacionais. Nosso objetivo é garantir um Carnaval tranquilo e seguro para todos”, destacou o secretário.

*Com informações Semob-DF

Por Agência Brasília | Edição: Carolina Caraballo

Fonte: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2025/02/18/carnaval-no-df-tera-transporte-publico-de-graca-e-programacao-especial/

Post publicado em 02/03/2025

Mais Atrações na Cidade

Festa Japonina_DeBoa Brasilia

Festa Japonina

No dia 7 de junho, Brasília recebe a 22ª Festa Japonina, no Kaikan de Vargem Bonita, com entrada franca. Saiba mais aqui!

Arraiá 4 All_DeBoa Brasilia

Arraiá 4 All

No dia 7 de junho, acontece o Arraiá 4 All 2025, no Clube ASES, em Brasília. Confira mais aqui!

Exposição Cenas Brasileiras_DeBoa Brasilia

Exposição Cenas Brasileiras

De 28 de maio a 30 de agosto, o Centro Cultural TCU inaugura exposição com obras de Portinari e nomes do modernismo mundial . Confira mais aqui!

32 Expotchê_DeBoa Brasilia

32ª Expotchê

De 6 a 15 de junho, a Expotchê chega à sua 32ª edição e transforma o Pavilhão do Parque da Cidade em um pedaço vivo do Rio Grande do Sul. Saiba mais aqui!

Festeja Casa do Ceará_DeBoa Brasilia

Festeja Casa do Ceará

No dia 14 de junho, a partir das 18h, a Casa do Ceará, na quadra 910 da Asa Norte, abre suas portas para o Festeja Casa do Ceará! Confira mais aqui!

Arraiá Casapark 2025_DeBoa Brasilia

Arraiá Casapark 2025

No dia 28 de junho, sábado, das 15h30 às 22h, Brasília recebe o Arraiá Casapark 2025. Os ingressos já estão à venda. Saiba mais aqui!

Festa Junina do Nipo_DeBoa Brasilia

34ª Festa Junina do Nipo

Brasília recebe de volta a Festa Junina do Nipo nos dias 13, 14 e 15 de junho com atrações culturais, gastronômicas e shows musicais. Confira mais aqui!