Brasília ganha selo de cidade mais inteligente do Centro-Oeste

Brasília ganha selo de cidade mais inteligente do Centro-Oeste_DeBoa Brasília
  • Home
  • Notícias
  • Brasília ganha selo de cidade mais inteligente do Centro-Oeste

Brasília ganha selo de cidade mais inteligente do Centro-Oeste 

O novo ranking Connected Smart Cities (CSC) 2025 coloca Brasília como a primeira cidade do Centro-Oeste em iniciativas de transformação digital, como as políticas de governo eletrônico e os projetos de dados abertos. Goiânia (GO) ficou em segundo, seguida por Campo Grande (MS), Lucas do Rio Verde (MT), Cuiabá (MT), Ponta Porã (MS), Tangará da Serra (MT), Três Lagoas (MS), Rio Verde (GO) e Dourados (MS).

O prêmio foi atribuído no maior evento de cidades inteligentes da América Latina, promovido em São Paulo, de terça (23) a quinta (25). Nele, foram debatidos temas que possam dar mais inteligência à administração pública, com uso de recursos tecnológicos na prestação de serviços variados.

Por exemplo: mobilidade urbana mais sustentável e inclusiva, plataformas de controle com uso de câmeras, atendimento digital (com aplicativos como eGDF), com oferta de serviços gerais; o GDF Saúde, o Economia DF (para questões fiscais) e o DF no Ponto, que oferece informações sobre transporte público. O foco da edição deste ano foi o uso da inteligência artificial (IA) para aperfeiçoar a conectividade e integração de sistemas e serviços, facilitando a tomada de decisão pelo gestor.

“Brasília avançou muito na seara de governo eletrônico e no acesso a serviços digitais por meio dos diversos canais disponíveis na CentralDF (antiga central 156). Esperamos subir algumas posições no ranking nacional no próximo ano, já que estamos em processo de Certificação nas ISO 37120, 37122 e 37123 (Cidade Sustentável, Inteligente e Resiliente)”, ressalta Adriana Rodrigues, subsecretária de Governança Digital da Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), vinculada à Secretaria de Economia do DF.

“A Estratégia de Governança Digital do DF, publicada em abril deste ano, e os planos de transformação digital setoriais de cada pasta do governo, também devem fortalecer e alavancar ainda mais esta agenda em Brasília”, complementa Rayssa Parente, chefe da Unidade de Transformação Digital da Seec.

O ranking Connected Smart Cities leva em conta 75 indicadores, divididos em 13 áreas temáticas — como economia e finanças, meio ambiente, planejamento e mobilidade urbana. A edição de 2025 avaliou a performance de quase cinco mil municípios.

*Com informações da Secretaria de Economia

Por Agência Brasília | Edição: Paulo Soares

Fonte: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Post publicado em 26/09/2025

Mais Atrações na Cidade

LFA 225 em Brasília_DeBoa Brasília

LFA 225 em Brasília

O LFA 225 retorna a Brasília no dia 23 de janeiro de 2026 no Ginásio Nilson Nelson com ingressos gratuitos. Confira aqui a programação do LFA 225 em Brasília.

Show de Palhágica com Chouchou_DeBoa Brasilia

Show de Palhágica com Chouchou

Rir é coisa séria. E fazer rir, mais ainda. Show de Palhágica no Teatro Brasília Shopping nos dias 24 e 31 de janeiro. Confira mais aqui!

Espetáculo O Pequeno Príncipe_DeBoa Brasilia

Espetáculo O Pequeno Príncipe

Nos dias 22 e 29 de janeiro, o Teatro do Brasília Shopping recebe O Pequeno Príncipe, uma história universal sobre amor, amizade e curiosidade. Saiba mais aqui!