Ação coletiva do DER incentiva doação de sangue no Hemocentro de Brasília

Ação coletiva do DER incentiva doação de sangue no Hemocentro de Brasília_DeBoa Brasília
  • Home
  • Notícias
  • Ação coletiva do DER incentiva doação de sangue no Hemocentro de Brasília

Ação coletiva do DER incentiva doação de sangue no Hemocentro de Brasília 

No trânsito e na vida, a prioridade é salvar. Com essa premissa, cerca de 60 servidores do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) participaram, nesta sexta-feira (16), de uma ação coletiva de doação de sangue no Hemocentro de Brasília. A iniciativa faz parte da campanha Maio Amarelo, que busca chamar atenção para a segurança no trânsito e reforçar que pequenas atitudes podem salvar vidas dentro e fora das estradas.

Além de contribuir com os estoques do Hemocentro, que se encontram críticos para os tipos sanguíneos A- e B-, a equipe do DER-DF também distribuiu materiais educativos sobre prevenção de acidentes de trânsito. Em um gesto que une solidariedade e conscientização para o trânsito seguro, a campanha reforça a importância da doação voluntária, onde uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

Como incentivo à doação, até o dia 24 deste mês, pessoas com sangue A negativo ou B negativo poderão doar sem necessidade de agendamento, e terão atendimento preferencial no Hemocentro. 

A diretora de Educação de Trânsito do DER, Graziela Portela, frisou que é feita uma divulgação no departamento para levar servidores, funcionários, colaboradores e terceirizados para fazer a doação, independente da tipagem sanguínea, com transporte coletivo disponibilizado pela pasta. “A gente chama a atenção para que as pessoas tenham empatia, porque muitas das vítimas dos sinistros de trânsito ficam em um estado grave e podem precisar de sangue. Não é só sobre a solidariedade no ato da doação, mas também sobre conscientizar os nossos colaboradores da importância dela e da segurança no trânsito, porque são muitos impactos e precisamos conscientizar para que haja uma redução efetiva dos acidentes de trânsito”, afirmou. 

 

Para ser doador

A parceria entre o DER-DF e a Fundação Hemocentro de Brasília tem se consolidado ao longo dos anos. Desde 2014, campanhas de incentivo à doação de sangue são realizadas anualmente como parte da programação do Maio Amarelo, que é o movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. Entre 2020 e 2024, o compromisso se intensificou: foram cinco campanhas consecutivas realizadas, somando mais de 120 candidatos à doação de sangue e 95 coletas efetivadas.

Para a gerente de Captação, Registro e Orientação de Doadores da Fundação Hemocentro de Brasília, Kelly Barbi, a iniciativa reforça o engajamento dos servidores do DER não apenas com a segurança no trânsito, mas também com a promoção da vida por meio da doação voluntária de sangue. “Essas parcerias com os outros órgãos, distritais ou nacionais, é uma das nossas principais linhas de ação na captação e fidelização de doadores e contribui de forma efetiva na nossa missão diária de salvar vidas”.

Para se tornar um doador, os requisitos básicos são:

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis; idosos devem ter doado antes dos 61 anos);
– Pesar mais de 51 kg e ter IMC maior ou igual a 18,5;
– Ter dormido pelo menos seis horas de qualidade na noite anterior;
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
– Não fumar duas horas antes da doação;
– Não estar em uso de medicamentos impeditivos (lista no site do Hemocentro).
Também é necessário apresentar documento oficial com foto, físico ou digital, em bom estado e válido. Documentos aceitos incluem RG, CNH, passaporte, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista e carteiras profissionais. Não são aceitos crachás, carteiras estudantis, certidões de nascimento, prints de tela ou fotos de documentos.

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Ígor Silveira

Fonte: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Post publicado em 16/05/2025

Mais Atrações na Cidade

Na Praia Festival 2026 – Brasil_DeBoa Brasilia

Grupo R2 anuncia tema Na Praia Festival 2026

BRASIL! Grupo R2 anuncia tema Na Praia Festival 2026. Já em clima de Copa do Mundo, novidade foi revelada em um almoço tipicamente brasileiro, com feijoada e transmissão do chaveamento de grupos do mundial de futebol.

Cê Tá Doido em Brasília_DeBoa Brasilia

Cê Tá Doido em Brasília

Cê Tá Doido! Projeto de sertanejo acontece no dia 25 de abril de 2026, no estacionamento da Arena BRB Mané Garrincha. As vendas já estão abertas. Confira aqui!

Réveillon Bar da Praia 2026_DeBoa Brasília

Réveillon Bar da Praia 2026

O Réveillon Bar da Praia retorna à orla do Clube ASSEFE com uma noite all inclusive à beira do Lago Paranoá, unindo gastronomia, open bar, música ao vivo e mais!

Réveillon Mormaii Lago Sul 2026_DeBoa Brasilia

Réveillon Mormaii Lago Sul 2026

No dia 31 de dezembro, a partir das 21h, acontece o Réveillon Mormaii Lago Sul 2026 — uma noite inesquecível à beira do Lago Paranoá. Saiba mais aqui!