Vinícola Brasília promete revolucionar o mercado de vinhos finos

Vinícola Brasília promete revolucionar o mercado de vinhos finos_DeBoa Brasilia

Vinícola Brasília promete revolucionar o mercado de vinhos finos

Em um cenário rico e produtivo como o Centro-Oeste brasileiro, nasce a ideia da Vinícola Brasília. O empreendimento está pronto para abrir as portas oficialmente em abril, para toda a população de Brasília e turistas. A união de 10 vinhedos da cidade – Casa Vitor, Ercoara, Horus, Marchese, Miro, Monte Alvor, Oma Sena, Alto Cerrado, Villa Triacca e Vista da Mata – promete revolucionar a produção de vinhos finos do país, de colheita de inverno, com práticas sustentáveis, impulsionando a economia local com geração de empregos e movimentando o turismo. A data não poderia ser outra para esse lançamento especial: 21 de abril, aniversário da capital do país.

A história por trás da Vinícola Brasília começa ainda nos anos 1970, após a criação de Brasília, período em que muitos imigrantes do Sul do país, principalmente, vieram à capital para aproveitar as terras férteis e produtivas. Os vinhos se tornaram uma paixão e cresceu a vontade de tornar a região como referência nacional na produção de uvas de alta qualidade para produção de vinhos finos. Hoje, o negócio é administrado por dez famílias que se uniram com esse propósito na região do PAD-DF, tendo a Syrah como a principal casta tinta. Os primeiros vinhedos foram implantados em 2018, os quais diversificam o cultivo de outras castas, como: Tempranillo, Cabernet Franc, Marcelan, Sangiovese, Grenache, Malbec, e as brancas Sauvignon Blanc e Viognier.

O projeto tem sido um verdadeiro laboratório de criatividade e colaboração e a Vinícola Brasília se tornou um farol de inovação e progresso na região. Consultores franceses e enólogos do Sul do país contribuíram para o processo de criação, enquanto os renomados Studio AZ e Lazzeri Arquitetos somaram com sua expertise no projeto arquitetônico das instalações, criando um ambiente que harmoniza o moderno com o tradicional inspirando tanto os amantes do vinho quanto os interessados na história da região em 1.821,63 m².

A estrutura física para vinificação é unificada entre todos os sócios, com equipamentos e maquinários de uso comum para a produção de vinhos assinados pela Vinícola Brasília, produzidos a partir do blend das uvas dos vinhedos do grupo, e também para a produção de rótulos com identidade e estilo próprio de cada vinhedo.

Sustentabilidade é outro elemento importante que a Vinícola Brasília se dedica. O negócio prioriza práticas sustentáveis como a conservação da água com sistemas de irrigação eficientes, reutilização e outras técnicas que reduzem o desperdício assegurando também a qualidade das uvas. Além disso, os vinhedos estão inseridos em uma área onde há preservação e cuidado com vegetação nativa e seus ecossistemas.

Novos rótulos no mercado

O lançamento oficial da Vinícola Brasília traz consigo a apresentação de cinco rótulos, além do já aclamado Vinho Monumental Syrah, lançado em 2023 e reconhecido como um dos 16 vinhos mais representativos na Avaliação Nacional de Vinhos da safra do mesmo ano em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. O vinho foi o único que utiliza a técnica de dupla poda a ser premiado, entre 500 rótulos avaliados no Brasil.

Os outros rótulos são: o Rosé Pilottis, um blend das uvas Syrah e Tempranillo com aroma delicado de cereja, ameixa e maçã; o Sauvignon Blanc Cobogó, vinho intenso e aromático com pera, melão, goiaba, figo e notas de arruda e broto de tomate; o Malbec Syrah Croqui, vinho tinto encorpado que harmoniza bem com carnes vermelha, suína, massas e queijos fortes; o Malbec Alvorada, vinho tinto encorpado amadurecido 18 meses em barricas de carvalho, com grande potencial de guarda e o Syrah Alvorada, vinho tinto encorpado e amadurecido 12 meses em barricas de carvalho e fácil de harmonizar com uma grande diversidade de pratos, em especial carnes, aves e queijos fortes e maturados.

No dia 21 de abril, a partir das 16h, a Vinícola Brasília abrirá as suas portas ao público para celebrar a sua inauguração na cidade e os ingressos, para este dia especificamente, custam a partir de R$ 390 por pessoa (referente ao 1º lote), que inclui degustação e tour pelo espaço. Mais informações no site. Valores referentes aos outros dias de visitação ainda serão definidos.

“Além de produzir vinhos excepcionais, a Vinícola Brasília está comprometida em oferecer experiências enoturísticas memoráveis para seus visitantes. Tours pelos vinhedos, degustações guiadas, cursos de vinhos e eventos especiais estão sendo cuidadosamente planejados para celebrar não apenas o vinho, mas também a rica herança cultural dos pioneiros que ajudaram a moldar a história da região”, enfatizam os sócios.

Serviço

Vinícola Brasília – Abertura oficial
Data: domingo, 21 de abril, a partir das 16h
Ingressos: a partir de R$ 390 no site
Mais informações: @vinicolabrasilia – Instagram

Mais Atrações na Cidade

Radiola Bar 2024 Deboa Brasília

Radiola Bar

DJ Nonô e DJ Maraskin agitam o Radiola Bar, nos dias 17 e 18 de maio. Saiba Mais Aqui!

Afro em Movimento 2024 Deboa Brasília

Afro em Movimento

O Afro em Movimento está encerrando sua 2ª edição com muita cultura e música, contando com Ellen Oléria, Flor Furacão e Filhos de Dona Maria. Saiba Mais Aqui!

Projeto Venha Dançar 2024 Deboa Brasília

Projeto Venha Dançar

No dia 1º de junho, o projeto “Venha Dançar” estreia no Sindilegis, com promessa de muita alegria, música e dança.Saiba Mais Aqui!

20ª Festa das Tradições 2024 Deboa Brasília

20ª Festa das Tradições

A Festa das Tradições deste ano homenageia as Regiões Administrativas do DF, e acontece no Estacionamento 1 do Parque da Cidade, nos dias 22 e 23/06. Confira!

Vinho na Vila 2024 Deboa Brasília

Vinho na Vila 2024

Nos dias 25 e 26 de maio, Brasília terá o Vinho na Vila com mais de 20 expositores, comidinhas e feira de artesanatos. Saiba Mais Aqui!

Praiana 2024 Deboa Brasília

Praiana

Música boa e muito borogodó movimentam a Barraca do Coco, na Praia Parque, no dia 18 de maio. Ingressos à venda!