Sabores do Mundo – Ateliê de Arte e Gastronomia em Brasília

Sabores do Mundo – Ateliê de Arte e Gastronomia em Brasília 

Os brasilienses ganham um Restaurante e Galeria-Bar que reúne Poesia, Música, Dança, Artes plásticas e o melhor da gastronomia internacional localizado na Vila Planalto. Saiba mais aqui!

O poeta e produtor musical brasiliense, Joseph Syghor, se reinventa em épocas de pandemia e nos apresenta outra face do seu fabuloso e concreto universo artístico. Com agendas canceladas em função da pandemia no ano de 2020, o artista que representava o Cerrado do Planalto Central em turnês pelo Brasil afora, teve que se reinventar como a maioria dos profissionais da classe artística e backstage. Foi quando decidiu investir tudo em um delivery de comida Árabe e Mexicana, o sucesso foi tão grande que virou um Restaurante e Galeria Bar com Palco Cultural.

Por conta da Pandemia (Covid-19), seguido de cancelamentos de agendas de shows e turnês pelo país, o poeta resolveu investir na gastronomia. Através do convite da chef de cozinha e decoradora, Ivana Gasparoto, foi convidado para fazer parte da equipe de chefs de alto nível do fabuloso Patú Anú, colaborando com sua expertise na execução dos cardápios de cerimoniais de casamentos (dos sonhos) dessa que é uma das mais conceituadas casas de eventos do país.

O que, até então, apenas um seleto grupo de pessoas sabiam, é que Joseph Syghor também é Chef de Cozinha reconhecido em Florianópolis, Santa Catarina, trabalho desenvolvido paralelo à produção cultural por quase 20 anos nos melhores restaurantes da Ilha da Magia, o que lhe rendeu prêmios nacionais.

Os três primeiros prêmios vieram em 2004, 2005 e 2006, pela revista Cool Magazine, no badalado evento Cool Awards, através dos cardápios elaborados para o extraordinário “Confraria das Artes”, na Lagoa da Conceição, pioneiro Luxury Bar, que foi eleito “O Melhor Bar do Brasil” dos referidos anos, segundo a conceituada revista, e o público. O quarto e quinto prêmios são da revista “Veja Santa Catarina”, quando esteve à frente da cozinha do maior resort da América Latina, o “Costão do Santinho”. O chef teve destaque com a “Melhor Sequência de Camarão” de todo o litoral catarinense. Nesses quase 20 anos radicados na Ilha da Magia, como chef e consultor gastronômico, ajudou a construir alguns dos melhores Beach Bares e restaurantes da capital catarinense, como o “Vecchio Giorgio”, o “Taikô”, o “Posh Club”, e o luxuoso hotel “II Campanario Villaggio Resort.” No início do projeto que se consolidou como um dos maiores roteiros turísticos do mundo, o Jurerê Internacional/Floripa-SC.

 

Sobre o restaurante

Vinhos de qualidade e o melhor chopp artesanal de Brasília podem ser degustados no restaurante. Aberto desde junho de 2020, como delivery especializado na fusão das cozinhas Árabe e Mexicana, o Sabores do Mundo – Ateliê de Artes e Gastronomia “já nasceu com um conceito acolhedor de Bistrô moderno e cantina artesanal, com uma decoração que dialoga com as obras de arte expostas nas paredes, pensado em ser, sobretudo, um espaço cultural de experiências artísticas”, disse o idealizador. O chef sempre muito criterioso foi buscar na história esse link entre duas culturas tão distintas e nos revela um fato curioso que endossa sua pesquisa e proposta enquanto cozinha internacional.

“Esse encontro se dá através de imigrantes libaneses que chegaram ao sul do México nos anos 1960 e adaptaram para o paladar do país o mais tradicional sanduiche do mundo Árabe, o Shawarma ou Kebab, criando assim os Tacos Al Pastor, os dois pratos são mundialmente conhecidos e são servidos à risca no Sabores do Mundo. Também estão em destaque no cardápio da casa, além dos maiores shawarmas do Brasil (pão sírio de 32cm), os Burritos e Quesadillas gigantes, pesando em média 500g cada” enfatiza Syghor.

Para quem está interessado em experimentar uma grande variação de iguarias dessas duas culturas culinárias riquíssimas, o cardápio fixo dispõe dos Combos Mexicanos e os Banquetes Beduínos, para uma, duas ou mais pessoas. Atenção especial paras as pastas artesanais, Homus Terrine, Babaganoush, Pasta de Alho, a excepcional Coalhada Seca e a mais pedida da casa, Pasta Creme de Calda de Romã. Os pães sírios, as tortilhas de maiz e os nachos são todos feitos na casa. As proteínas são protagonizadas pelo Cordeiro Assado (preparo de 72 horas) a Kafta Imperial bovina e o Frango Masala. Para os vegetarianos, as opções são o Shimej e o Shitak refogados com especiarias do oriente médio, e para os veganos o Falafel Estrela.

Foto: Estúdio Lingus 12

Sabores do Mundo serve o melhor chopp artesanal de Brasília, em parceria com a cervejaria Hop Capital, apresenta dois rótulos premiados, o California Lager e o West Coast Ipa. Para os amantes do bom vinho, a carta é extensa e contempla algumas das melhores vinícolas do mundo.

O restaurante abre de terça a domingo para almoço happy hour e jantar, das 11h às 02h. Cardápio, delivery, agendas culturais e reservas você pode conferir através do perfil do restaurante @saboresdomundodf ou pelo Whattsap (61) 9.8290-3589.

O restaurante também está promovendo promoção aos funcionários da saúde do Distrito Federal, tudo que for consumido na casa, será 20% off para essa categoria.

 

Sobre o espaço cultural

O palco cultural já funciona, o espaço abre para músicos locais e regionais e já tem agenda com nomes nacionais para o mês de novembro. Mas a cereja do bolo no momento é a mostra permanente do consagrado Artista Plástico, Otoniel Fernandes Neto, para a visitação das 14h às 23h, de terça a domingo.

 

Serviço

Sabores do Mundo – Ateliê de Arte e Gastronomia em Brasília

Endereço: SHTN Trecho 2 Rua 08 Lote 08 Lojas 1 e 2 DFL Vila Planalto
Funcionamento: Terça a domingo para almoço, happy hour e jantar, das 11h às 02h / De segunda a domingo das 11h às 00h
Reservas: Instagram @saboresdomundodf ou pelo Whattsap (61) 9.8290-3589

 

Mais Atrações na Cidade

Festival Sambadeiras 2024 Deboa Brasília

2ª Edição do Festival Sambadeiras

Grandes cantoras de samba do Distrito Federal se reúnem na segunda edição do Festival Sambadeiras, que leva shows ao Taguaparque e à Casa de Cultura do Guará.

Casa Baco Music Festival 2024 Deboa Brasília

Casa Baco Music Festival

No dia 25 de maio, o Casa Baco Music Festival terá apresentações de dança tribal, música, dose dupla de Stella e cozinha raiz. Saiba Mais Aqui. Confira!!!

Festa Junina do Iate Clube 2024 Deboa Brasília

Festa Junina do Iate Clube

De 05 a 08 de junho acontece a Festa Junina do Iate Clube, com diversas atrações, como Alceu Valença e muito mais. Ingressos à venda. Confira!!!

Festa Match Festival Brasília_DeBoa Brasília

Match Festival Brasília

Match Festival Brasília está de volta com quatro grandes artistas da cena trap e funk, no dia 22 de Junho, no Clube de Engenharia. Ingresso com desconto aqui!

My House Klandestine Brasília_DeBoa Brasília

My House apresenta: Klandestine

My House apresenta: Klandestine, uma collab party que promete agitar a cena do DF, dia 8 de junho na Oca do Lago (Orla da Concha Acústica). Saiba mais aqui!