Festival Gosto da Amazônia em Brasília | Gastronomia | DeBoa Brasília

RECEBA AS PRINCIPAIS NOVIDADES DE BRASÍLIA NO SEU EMAIL







Festival Gosto da Amazônia em Brasília

Festival Gosto da Amazônia em Brasília

Festival Gosto da Amazônia em Brasília 

Cinquenta casas de Brasília participam, de 9 a 26 de setembro, do Festival Gosto da Amazônia, com realização do Sindhobar e do Mundo Mesa. Saiba mais aqui!

Após ter passado por São Paulo em 2019 e pelo Rio de Janeiro no mês passado, agora é a vez da capital do país provar o sabor que preserva a floresta. O público vai poder experimentar as mais diversas receitas preparadas com o pirarucu selvagem de manejo, o maior peixe de escamas de água doce do mundo. A ideia é divulgar e incentivar o consumo do pirarucu, cada vez mais valorizado na gastronomia, além de gerar renda para as comunidades ribeirinhas e indígenas que contribuem para a conservação de mais de 11 milhões de hectares da Amazônia. E os dois chefs que mais se destacarem no Festival ganharão uma expedição na Amazônia, em 2022, para conhecer a comunidade de manejo do Pirarucu.

A carne do pirarucu selvagem de manejo é saborosa, não tem espinhas e pode ser preparada de várias maneiras – com os cortes de lombo ou barriga –, características muito bem aproveitadas pelos chefs que participam do evento com as suas criativas receitas. O evento mostra a convergência dos diversos estilos da gastronomia em torno de uma causa sustentável, além de ser uma importante iniciativa de apoio à retomada do setor. O manejo do pirarucu é baseado na vigilância da região, com o objetivo de se evitar a pesca predatória e a derrubada da floresta. A marca coletiva Gosto da Amazônia também defende e pratica o comércio justo, pagando em média aos manejadores cerca de 60% a mais pelo peixe do que os frigoríficos da região, e sendo distribuída para fora de Manaus diretamente através dos produtores, representados pela ASPROC (Associação de Produtores de Carauari).

De acordo com o Presidente do Sindhobar Jael Silva, “desde o início da pandemia, o sindicato buscou opções e alternativas que pudessem amenizar os percalços e dificuldades dos empresários de restaurantes e bares ao longo dos últimos 18 meses.O evento tem importância fundamental para a retomada do segmento de hospedagem e alimentação fora do lar e do turismo.A criatividade e genialidade dos nossos chefes poderão ser constatadas nos pratos que cada um criará, em apresentação única com o peixe pirarucu.”

O Gosto da Amazônia é fruto da cooperação internacional entre o governo do Brasil e dos EUA, executada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e Serviço Florestal dos EUA (USFS), com recursos da Agência para Desenvolvimento Internacional dos EUA (USAID) e participação da Operação Amazônia Nativa (OPAN), Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), Memorial Chico Mendes (MCM), Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC) e Associação dos Comunitários que trabalham com Desenvolvimento Sustentável no Município de Jutaí (ACJ) e o Instituto Maniva.

Para conhecer as casas participantes e seus pratos, basta acessar: https://gostodaamazonia.com.br/festival/

 

Serviço

Festival Gosto da Amazônia Brasília

Data: 9 a 26 de setembro de 2021
Mais informações: https://gostodaamazonia.com.br/festival/

 

Mais Atrações na Cidade

Feira das Artes de Samambaia_deboa Brasilia

Feira das Artes de Samambaia

Samambaia recebe nos dias 13 e 14 de agosto a Feira das Artes, com programação multicultural , que busca movimentar e fortalecer o empreendedorismo local. Veja!

Festa-TB_deboa Brasilia

Tati Quebra Barraco em Brasília

Festa ThrowBack, dia 19/08. A energia dos funks anos 2000 está com data marcada para sacudir Brasília, contaremos com shows da Tati Quebra Barraco e MC Carioca.

25ª Festa Discoteca_deboa Brasilia

25° Edição da Festa Discoteca

Tá chegando mais uma edição “Discoteca”, dia 10/09, a festa flashback mais famosa de Brasília, com todas aquelas músicas das décadas de 70, 80 e 90.

Agenda Musical do Wine Sounds_deboa Brasilia

Agenda Musical do Wine Sounds

A agenda do Wine Sounds, espaço mais charmoso da cidade, está repleta de boas atrações, dia 11, 12, 13 de Agosto. O espaço que une vinho, música e gastronomia.

Festa Bagaco_deboa Brasilia

Festa Bagaço, o Retorno

Vai rolar mais uma edição especial da Festa Bagaço na Ascade, 13 de agosto, com todo a espécie de lixo musical que faz a gente esfregar a raba até o chão.

The Wall, The Musical_deboa brasilia

The Wall, the Musical em Brasília

Baseado no disco The Wall, da banda inglesa Pink Floyd, o espetáculo “The Wall, the Musical” é um grande show de luzes, dança e claro, muito rock! Saiba Mais!

Programação Basic Lounge e Bar_deboa Brasilia

Programação Basic Lounge e Bar

Que tal curtir uma excelente música regada a bons drinks, cerveja gelada e petiscos deliciosos? No Basic Lounge e Bar, o que não falta é opção! Saiba Mais Aqui!

Cerrado Jazz Festival_deboa Brasilia

Cerrado Jazz Festival

Cerrado Jazz Festival com 12 atrações para os amantes do jazz e música instrumental, entre 19 e 21 de agosto no Eixo Cultural Ibero-Americano. Saiba Mais Aqui!