Festival Gastrô Alto Paraíso

Festival Gastro Alto Paraiso_DeBoa Brasilia

Festival Gastro Alto Paraíso 

De 3 a 12 de dezembro, o Festival Gastrô Alto Paraíso vai mostrar o quanto a culinária da região é desenvolvida e variada. Saiba mais aqui!

Pratos típicos também são uma parte importante da experiência dos turistas para vivenciar um destino. Então, que tal apreciar a gastronomia da Chapada dos Veadeiros? De 3 a 12 de dezembro, o Festival Gastrô Alto Paraíso vai mostrar o quanto a culinária da região é desenvolvida e variada. O evento é um convite para ir além da contemplação de lindas paisagens e pontos turísticos e experimentar também novas sensações, por meio da biodiversidade de produtos naturais do cerrado, que são tanto insumo como fonte inspiradora para chefs de cozinha.

Vários estabelecimentos de Alto Paraíso de Goiás, Vila São Jorge e Moinho vão oferecer um menu exclusivo criado a partir de frutos, óleos, sementes, flores comestíveis e tantas outras riquezas regionais. São dezenas de restaurantes, bistrôs, pousadas, bares, lanchonetes, padarias, produtores de alimentos artesanais que comercializam nas feiras locais e demais produtores de comidas e bebidas envolvidos nesse circuito gastronômico. A realização é da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Alto Paraíso de Goiás e da Associação de Comércio e Indústria (ACIAP). Apoio: Associação de Empreendedores de São Jorge (ASSEJOR), Associação Veadeiros e Del Maipo.

“É um festival para integrar produtores, empreendedores, turistas e moradores da Chapada”, destaca a Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Alto Paraíso de Goiás Melissa Viana. Para ela, assim como os pontos turísticos e a história da cidade, a culinária e os pratos típicos também fazem parte da cultura local e devem ser entendidos como tal. “O público terá uma experiência completa, que vai muito além de comer. É uma imersão na história dos produtos, alimentos e na cultura local como um todo”, finaliza.

De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Alto Paraíso de Goiás, o empresário Marco Antonio Pereira, o Festival Gastrô é uma iniciativa para fortalecer a gastronomia, o turismo e a cultura regional, gerando desenvolvimento econômico para o município. “Queremos mostrar que essa região, já destacada no turismo nacional e internacional por ser um local de muitas belezas naturais, também é uma potência gastronômica sustentada por toda uma cadeia produtiva que envolve desde o pequeno produtor que comercializa seu produto na feira à alta gastronomia”. 

 

Confira a lista de participantes

 

Bares, restaurantes, bistrôs e feirantes

Torresmo
Café com Graça
Jambalaya – Nives Gardini
Lobo Guará
Cozinha do Cavaleiro – Lui Veronese e Lu Rodrigues
Taboca’s
Maracangalha
Benzim
Boteco Carioca
Barzen
Maya – Ju Clacino
Rústico – Allisson Frasquetti
Sol da Chapada
Na Mata – Mara Alcamim
Farofa – Mara Alcamim
Alquimia
Arte Paradise
Santo Cerrado – Paulinho Lima e Ket Louzeiro
Sintropia
Vendinha
Nina Compotada
Bistro Vinil
Restaurante Ei – Dudu Camargo
Roteiro dos vinhos
Hotel Tapindare
L’Alcofa – Iassac Macena
Il Pandrino – Alessandro Cossu
Pariká
Feira Popular da Agricultura Familiar (cerca de 15 participantes) 

 

Pousadas

Alfa e Omega
Chalés Vila Toá
Meu Talento
Pousada Maya
Paraíso dos Pândavas
Pousada Di Marina
Estância Jacy – Roberta
Pousada Inacia
Pousada Casa das Flores
Hotel Tapindare
Baguá
Vila Gaia Guest House
Pousada Aconchego da Chapada

 

Programação

 

Dia 22/11 – Realização da rota “do cerrado ao prato”. Evento que reunirá os chefs e cozinheiros para conhecer a rota dos produtores locais. Os participantes irão de vans para conhecer a produção local e o evento se encerará na feira do produtor local. O objetivo dessa ação é integrar a cadeia, de tal forma que os chefs e cozinheiros, conheçam os produtos, desenvolvam menus a partir deles, e comprem dos produtores locais. Assim fortaleceremos a cadeia produtiva local proporcionando uma aproximação e interação da comunidade.

 

De 3 a 12/12 – Os estabelecimentos participantes recebem o público para conhecer o menu apresentado por cada um.

 

Dia 12/12 – Comemorações do aniversário de Alto Paraíso de Goiás.

 

Serviço

Festival Gastro Alto Paraíso

Local: Alto Paraíso – Chapada dos Veadeiros
Acompanhe a programação no Instagram @festivalgastroaltoparaiso
Informações sobre o evento: (62) 99696-7027

Mais Atrações na Cidade

celebra-df-2026-deboa-brasília
Notícias

Celebra DF 2026 reúne mais de 400 mil pessoas e consolida Brasília como palco de grandes eventos culturais gratuitos

feriados e pontos facultativos no GDF em 2026_DeBoa Brasília
Notícias

Definido o calendário 2026 de feriados e pontos facultativos no GDF

Kits Vinho SA para o Réveillon_DeBoa Brasília
Dica DeBoa

Vinhos S.A. lança kits especiais para brindar o Réveillon

Réveillon na Esplanada dos Ministérios 2026
Notícias

Esplanada terá bloqueios, revista pessoal e reforço policial para a festa de virada do ano

Nosso Natal Brasília 2025_Foto Tony Oliveira_DeBoa Brasília
Notícias

Programação do Nosso Natal 2025 continua até 4 de janeiro

Jardim Botanico_Foto Lucio Bernardo Jr_DeBoa Brasília
Notícias

Jardim Botânico de Brasília encerra 2025 com recorde de visitação e avanços na conservação do Cerrado

Passagem de ano na Prainha dos Orixás terá 30 vagas de ambulantes_DeBoa Brasília
Notícias

Passagem de ano na Prainha dos Orixás terá 30 vagas de ambulantes

Turismo

Parque Nacional Água Mineral de Brasília

réveillon oficial de Brasília 2026_DeBoa Brasília
Notícias

Celebra DF 2026 marca o réveillon oficial de Brasília

9 restaurantes do Pontão do Lago Sul oferecem programação musical e gastronomia para o Réveillon_DeBoa Brasília
Gastronomia

9 restaurantes do Pontão do Lago Sul oferecem programação musical e gastronomia para o Réveillon

Empório Boechat traz cardápio especial para as ceias de Natal e Réveillon_DeBoa Brasília
Gastronomia

Empório Boechat traz cardápio especial para as ceias de Natal e Réveillon

Restaurante Universal_DeBoa Brasília
Gastronomia

Restaurante Universal anuncia parceria com a Brasal e celebra com exclusividade experiência dedicada ao Negroni

Leis de Biodiversidade Estão Bloqueando a Ciência Necessária para Proteger a Natureza e Alimentar o Mundo_DeBoa Brasília
Ciência

Como as Leis de Biodiversidade Estão Bloqueando a Ciência Necessária para Proteger a Natureza e Alimentar o Mundo

New Mercadito oferece menus especiais para confraternizações de fim de ano_DeBoa Brasília
Gastronomia

New Mercadito oferece menus especiais para confraternizações de fim de ano

Brasília Shopping tem Compre e Ganhe de Natal com panettone e sorteio de BYD_DeBoa Brasília
Dica DeBoa

Brasília Shopping tem Compre e Ganhe de Natal com panettone e sorteio de BYD

Certificado Internacional de Vacinação_DeBoa Brasília
Notícias

Saiba como obter o Certificado Internacional de Vacinação para viagens internacionais

Nosso Natal Brasília 2025 investe 15 milhões_DeBoa Brasília
Notícias

Investimento de R$ 15 milhões no Nosso Natal 2025 deve gerar retorno de R$ 45 milhões para o DF

Nosso Natal Brasília 2025_DeBoa Brasília
Notícias

Nosso Natal 2025 transforma a Esplanada dos Ministérios no maior circuito natalino gratuito do DF

Espetaculo Auto ajude-se_deboa brasilia

Espetáculo Autoajude-se

Cia de comédia G7 apresenta um dos seus espetáculos mais transformadores: Autoajude-se, de 10 de janeiro a 01 de fevereiro de 2026, no Teatro La Salle. Confira!

Réveillon Viva Piri 2026_DeBoa Brasilia

Réveillon Viva Piri 2026

Com alta expectativa de público, Réveillon de quatro dias em Pirenópolis será realizado no aeroporto da cidade. Saiba mais aqui!

Espetáculo O Mercador de Veneza_DeBoa Brasilia

Espetáculo O Mercador de Veneza

De 18 a 21 de dezembro de 2025 e 15 a 18 de janeiro de 2026, a CAIXA Cultural Brasília recebe Dan Stulbach em O Mercador de Veneza. Confira mais aqui!

Ney Matogrosso em Brasília_DeBoa Brasilia

Ney Matogrosso em Brasília

No dia 28 de fevereiro, Ney Matogrosso volta a Brasília com a turnê Bloco na Rua, no Centro de Convenções Ulysses. Saiba mais aqui!

Verão R2 traz Dos Rosa para a programação infantil_DeBoa Brasilia

Dos Rosa em Brasília

Verão R2 vai receber o grupo Dos Rosa. O grupo fenômeno das redes sociais entre crianças e adolescentes se apresenta no dia 8 de fevereiro em Brasília. Confira!

Na Praia Festival 2026 – Brasil_DeBoa Brasilia

Na Praia Brasília 2026

Grupo R2 anunciou o tema da 10ª edição do Na Praia Festival: Brasil, retornando às suas origens e homenageando o nosso país. Saiba mais sobre o Na Praia Brasília aqui!

Cê Tá Doido em Brasília_DeBoa Brasilia

Cê Tá Doido em Brasília

Cê Tá Doido! Projeto de sertanejo acontece no dia 25 de abril de 2026, no estacionamento da Arena BRB Mané Garrincha. As vendas já estão abertas. Confira aqui!