Festival Chef Mirim

Festival Chef Mirim_deboa Brasilia

Festival Chef Mirim

A gastronomia é, para além de um meio de identificação cultural, um forte instrumento de comunicação, de inclusão e de intercâmbio de saberes e tradições. Por meio da culinária se transmitem valores, conhecimento e história de um povo.

O Brasil possui uma diversidade gastronômica extraordinária, com uma grande variedade de comidas típicas, algumas são consideradas patrimônios imateriais da culinária brasileira, que inclusive, estão registradas no Livro de Registro de Saberes, criado pelo IPHAN, como o acarajé, a cajuína, o queijo minas e os doces de Pelotas.

Diante deste contexto, o projeto FESTIVAL CHEF MIRIM traz a proposta de realizar oficinas de capacitação para crianças entre 10 e 14 anos, estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal, com carga horária de 04 horas divididas em 6 turmas de 04 horas cada para até 12 alunos.

Cada aluno inscrito receberá um manual de receitas com instruções e orientações sobre o manejo dos intrumentos de cozinha, técnicas de cocção e de cortes de alimentos e com contextualização dos saberes gastronômicos das receitas produzidas na oficina. Os estudantes também receberão certificado de participação e para cada aluno e responsável será ofertada ajuda de custo de vale transporte ida e volta para o deslocamento casa-oficina.

As oficinas Chef Mirim criado em 2018, inédito em Brasília e em diversos estados do Brasil, criado pelo Fundador da Oficina Mirim (Henrique Cavalcanti) aborda a história da Gastronomia no Brasil, as técnicas de cocção, os Saberes Gastronômicos, as Comidas Típicas, a Gastronomia Saudável e o uso de facas, ensinando também as crianças os diversos tipos de cortes de frutas, legumes e carnes.

Chefe Mirim_deboa Brasilia 

As oficinas ocorrerão entre os dias 08 de outubro a 12 de novembro sempre aos sábados das 09h as 13h, no Instituto Gourmet Asa Sul , localizado na 507 Sul Bloco C – entrada pela w2 sul. As inscrições das oficinas ocorrerão pelo site do festival.

Serão ofertadas 10 vagas para qualquer aluno da rede pública de ensino do DF. Ao todo serão 06 oficinas com 60 vagas para alunos.O Festival Chef Mirim conta também com acessibilidade social, ofertando em cada oficina 02 vagas para PCD e incluindo em cada aula 02 Intépretes de libras e monitores para auxiliar os alunos, sendo assim 12 vagas para alunos divididos em 06 turmas.

A equipe pedagógica do projeto contam com chefs e nutricinistas renomados em Brasília:

Flávia Nasicmento, Isabela Diniz, Inaiá Santan’a, Bruna Parente , Roseli Zerbinato e Henrique Cavalcanti.

Além da inscrição é OBRIGATÓRIO que o responsável apresente uma declaraçao de amtricula do ano de 2022 que poderá ser emitida na secretaria escolar do aluno.

 

Programação

1ª Oficina de Saberes Gastronômicos:

Chef Isabela Diniz
Para até 12 crianças por turma.
01 monitor
Data: 08/10/2022
Horário: 09h às 13h
Receitas – Pão de queijo e beijinho de coco.

 

2ª Oficina de Saberes Gastronômicos:

Chef Flávia Nascimento
Para até 12 crianças por turma.
01 monitor
Data: Sábado dia 15/10/2022
Horário: 09h às 13h
Receitas – Acarajé e cocada.

 

3 ª Oficina de Gastronomia Saudável:

Chef Inaia Santan’a
Para até 12 crianças por turma.
01 monitor
Data: 22/10/2022
Horário: 09h às 13h
Receitas – Caldo de abóbora, omelete de rúcula com tomate e bolo de chocolate 0 gluten.

 

4 ª Oficina de Comidas Típicas:

Chef Isabela Diniz
Para até 12 crianças por turma.
01 monitor
Data: 29/10/2022
Horário: 09h às 13h
Receitas – Arroz Carreteiro e brigadeiro.

 

5° Oficina de Comidas Típicas:

Chef Flávia Nascimento.
Para até 12 crianças por turma.
01 monitor
Data: dia 05/11/2022
Horário: 09h às 13h
Receitas – Moqueca de peixe e pudim.

 

6ª Oficina de Comidas do Cerrado:

Chef Inaiá Santan’a.
Para até 12 crianças por turma.
01 monitor
Data: 12/11/2022
Horário: 09h às 13h
Receitas – Estrogonofe de frango com molho de tomate e leite de baru e Mousse de frutas do cerrado

 

Serviço

Festival Chef Mirim

Endereço: Instituto Gourmet Asa Sul , localizado na 507 Sul Bloco C 
Data: 08 de Outubro a 12 de Novembro de 2022, Aos Sábado
Horário: 09h às 13h 
Instagram: @chefmirim
Facebook.com/chefemirim
Inscrições:https://festivalchefmirim.com.br/

Mais Atrações na Cidade

celebra-df-2026-deboa-brasília
Notícias

Celebra DF 2026 reúne mais de 400 mil pessoas e consolida Brasília como palco de grandes eventos culturais gratuitos

feriados e pontos facultativos no GDF em 2026_DeBoa Brasília
Notícias

Definido o calendário 2026 de feriados e pontos facultativos no GDF

Kits Vinho SA para o Réveillon_DeBoa Brasília
Dica DeBoa

Vinhos S.A. lança kits especiais para brindar o Réveillon

Réveillon na Esplanada dos Ministérios 2026
Notícias

Esplanada terá bloqueios, revista pessoal e reforço policial para a festa de virada do ano

Nosso Natal Brasília 2025_Foto Tony Oliveira_DeBoa Brasília
Notícias

Programação do Nosso Natal 2025 continua até 4 de janeiro

Jardim Botanico_Foto Lucio Bernardo Jr_DeBoa Brasília
Notícias

Jardim Botânico de Brasília encerra 2025 com recorde de visitação e avanços na conservação do Cerrado

Passagem de ano na Prainha dos Orixás terá 30 vagas de ambulantes_DeBoa Brasília
Notícias

Passagem de ano na Prainha dos Orixás terá 30 vagas de ambulantes

Turismo

Parque Nacional Água Mineral de Brasília

réveillon oficial de Brasília 2026_DeBoa Brasília
Notícias

Celebra DF 2026 marca o réveillon oficial de Brasília

9 restaurantes do Pontão do Lago Sul oferecem programação musical e gastronomia para o Réveillon_DeBoa Brasília
Gastronomia

9 restaurantes do Pontão do Lago Sul oferecem programação musical e gastronomia para o Réveillon

Empório Boechat traz cardápio especial para as ceias de Natal e Réveillon_DeBoa Brasília
Gastronomia

Empório Boechat traz cardápio especial para as ceias de Natal e Réveillon

Restaurante Universal_DeBoa Brasília
Gastronomia

Restaurante Universal anuncia parceria com a Brasal e celebra com exclusividade experiência dedicada ao Negroni

Leis de Biodiversidade Estão Bloqueando a Ciência Necessária para Proteger a Natureza e Alimentar o Mundo_DeBoa Brasília
Ciência

Como as Leis de Biodiversidade Estão Bloqueando a Ciência Necessária para Proteger a Natureza e Alimentar o Mundo

New Mercadito oferece menus especiais para confraternizações de fim de ano_DeBoa Brasília
Gastronomia

New Mercadito oferece menus especiais para confraternizações de fim de ano

Brasília Shopping tem Compre e Ganhe de Natal com panettone e sorteio de BYD_DeBoa Brasília
Dica DeBoa

Brasília Shopping tem Compre e Ganhe de Natal com panettone e sorteio de BYD

Certificado Internacional de Vacinação_DeBoa Brasília
Notícias

Saiba como obter o Certificado Internacional de Vacinação para viagens internacionais

Nosso Natal Brasília 2025 investe 15 milhões_DeBoa Brasília
Notícias

Investimento de R$ 15 milhões no Nosso Natal 2025 deve gerar retorno de R$ 45 milhões para o DF

Nosso Natal Brasília 2025_DeBoa Brasília
Notícias

Nosso Natal 2025 transforma a Esplanada dos Ministérios no maior circuito natalino gratuito do DF

Espetaculo Auto ajude-se_deboa brasilia

Espetáculo Autoajude-se

Cia de comédia G7 apresenta um dos seus espetáculos mais transformadores: Autoajude-se, de 10 de janeiro a 01 de fevereiro de 2026, no Teatro La Salle. Confira!

Réveillon Viva Piri 2026_DeBoa Brasilia

Réveillon Viva Piri 2026

Com alta expectativa de público, Réveillon de quatro dias em Pirenópolis será realizado no aeroporto da cidade. Saiba mais aqui!

Espetáculo O Mercador de Veneza_DeBoa Brasilia

Espetáculo O Mercador de Veneza

De 18 a 21 de dezembro de 2025 e 15 a 18 de janeiro de 2026, a CAIXA Cultural Brasília recebe Dan Stulbach em O Mercador de Veneza. Confira mais aqui!

Ney Matogrosso em Brasília_DeBoa Brasilia

Ney Matogrosso em Brasília

No dia 28 de fevereiro, Ney Matogrosso volta a Brasília com a turnê Bloco na Rua, no Centro de Convenções Ulysses. Saiba mais aqui!

Verão R2 traz Dos Rosa para a programação infantil_DeBoa Brasilia

Dos Rosa em Brasília

Verão R2 vai receber o grupo Dos Rosa. O grupo fenômeno das redes sociais entre crianças e adolescentes se apresenta no dia 8 de fevereiro em Brasília. Confira!

Na Praia Festival 2026 – Brasil_DeBoa Brasilia

Na Praia Brasília 2026

Grupo R2 anunciou o tema da 10ª edição do Na Praia Festival: Brasil, retornando às suas origens e homenageando o nosso país. Saiba mais sobre o Na Praia Brasília aqui!

Cê Tá Doido em Brasília_DeBoa Brasilia

Cê Tá Doido em Brasília

Cê Tá Doido! Projeto de sertanejo acontece no dia 25 de abril de 2026, no estacionamento da Arena BRB Mané Garrincha. As vendas já estão abertas. Confira aqui!