Commercial São Benedito: o lugar que faltava em Brasília | Gastronomia | DeBoa Brasília

RECEBA AS PRINCIPAIS NOVIDADES DE BRASÍLIA NO SEU EMAIL







Commercial São Benedito: o lugar que faltava em Brasília

Commercial São Benedito: o lugar que faltava em Brasília

Commercial São Benedito: o lugar que faltava em Brasília 

Commercial São Benedito, localizada na 704/705 Norte, tem a proposta de resgate da memória e consumo consciente e local. A mercearia que toca o passado afetivo.

O Commercial São Benedito instalado no começo da Asa Norte é a nova opção de experiência de loja que toca o passado afetivo de boa parte dos brasilienses. Em cada canto, em cada produto escolhido, em cada quitute criado, no bom e velho PF do almoço e até na fachada com letreiros do letrista Filipe Grimaldi, há elementos que provocam uma viagem no tempo, lá para o Brasil rural do interior do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte.

Mariana Dap, uma das proprietárias do espaço, conta que “é o tipo de loja dos anos 40” com todo o conceito que ela carrega, e que recebia um nome diferente em cada região, secos e molhados, mercearia, bolicho, armazém, bodega, boteco. A mercadoria vendida é produzida, em sua grande maioria, nos arredores de Brasília por pequenos produtores e, “além do resgate da memória, os produtos são ecológicos, usam insumos retirados com consciência, são biodegradáveis, feitos com o que tem em volta, com o que não agride o meio ambiente”, ressalta Mariana.

Para os moradores mais antigos de Brasília, certamente o lugar vai despertar sentimentos de volta ao passado, de simplicidade do interior, de espaço que acolhe com consciência. Para os mais novos, que não viveram a experiência do armazém na sua infância e juventude, o lugar ensina o que era o Brasil rural da casa da vó.

 

 

Pensamento consciente e atual

Mariana explica que o lugar é mais do que algo poético para despertar a memória. Ela conta que esse tipo de negócio, de volta para o passado com consumo consciente, se repete em vários lugares e tem como proposta real entregar o que o país está precisando hoje, o consumir consciente, o combate ao desperdício, pensar bem no que está se jogando no lixo, para onde vai esse lixo e o que ele vai virar.

As mercadorias comercializadas têm duas propostas. Uma delas traz insumos produzidos por agricultores familiares de localidades próximas, trabalhando com a disponibilidade que a produção local oferece e com a sazonalidade dos próprios produtos, como as frutas por exemplo, “hoje tem limão, na próxima semana tem seriguela”. Esses itens são vendidos no varejo, então se a pessoa precisar de um limão ou um ovo, pode comprar a unidade e levar para casa embalada no saco de papel. Além das frutas e verduras, são vendidas compotas, pimentas, conservas, farinhas especiais e outras delícias.

A outra proposta, faz chegar ao consumidor os produtos que são vendidos em secos e molhados no interior do Brasil. A ideia é de resgate da memória e da história de construção do país com algo que está na lembrança dos pioneiros da nossa cidade. Assim, quem for ao Commercial São Benedito encontra a cajuína e a rapadura do Nordeste, a erva-mate, cuia e bomba para fazer chimarrão, há os doces e a cachaça de Minas, além de brinquedos simples que remetem às antigas brincadeiras, utensílios para plantas, vassouras, canecas, chapéu, pente e outras mercadorias.

Commercial São Benedito:

O espaço também capricha no cardápio feito pela chef Daianne Martins. Tem almoço e jantar com pratos exclusivos para cada dia da semana, além de todo dia ter o bom e velho PF que vem com arroz, feijão, ovo frito, salada e farofa que sai por R$ 29,00. Nos fins de semana, o foco é o almoço com feijoada aos sábados e espetinho aos domingos, sempre acompanhados por uma programação musical nacional do gosto dos brasilienses. Caso o consumidor não queira pratos completos, há muitos quitutes e lanches para o tira-gosto, com opções vegetarianas também.

 

Programação semanal 

 

De Quinta a Domingo

  • Quintas, 18h às 21h: Luizão é Forró Du Bom (forró pé de serra)
  • Sextas, 18h às 21h: DJ com música brasileira
  • Sábados, 13h às 17h: Grupo Mariwô (samba de raiz)
  • Domingos, 13h às 17h: Enio Lima & Gustavo Neto – Os Caras do Modão (moda de viola caipira) 

 

Pratos da semana: R$ 38,00 todos os dias

Segunda do Contra: Bife de contra filé, arroz, feijão, fritas e salada.

Terça a Parmegiana: Parmegiana de filé de frango, arroz e frutas (com opção vegana).

Rabada da Quarta: Rabada com agrião, pirão, arroz, e saladinha.

Quinta quilombola: Coxa e sobre coxa de frango, angu de milho fresco, arroz, feijão e saladinha.

Vaca Atolada na Sexta: Costela cozida com mandioca, arroz, feijão, farofa e salada.

Sábado da Feijuca: Feijoada completa (com opção vegana).

Domingo Tropeiro: Espetinho a escolha, feijão tropeiro, ovo frito, arroz, vinagrete e farofa.

 

Serviço

Commercial São Benedito

Endereço: SCRN 704/705, Bloco E – na sombra da melhor gameleira da cidade
Funcionamento: Todos os dias de 9h às 21h
Instagram: @commercialsaobenedito

 

Mais Atrações na Cidade

Mostra Spielberg no Cine CCBB_deboa Brasilia

Mostra Spielberg no Cine CCBB

Pela primeira vez o Brasil recebe a mostra de cinema SPIELBERG, a maratona de exibições tem início no CCBB Brasília, de 08 de fevereiro a 05 de março. Confira!

Garota Vip em Brasília_deboa Brasilia

Garota Vip em Brasília

Preparem o Coração, dia de 21 de Abril, chega na capital o Festival Garota Vip e promete ir até o amanhecer no gramado da Arena BRB Mané Garrincha. Saiba Mais!

Carnaval no DF Plaza Shopping_deboa Brasilia

Carnaval no DF Plaza Shopping

Confetes, serpentinas, fantasias e muita disposição para curtir a programação de Carnaval no DF Plaza Shopping, nos dias 05, 12 e 19 de Fevereiro. Saiba Mais!

Bloco Eduardo e Mônica_deboa Brasilia

Bloco Eduardo e Mônica

O Bloco Eduardo e Mônica, que é um dos principais de Brasília, vai trazer muita folia no domingo, dia 19/02, no Bosque – Ao lado do Ginásio Nilson Nelson. Veja!

Bloquinho do Cafe_deboa Brasilia

Bloquinho do Cafe Brazilian Paradise

Bloquinho do Cafe, depois de alguns anos sem Carnaval por aqui, a gente merece curtir e comemorar da melhor forma, de 17 a 21/02, no Cafe de La Musique Brasília

Calafolia_deboa Brasilia

Calafolia – Carnaval do Calaf

É Carnaval no Calaf, hora da gente se reunir! Extravasar, dançar, sorrir a noite toda e transbordar alegria e amor, entre os dias 02 e 16/02. Partiu Calafolia!

SESC+Samba_deboa Brasilia

Festival Sesc + Samba

O Setor Comercial Sul será palco do festival Sesc+Samba. O evento gratuito vai contar com Xande de Pilares e mais 5 atrações, dia 12 de fevereiro. Saiba mais aqui