Commercial São Benedito: o lugar que faltava em Brasília
Commercial São Benedito, localizada na 704/705 Norte, tem a proposta de resgate da memória e consumo consciente e local. A mercearia que toca o passado afetivo.
O Commercial São Benedito instalado no começo da Asa Norte é a nova opção de experiência de loja que toca o passado afetivo de boa parte dos brasilienses. Em cada canto, em cada produto escolhido, em cada quitute criado, no bom e velho PF do almoço e até na fachada com letreiros do letrista Filipe Grimaldi, há elementos que provocam uma viagem no tempo, lá para o Brasil rural do interior do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte.
Mariana Dap, uma das proprietárias do espaço, conta que “é o tipo de loja dos anos 40” com todo o conceito que ela carrega, e que recebia um nome diferente em cada região, secos e molhados, mercearia, bolicho, armazém, bodega, boteco. A mercadoria vendida é produzida, em sua grande maioria, nos arredores de Brasília por pequenos produtores e, “além do resgate da memória, os produtos são ecológicos, usam insumos retirados com consciência, são biodegradáveis, feitos com o que tem em volta, com o que não agride o meio ambiente”, ressalta Mariana.
Para os moradores mais antigos de Brasília, certamente o lugar vai despertar sentimentos de volta ao passado, de simplicidade do interior, de espaço que acolhe com consciência. Para os mais novos, que não viveram a experiência do armazém na sua infância e juventude, o lugar ensina o que era o Brasil rural da casa da vó.
Pensamento consciente e atual
Mariana explica que o lugar é mais do que algo poético para despertar a memória. Ela conta que esse tipo de negócio, de volta para o passado com consumo consciente, se repete em vários lugares e tem como proposta real entregar o que o país está precisando hoje, o consumir consciente, o combate ao desperdício, pensar bem no que está se jogando no lixo, para onde vai esse lixo e o que ele vai virar.
As mercadorias comercializadas têm duas propostas. Uma delas traz insumos produzidos por agricultores familiares de localidades próximas, trabalhando com a disponibilidade que a produção local oferece e com a sazonalidade dos próprios produtos, como as frutas por exemplo, “hoje tem limão, na próxima semana tem seriguela”. Esses itens são vendidos no varejo, então se a pessoa precisar de um limão ou um ovo, pode comprar a unidade e levar para casa embalada no saco de papel. Além das frutas e verduras, são vendidas compotas, pimentas, conservas, farinhas especiais e outras delícias.
A outra proposta, faz chegar ao consumidor os produtos que são vendidos em secos e molhados no interior do Brasil. A ideia é de resgate da memória e da história de construção do país com algo que está na lembrança dos pioneiros da nossa cidade. Assim, quem for ao Commercial São Benedito encontra a cajuína e a rapadura do Nordeste, a erva-mate, cuia e bomba para fazer chimarrão, há os doces e a cachaça de Minas, além de brinquedos simples que remetem às antigas brincadeiras, utensílios para plantas, vassouras, canecas, chapéu, pente e outras mercadorias.
O espaço também capricha no cardápio feito pela chef Daianne Martins. Tem almoço e jantar com pratos exclusivos para cada dia da semana, além de todo dia ter o bom e velho PF que vem com arroz, feijão, ovo frito, salada e farofa que sai por R$ 29,00. Nos fins de semana, o foco é o almoço com feijoada aos sábados e espetinho aos domingos, sempre acompanhados por uma programação musical nacional do gosto dos brasilienses. Caso o consumidor não queira pratos completos, há muitos quitutes e lanches para o tira-gosto, com opções vegetarianas também.
Programação semanal
De Quinta a Domingo
- Quintas, 18h às 21h: Luizão é Forró Du Bom (forró pé de serra)
- Sextas, 18h às 21h: DJ com música brasileira
- Sábados, 13h às 17h: Grupo Mariwô (samba de raiz)
- Domingos, 13h às 17h: Enio Lima & Gustavo Neto – Os Caras do Modão (moda de viola caipira)
Pratos da semana: R$ 38,00 todos os dias
Segunda do Contra: Bife de contra filé, arroz, feijão, fritas e salada.
Terça a Parmegiana: Parmegiana de filé de frango, arroz e frutas (com opção vegana).
Rabada da Quarta: Rabada com agrião, pirão, arroz, e saladinha.
Quinta quilombola: Coxa e sobre coxa de frango, angu de milho fresco, arroz, feijão e saladinha.
Vaca Atolada na Sexta: Costela cozida com mandioca, arroz, feijão, farofa e salada.
Sábado da Feijuca: Feijoada completa (com opção vegana).
Domingo Tropeiro: Espetinho a escolha, feijão tropeiro, ovo frito, arroz, vinagrete e farofa.
Serviço
Commercial São Benedito
Endereço: SCRN 704/705, Bloco E – na sombra da melhor gameleira da cidade
Funcionamento: Todos os dias de 9h às 21h
Instagram: @commercialsaobenedito