9 receitas fáceis de fazer para acompanhar o tradicional churrasco

9 receitas fáceis de fazer para acompanhar o tradicional churrasco_DeBoa Brasilia
  • Home
  • Gastronomia
  • 9 receitas fáceis de fazer para acompanhar o tradicional churrasco

9 receitas fáceis de fazer para acompanhar o tradicional churrasco

O churrasco é uma ótima opção para o preparo de uma carne macia, suculenta e saborosa. E, para que a refeição fique completa, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, explica que é importante agregar outros nutrientes. Arroz, mandioca e batata-doce cozidas, batata assada na churrasqueira ou na maionese e as farofas são ótimos exemplos. “Para completar, acrescentar vegetais faz toda a diferença. Saladas de rúcula ou alface, e vinagretes, que podem ter componentes além dos tradicionais cebola e tomate, costumam agradar bastante”, diz.

Renata ensina que outros itens podem ser preparados na churrasqueira e agregar sabor e variedade nutricional à refeição. “Pimentão recheado, milho na manteiga, berinjela, aspargos e cogumelos assados, e espetinhos de legumes, entre outros, são ótimas opções para variar o consumo dos vegetais e equilibrar os nutrientes ingeridos no churrasco. Inclusive frutas como o abacaxi e a banana com canela ficam muito saborosas quando assadas na grelha”.

Para o preparo, cortes já prontos para ir direto para assar são muito práticos e saborosos. “Mas é importante se assegurar que o produto tenha boa procedência, tanto do ponto de vista de qualidade microbiológica (de contaminação) quanto do ponto de vista sensorial para que seja uma carne saudável, macia, saborosa e suculenta”, ressalta a especialista.

A nutricionista ensina os cuidados que se deve ter na hora da compra. “Geralmente, as melhores carnes para churrasco são embaladas a vácuo. Além de garantir um nível de maturação maior, o que dá mais maciez, permite que você possa conferir a data de validade, procedência e aparência”.

Uma série de cortes especiais na linha Oba Reserve, diferenciados pela embalagem, maturação, qualidade e garantia de procedência, está disponível no Oba Hortifruti.

Renata ensina 9 receitas fáceis de fazer de acompanhamentos saborosos e nutritivos para o churrasco

Espetinho de carne com legumes

  • 1 pimentão amarelo
  • 2 cebolas roxas
  • 2 tomates pequenos
  • Cubos de carne bovina
  • Sumo de 2 limões
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Corte os pimentões em quadrados de 3×3 centímetros. Corte as cebolas e os tomates em rodelas grossas. Tempere os legumes e a carne com sal, limão e pimenta a gosto. Monte os espetinhos em sequência: carne, cebola, tomate, pimentão. Leve para assar com a churrasqueira já bem quente até que a carne fique ao ponto.

Molho chimichurri caseiro para salada

  • 10g de salsinha desidratada
  • 10g de alho e cebola desidratados
  • 5g de pimenta calabresa desidratada
  • 200ml de azeite
  • 100ml de vinagre de vinho branco
  • 5g de cebolinha desidratada
  • 5g de louro em pó
  • 5g de orégano desidratado

Modo de preparo:
Misture tudo e deixe descansando de um dia para o outro na geladeira antes de servir.

Molho barbecue caseiro para costela

  • 1 peça de costela pequena
  • 1 cebola ralada
  • 2 dentes de alho ralados
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • Azeite para refogar
  • 100ml de vinagre de arroz
  • 100ml de água
  • 2 colheres de sopa de molho inglês
  • 2 xícaras de chá de ketchup
  • 1 colher de sopa de mostarda amarela
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 pitada de páprica picante
  • 1 colher de café de sal

Modo de preparo:
Aqueça o azeite e doure o alho e a cebola. Acrescente o vinagre, o ketchup, o açúcar, a água, a mostarda, o mel e o molho inglês. Misture bem até que tudo incorpore. Tempere com o sal, o cominho e a páprica. Misture novamente. Deixe o molho apurando por cerca de 20 minutos em fogo baixo. Asse a peça de costela na churrasqueira e passe o molho na carne ainda bem quente.

Pão de queijos para churrasco

  • 5 pães de leite
  • 1 pote de requeijão
  • 150g de queijo parmesão
  • 150g de queijo muçarela
  • 50g de queijo gorgonzola
  • 2 colheres de sopa de manteiga

Modo de preparo:

Derreta a manteiga, rale os queijos e misture tudo até formar uma pasta. Faça cortes nos pães para rechear com o creme de queijos. Asse na churrasqueira até que os queijos derretam, e o pão fique gratinado.

Espetinho de vegetais

  • 1 pimentão amarelo cortado em cubos
  • 1 cenoura média cortada em fatias finas
  • 1 batata-doce roxa cortada em cubos de 1cm de espessura
  • 2 cebolas médias cortadas em 4 partes

 

Espetinhos de churrasco

Modo de preparo:

Monte os espetinhos com pimentão amarelo, cenoura, batata-doce e finalize com a cebola. Tempere com azeite e sal, e leve para a churrasqueira até que os vegetais fiquem bem dourados e macios. Sirva para acompanhar carnes fatiadas e arroz branco.

Discos de abobrinha

  • 1 abobrinha brasileira
  • Sal, azeite e orégano a gosto

Modo de preparo:

Corte uma abobrinha brasileira em rodelas de 1cm de espessura. Tempere com azeite, sal e orégano a gosto. Leve para a churrasqueira até que os discos de abobrinha fiquem bem dourados. Sirva como acompanhamento de espetinhos de carne ou frango e salada de batata com maionese.

Batata com alecrim

  • 20 batatas bolinhas
  • Ramos de alecrim
  • Sal e azeite a gosto

Modo de preparo:

Corte as batatas bolinhas ao meio com a casca. Tempere com alecrim, azeite e sal. Leve para a churrasqueira até que fiquem macias. Sirva com linguiça grelhada, farofa e salada de folhas temperada com vinagrete.

Cogumelos grelhados

  • 5 cogumelos portobelo
  • 1 dente de alho amassado
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Faça uma pasta com o azeite, o sal, a pimenta e o alho amassado. Tempere os cogumelos. Deixe-os com o caule para cima e leve para a churrasqueira até que fiquem dourados. Sirva com arroz temperado e carnes fatiadas.

Vinagrete de rúcula

  • 1 xícara de chá de cebola cortada em cubos
  • 1 xícara de chá de tomate cortado em cubos
  • 1/2 xícara de folhas de rúcula cortadas ao meio
  • 2 colheres de sopa de cheiro verde fresco picado
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 50ml de suco de limão
  • 50ml de água
  • 1 colher de chá de sal

Modo de preparo:

O ideal é que essa receita seja preparada pelo menos uma hora antes de servir e que fique armazenada em geladeira.

Misture delicadamente todos os ingredientes. Sirva com salada de folhas, linguiça assada, pães ou torradas.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Em agosto de 2023, o Oba foi eleito pelos paulistanos o melhor hortifrúti pela 3ª vez, segundo a pesquisa DataFolha.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.

Mais Atrações na Cidade

Gurumê traz proposta gastronômica exclusiva para o verão_DeBoa Brasília
Gastronomia

Gurumê traz proposta gastronômica exclusiva para o verão

Férias é oportunidade para tour gastronômico em Brasília_DeBoa Brasília
Gastronomia

Férias é oportunidade para tour gastronômico em Brasília

Aeroporto de Brasília_DeBoa Brasília
Notícias

Aeroporto de Brasília é eleito o segundo mais pontual do mundo em ranking internacional

Natura Bothânica começa ano novo com convite para transformar metas em bem-estar_DeBoa Brasília
Novidades

Natura Bothânica começa ano novo com convite para transformar metas em bem-estar

Saboretto Cafés Especiais apresenta novas expressões do café para o verão_DeBoa Brasília
Gastronomia

Saboretto Cafés Especiais apresenta novas expressões do café para o verão

pacote de viagem 2026_deboa brasília
Turismo

Buscas por pacote de viagem 2026 crescem 817%; veja os 10 destinos mais buscados pelos brasileiros

Destinos imperdíveis para viajar perto de Brasília e Goiânia_DeBoa Brasília
Turismo

Destinos imperdíveis para viajar perto de Brasília e Goiânia

Música P do Pecado, de Menos é Mais e Simone Mendes, é a mais ouvida em 2025_DeBoa Brasilia
Dica DeBoa

Música P do Pecado, de Menos é Mais e Simone Mendes, é a mais ouvida em 2025

Museu-Nacional-DeBoa-Brasília
Notícias

Equipamentos e ações culturais ultrapassam 1 milhão de visitantes em 2025

cadastro de blocos de rua do Carnaval 2026 no DF_DeBoa Brasília
Notícias

Abertas inscrições para o cadastro de blocos de rua do Carnaval 2026 no DF

Pirenópolis se destaca como destino para segunda moradia_DeBoa Brasília
Turismo

Pirenópolis se destaca como destino para segunda moradia

Stock Car 2026 anuncia datas com Corrida do Milhão e prova inédita_DeBoa Brasília
Ciência

Stock Car 2026 anuncia datas com Corrida do Milhão e prova inédita

Projeto Conexão Para Todos abre inscrições gratuitas para cursos tecnológicos em Ceilândia_DeBoa Brasília
Notícias

Projeto Conexão Para Todos abre inscrições gratuitas para cursos tecnológicos em Ceilândia

Di Propósito apresenta novo vocalista e novidades para 2026_DeBoa Brasília
Notícias

Di Propósito apresenta novo vocalista e novidades para 2026

Corrida de Reis Brasília 2026_DeBoa-Brasília
Notícias

Tradicional Corrida de Reis do DF será dia 31 de janeiro

celebra-df-2026-deboa-brasília
Notícias

Celebra DF 2026 reúne mais de 400 mil pessoas e consolida Brasília como palco de grandes eventos culturais gratuitos

feriados e pontos facultativos no GDF em 2026_DeBoa Brasília
Notícias

Definido o calendário 2026 de feriados e pontos facultativos no GDF

Kits Vinho SA para o Réveillon_DeBoa Brasília
Dica DeBoa

Vinhos S.A. lança kits especiais para brindar o Réveillon

Léo-Santana-em-Brasília_DeBoa Brasília

Léo Santana em Brasília

Léo Santana é atração do Verão R2, em Brasília, no dia 7 de fevereiro, com show prometendo muita energia, hits e clima de verão. Ingressos com desconto aqui!

Simone Mendes em Brasília_DeBoa Brasília

Simone Mendes em Brasília

Simone Mendes confirma gravação de DVD dia 22 de janeiro, no Verão R2, em Brasília. Garanta aqui seu ingresso com desconto exclusivo!

Colônia de Férias Eu Remo Sorrindo_DeBoa Brasília

Colônia de Férias Eu Remo Sorrindo

A Colônia de Férias Eu Remo Sorrindo está de volta, de 12 a 23 de Janeiro de 2026, no Clube ASSTJ, para crianças de 5 a 14 anos. Saiba como fazer a inscrição aqui!

Corrida de Reis em Brasília 2026_DeBoa-Brasília

Corrida de Reis Brasília 2026

Tradicional Corrida de Reis do DF está marcada para o dia 31 de janeiro, etapa adulto, e no dia 24 de janeiro acontece a etapa mirim. Inscrições gratuitas aqui!