Coronavírus: situação das provas de concursos públicos no Brasil
A pandemia causada pelo novo coronavírus exigiu mudanças na organização e no funcionamento de várias áreas para que as recomendações de afastamento social fossem respeitadas. Por conta disso, o setor de trabalho também foi afetado, o que influenciou a realização dos concursos públicos no Brasil, com a necessidade de adiar e até mesmo cancelar algumas provas.
Com a chegada do segundo semestre do ano, cresce a necessidade das bancas avaliadoras definirem o modelo e a data de realização das provas, permitindo que os alunos se preparem para a avaliação e encaixem as decisões em seu planejamento individual. Para ajudar as pessoas que farão as provas a se manterem atualizadas, a equipe de comunicação do Gran Cursos Online criou um levantamento que permite a visualização da situação e das datas das avaliações.
Entre as principais provas que foram confirmadas ou remarcadas estão as avaliações do INCS (Instituto Nacional de Ciências da Saúde), Prefeitura de Ribeirão Grande/SP, CRT SP (Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo), Escola de Sargentos das Armas, Coren MG (Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais), entre várias outras.
Já entre as provas adiadas, mas sem data definida para aplicação ou canceladas, estão os concursos da Superintendência Executiva de Administração Penitenciária de Goiás (AGEPEN GO), SES/SP (Secretaria de Saúde de São Paulo), Hospital Ipiranga (Unidade de Gestão Assistencial II), TJ/PA (Tribunal de Justiça do Pará), Conselho Regional de Química da 10ª Região (CRQ-10), Guarda Municipal de Cariacica/ES, TCM/SP (Tribunal de Contas do Município de SP), entre outras.
As provas da prefeitura de Andrelândia, MG e da prefeitura de Borda da Mata, MG foram realizadas no começo de agosto. A recomendação para a aplicação dos concursos no cenário atual envolve uma lista de cuidados, como distância mínima entre os candidatos, material de higiene pessoal disponível para todos, como álcool em gel, água e sabão, além do uso de máscara.
O Calendário OAB 2020 foi outro que sofreu várias modificações. A Coordenação Nacional do Exame de Ordem da Ordem dos Advogados do Brasil realizou várias mudanças na data da 2ª Fase do XXXI Exame de Ordem, além de suspender o restante do calendário do ano. A 2ª fase, que estava primeiramente marcada para abril, já passou por quatro alterações de data até agora, e está marcada para ser aplicada no dia 4 de outubro. A data, entretanto, não é definitiva, e os candidatos devem se manter atentos aos comunicados feitos nos canais oficiais da coordenação, já que a aplicação dependerá da normalização do cenário atual.