Prêmio Engenho Mulher 2024

PRÊMIO ENGENHO MULHER BRASÍLIA 2024_DEBOA BRASÍLIA

Prêmio Engenho Mulher 2024 

O MAB – Museu de Arte de Brasília irá sediar a cerimônia de entrega do Prêmio Engenho Mulher 2024. Organizado pela jornalista Kátia Cubel, da Engenho Comunicação, o Prêmio Engenho Mulher foi criado para valorizar a equidade de gênero, o empoderamento feminino e a contribuição da mulher à sociedade por meio do reconhecimento de mulheres que, profissionalmente, transformam o mundo ao seu redor. Na primeira, edição, em 2023, duas mulheres foram premiadas: a oncologista Ísis Magalhães, diretora do Hospital da Criança José Alencar, e a deputada Doutora Jane, que atuou como delegada da Polícia Civil no combate à violência de gênero.

“Desde 2004 realizamos o Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia, para fortalecer a liberdade de expressão, a transparência, a ética, a cidadania e a democracia. Em 2020, devido a tantos ataques que nós, mulheres, vínhamos sofrendo, decidi criar o Prêmio Engenho Mulher, para valorizar as transformações que tantas mulheres incríveis processam ao seu redor. Tivemos a primeira edição somente no ano passado. E, agora, já estamos trabalhando na segunda edição. Nesta edição, haverá até três vencedoras, a serem escolhidas por um Juri notável de mulheres jornalistas.  

 

Vencedoras do “Prêmio Engenho Mulher 2024” atuam pela redução da desigualdade e por inclusão social 

A subprocuradora-geral da República, Sandra Lia Simon, a maestrina Rejane Pacheco, diretora do projeto Reciclando Sons e a empreendedora social Carmélia Teixeira, dirigente da Creche Guerreiros do Amanhã, são as três vencedoras do Prêmio Engenho Mulher 2024 – Reconhecimento a Quem Nos Transforma. Elas serão distinguidas durante a cerimônia de premiação, na próxima segunda-feira, dia 20 de maio, no Museu de Arte de Brasília (MAB). 

A seleção das três vencedoras foi realizada por um júri independente, formada por sete mulheres jornalistas. São elas: Ana Maria Campos (Correio Braziliense), Bárbara Lins (Nova Brasil FM), Basília Rodrigues (CNN Brasil), Marlene Galeazzi (Alô Brasília),
Neila Medeiros (TV Record), Paola Lima (Agência Senado) e Thalyta Almeida (Band Brasília). A cerimônia de premiação vai acontecer na próxima segunda-feira, dia 20 de maio, às 17h, no MAB (Museu de Arte de Brasília). 

 

As vencedoras

Sandra Lia Simon integra o Ministério Público do Trabalho, onde exerce a função de subprocuradora-geral. Em sua atuação, sempre priorizou assegurar direitos para as minorias e para as pessoas vulneráveis. É criadora do coletivo Transfora MP, que foca no respeito aos Direitos Humanos, para efetivar um ideal de igualdade e respeito à diversidade. Trabalha com a inclusão de profissionais trans no mercado de trabalho.

Rejane Pacheco, diretora do projeto Reciclando Sons, fundou na Estrutural esse projeto que há 23 anos promove a inclusão socioassistencial para crianças, adolescentes e jovens por meio da música e da oportunidade de capacitação profissional para os familiares.

Carmélia Teixeira, dirigente da Creche Guerreiros do Amanhã, atende crianças na Estrutural, e seus familiares, viabilizando segurança alimentar, cuidados, educação e orientação para um futuro transformador e em defesa da conquista de cidadania. 

 

Sobre o Prêmio Engenho Mulher

Reconhecimento a Quem nos Transforma visa identificar, destacar e valorizar o trabalho de mulheres que, em geral de forma anônima, transformam o mundo ao ser redor. No ano passado, as vencedoras da primeira edição foram a deputada Doutora Jane, por sua atuação na proteção à mulher e no combate ao feminicídio, e a doutora Ísis Magalhães, oncologista e diretora do Hospital da Criança José de Alencar. O Prêmio Engenho Mulher é uma iniciativa coordenada pela jornalista Kátia Cubel, da Engenho Comunicação. Neste ano, será realizada com o apoio dos seguintes empreendedores: Ana Paula Ávila, diretora de criação da Confraria Studio, Dalide Correa, jurista, Lara Torres, sommelier e fundadora da Wine C, e do casal Celso e Simone Jabour, da Sweet Cake. 

 

Serviço

PRÊMIO ENGENHO MULHER 2024

Data: 20 de Maio
Hora: das 17h às 21h
Local: MAB – Museu de Arte de Brasília
Evento para Convidados
Realização: Kátia Cubel – Engenho Comunicação

Mais Atrações na Cidade

CCBB BRASÍLIA_ SITE DEBOA BRASÍLIA

Arraiá do CCBB Brasília

Anunciamos o Arraiá do CCBB Brasília para celebrar uma das festas mais tradicionais da cultura brasileira, nos dias 22 e 23 de junho, das 14h às 20h com entrada gratuita.

Depeche Mode Experience em Brasília_Deboa Brasilia

Depeche Mode Experience em Brasília

Dia 30 de Junho acontece o Depeche Mode Experience, a principal banda tributo ao DEPECHE MODE, em Brasília, no Centro De Convenções Ulysses Guimarães. Confira!

Praça Junina do JK Shopping_Deboa Brasilia

Praça Junina do JK Shopping

Com entrada gratuita nos dias 21, 22, 28 e 29 de junho, o JK Shopping promove ”Praça Junina” com gastronomia típica, atrações musicais e muita diversão! Confira!

Arraiá Casapark 2024_Deboa Brasilia

Arraiá Casapark 2024

Dia 29 de junho acontece o Arraiá Casapark 2024 com shows, quadrilha, comidas típicas, brinquedos e brincadeiras para adultos e crianças. Saiba mais aqui!