Prêmio Engenho Mulher 2024

PRÊMIO ENGENHO MULHER BRASÍLIA 2024_DEBOA BRASÍLIA

Prêmio Engenho Mulher 2024 

O MAB – Museu de Arte de Brasília irá sediar a cerimônia de entrega do Prêmio Engenho Mulher 2024. Organizado pela jornalista Kátia Cubel, da Engenho Comunicação, o Prêmio Engenho Mulher foi criado para valorizar a equidade de gênero, o empoderamento feminino e a contribuição da mulher à sociedade por meio do reconhecimento de mulheres que, profissionalmente, transformam o mundo ao seu redor. Na primeira, edição, em 2023, duas mulheres foram premiadas: a oncologista Ísis Magalhães, diretora do Hospital da Criança José Alencar, e a deputada Doutora Jane, que atuou como delegada da Polícia Civil no combate à violência de gênero.

“Desde 2004 realizamos o Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia, para fortalecer a liberdade de expressão, a transparência, a ética, a cidadania e a democracia. Em 2020, devido a tantos ataques que nós, mulheres, vínhamos sofrendo, decidi criar o Prêmio Engenho Mulher, para valorizar as transformações que tantas mulheres incríveis processam ao seu redor. Tivemos a primeira edição somente no ano passado. E, agora, já estamos trabalhando na segunda edição. Nesta edição, haverá até três vencedoras, a serem escolhidas por um Juri notável de mulheres jornalistas.  

 

Vencedoras do “Prêmio Engenho Mulher 2024” atuam pela redução da desigualdade e por inclusão social 

A subprocuradora-geral da República, Sandra Lia Simon, a maestrina Rejane Pacheco, diretora do projeto Reciclando Sons e a empreendedora social Carmélia Teixeira, dirigente da Creche Guerreiros do Amanhã, são as três vencedoras do Prêmio Engenho Mulher 2024 – Reconhecimento a Quem Nos Transforma. Elas serão distinguidas durante a cerimônia de premiação, na próxima segunda-feira, dia 20 de maio, no Museu de Arte de Brasília (MAB). 

A seleção das três vencedoras foi realizada por um júri independente, formada por sete mulheres jornalistas. São elas: Ana Maria Campos (Correio Braziliense), Bárbara Lins (Nova Brasil FM), Basília Rodrigues (CNN Brasil), Marlene Galeazzi (Alô Brasília),
Neila Medeiros (TV Record), Paola Lima (Agência Senado) e Thalyta Almeida (Band Brasília). A cerimônia de premiação vai acontecer na próxima segunda-feira, dia 20 de maio, às 17h, no MAB (Museu de Arte de Brasília). 

 

As vencedoras

Sandra Lia Simon integra o Ministério Público do Trabalho, onde exerce a função de subprocuradora-geral. Em sua atuação, sempre priorizou assegurar direitos para as minorias e para as pessoas vulneráveis. É criadora do coletivo Transfora MP, que foca no respeito aos Direitos Humanos, para efetivar um ideal de igualdade e respeito à diversidade. Trabalha com a inclusão de profissionais trans no mercado de trabalho.

Rejane Pacheco, diretora do projeto Reciclando Sons, fundou na Estrutural esse projeto que há 23 anos promove a inclusão socioassistencial para crianças, adolescentes e jovens por meio da música e da oportunidade de capacitação profissional para os familiares.

Carmélia Teixeira, dirigente da Creche Guerreiros do Amanhã, atende crianças na Estrutural, e seus familiares, viabilizando segurança alimentar, cuidados, educação e orientação para um futuro transformador e em defesa da conquista de cidadania. 

 

Sobre o Prêmio Engenho Mulher

Reconhecimento a Quem nos Transforma visa identificar, destacar e valorizar o trabalho de mulheres que, em geral de forma anônima, transformam o mundo ao ser redor. No ano passado, as vencedoras da primeira edição foram a deputada Doutora Jane, por sua atuação na proteção à mulher e no combate ao feminicídio, e a doutora Ísis Magalhães, oncologista e diretora do Hospital da Criança José de Alencar. O Prêmio Engenho Mulher é uma iniciativa coordenada pela jornalista Kátia Cubel, da Engenho Comunicação. Neste ano, será realizada com o apoio dos seguintes empreendedores: Ana Paula Ávila, diretora de criação da Confraria Studio, Dalide Correa, jurista, Lara Torres, sommelier e fundadora da Wine C, e do casal Celso e Simone Jabour, da Sweet Cake. 

 

Serviço

PRÊMIO ENGENHO MULHER 2024

Data: 20 de Maio
Hora: das 17h às 21h
Local: MAB – Museu de Arte de Brasília
Evento para Convidados
Realização: Kátia Cubel – Engenho Comunicação

Mais Atrações na Cidade

Camarote Salvador 2025_DeBoa Brasília

Camarote Salvador 2025

Camarote Salvador 2025, seis pavimentos divididos em 3 palcos, dezenas de artistas, open bar premium e uma atmosfera distinta que faz do seu carnaval um verdadeiro festival de diversão, música e conforto.

Vou Zuar na Varanda_DeBoa Brasilia

Vou Zuar na Varanda

No dia 6 de dezembro, Brasília recebe o grupo Vou Zuar, diretamente de Niterói – Rio de Janeiro, no Contexto Bar e Restaurante. Ingressos com desconto exclusivo!

Pagode do Jorgin - A Origem_DeBoa Brasilia

Pagode do Jorgin – A Origem

No dia 29 de novembro, acontece o Pagode do Jorgin – A Origem – Gravação de DVD, no Venicce Beach, em Brasília. Saiba mais aqui!

Deguste!_DeBoa Brasilia

Deguste!

No dia 21 de novembro, o Gran Bier, no Pontão do Lago Sul, recebe o “Deguste!”, feira de vinhos realizada pela distribuidora Vinhos S.A. Saiba mais aqui!

Festa Star Light com Louie Cut_DeBoa Brasilia

Festa Star Light com Louie Cut

No dia 14 de dezembro, Brasília recebe a Festa Star Light – Edição Especial de Fim de Ano, com Louie Cut, no SOMMA Entretenimento. Saiba mais aqui!

“Festival Fado” 2024 desembarca em Brasília_DeBoa Brasília

Festival Fado Brasília 2024

“Festival Fado” 2024 desembarca em Brasília pela primeira vez, nos dias 25 e 26 de novembro. Shows e exposição da maior mostra de Fado a nível internacional. Confira!

Exposição Contraste Urbano_DeBoa Brasilia

Exposição Contraste Urbano

Até o dia 28 de novembro, o Boulevard Shopping Brasília apresenta a exposição coletiva de graffiti Contraste Urbano. Saiba mais aqui!