Ninho das Artes Promove Interação Entre Creches e Comunidade do Distrito Federal

Ninho das Artes Promove Interação Entre Creches e Comunidade do Distrito Federal_deboa Brasilia

Ninho das Artes Promove Interação Entre Creches e Comunidade do Distrito Federal

As creches são locais de transformação social, onde crianças, trabalhadores e comunidade cuidam e ensinam uns aos outros. Com base nesse conceito, surge o projeto “Ninho das Artes”. Com início marcado para o dia 5 de junho, nas creches do Recanto das Emas, Beija-Flor e Coração de Cristo, o projeto sociocultural integra cinco Regiões Administrativas do Distrito Federal: Recanto das Emas, Estrutural, Sol Nascente/Pôr do Sol, Riacho Fundo e Taguatinga. Serão oferecidas atividades lúdicas para as crianças, oficinas de capacitação para os servidores das creches, pais e professores, além da criação de uma feira de economia criativa com produtos desenvolvidos nos cursos.

O projeto abre em junho na cidade de Recanto das Emas, envolvendo as creches Beija Flor e Coração de Cristo e em parceria no Centro de Vivência do Idoso, espaço público do GDF. O Ninho das Artes é promovido pelo Instituto Cidade Céu e patrocinado pela Neoenergia Brasília por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec).

Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) adotados pelo edital Transformando Energia em Cultura, da Neoenergia, o Ninho das Artes trabalha com os seguintes pilares: cultura, educação, trabalho e comunidades sustentáveis dentro das creches do Distrito Federal. Durante o cronograma, o projeto oferecerá 100 horas/aula por Região Administrativa ao corpo da creche (monitores, merendeiros, professores, auxiliares e pais de alunos), contemplando conteúdos teóricos e práticos sob coordenação pedagógica. Para as crianças, haverá atividade lúdica, a fábula “O Coelho e o Casamento da Onça”, adaptada por Sérgio Maggio, do universo de fábulas de Monteiro Lobato.

À frente do Ninho das Artes, o produtor cultural e presidente do Instituto Cidade Céu, Jones Schneider, relata: “O Ninho das Artes nasce do desejo de estender e aprofundar os laços comunitários que já existem em torno dessas creches. ‘Estes locais operam muitas vezes com voluntariado de mães que cuidam das crianças da comunidade para que uma grande parte das mulheres saia para trabalhar.’ As oficinas foram pensadas na possibilidade de ampliar o conhecimento, favorecer uma fonte de renda e disseminar os conceitos de reciclagem e consciência ambiental”, considera o idealizador.

Quanto à geração de renda nas comunidades atendidas pelas creches, o projeto buscará promover o crescimento econômico. Após a conclusão das oficinas, a comunidade administrará suas feiras colaborativas, com os produtos confeccionados durante as aulas. O presidente do Instituto Cidade Céu ressalta que a meta é revelar o potencial de agentes comunitários para integrar as oficinas e formar as feiras de maneira sustentável e consistente.

Creches Potências

O Ninho das Artes tem um foco especial na economia criativa. O projeto inclui oficinas formativas com produtos que podem ser facilmente disponibilizados em feiras colaborativas, usando os conceitos de reciclagem e consciência ambiental. Entre as oficinas, estão a confecção de brinquedos populares, a customização de roupas, artesanato e administração de feiras e bazares, contando com a participação de profissionais reconhecidos nas áreas de cultura e economia criativa no Brasil. O palhaço Mandioca Frita ensinará professores, voluntárias e mães a confeccionar brinquedos com materiais recicláveis, enquanto a estilista Fernanda Ferrugem proporá transformações de peças usadas por meio de diversas técnicas de recriação. A artesã Eliane Teixeira ensinará como criar peças com materiais acessíveis para comercialização em feiras e bazares. Já Ângela Francini vai ensinar como organizar um Bazar Cultural, e a Chef Alessandra Brandt ministrará a oficina de gastronomia e aproveitamento integral dos alimentos.

Ninho das Artes Promove Interação Entre Creches e Comunidade do Distrito Federal_deboa Brasilia

Eliane Teixeira, artesã de Patos de Minas e moradora de Brasília há mais de 50 anos, é responsável pela oficina de artesanato com bordado livre na produção de mandalas, utilizando pintura e retalhos de tecidos. Ela expressa sua empolgação em transmitir seu ofício às comunidades atendidas pelas creches do Distrito Federal. Eliane destaca: “Cresci rodeada de linhas, fios e tecidos, pois minha mãe era uma costureira talentosa. Por isso, tenho grande interesse em trabalhos manuais, que estimulam a criatividade e aquecem o coração. Compartilharemos nossos conhecimentos e nos tornaremos mais fortes juntos”.

A iniciativa também busca fortalecer os laços comunitários e o trabalho solidário, promovendo o fortalecimento interpessoal nas creches e nas comunidades atendidas, criando uma grande rede de apoio entre os envolvidos. A ação celebra parcerias entre a comunidade do Distrito Federal e o poder público, reconhecendo as creches como atores sociais pelas autoridades locais. O Ninho também busca o apoio integrado das Administrações Regionais atendidas. O projeto visa capacitar e empoderar as creches e comunidades, construindo um futuro mais promissor e sustentável, destacando a valorização da cultura local e a interação entre creches, população e poder público.

O Ninho das Artes planta sementes para o desenvolvimento da comunidade, promovendo a integração, a educação de qualidade, o trabalho decente e a criação de comunidades sustentáveis, transformando as creches em importantes forças sociais não apenas para as crianças, mas para toda a comunidade ao redor, por meio da valorização da cultura local e da interação entre creches, população e poder público.

Sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Implementados pela Organização das Nações Unidas (ONU), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam ter paz e prosperidade. Estes são os objetivos para que possa atingir a Agenda 2030 no Brasil.

São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. De acordo com as premissas da Neoenergia, parceira da ONU no Brasil, o Ninho das Artes trabalha com quatro (ODS) – 4: Educação de Qualidade, 8:Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis e 17: Parcerias e Meios e Implementação.

Oficinas

  • Artesanato – Eliane Teixeira
  • Customização – Fernanda Ferrugem
  • Organização de Bazar Cultural – Ângela Francini
  • Gastronomia e aproveitamento de alimentos – Alessandra Brandt
  • Brinquedos Criativos – Palhaço Mandioca Frita

 

Serviço

Ninho das Artes Promove Interação Entre Creches e Comunidade do Distrito Federal

Etapa Recanto das Emas

Dias: 05 a 23 de junho de 2023
Local: Creches Beija Flor e Coração de Cristo
Realização @institutocidadeceu
Inscrição das oficinas etapa Recanto das Emas: forms.gle/bZeeYaz7yWXRyDm76


“O Coelho e o Casamento da Onça”

Dia: 20 de Junho de 2023, Terça-feira
Horário: às 14h30 e 16h30

Mais Atrações na Cidade

Mariza em Brasília 2024 Deboa Brasília

Mariza em Brasília

O maior nome da música portuguesa, Mariza, se apresenta em Brasília no dia 27 de abril, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Saiba mais aqui!

A tropa 2024 Deboa Brasília

Espetáculo: “A Tropa”

Otávio Augusto estará em Brasília com a comédia dramática “A Tropa”. O espetáculo fica em cartaz nos dias 27 e 28 de abril, no Teatro UNIP. Saiba mais aqui!

A Bela Adormecida 2024 Deboa Brasília

Espetáculo: “A Bela Adormecida”

Cia Néia e Nando apresenta peça “A Bela Adormecida”. O espetáculo acontece no Teatro Brasília Shopping nos dias 06, 07, 13 e 14 de abril. Saiba Mais Aqui!

Anime Summit 2024 Deboa Brasília

Anime Summit 2024

Brasília receberá a maior edição do Anime Summit de 18 a 21 abril, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Ingressos à venda. Saiba Mais Aqui!