Imagem Contemporânea: visitas orientadas a galerias e museus de arte com Renato Acha

Renato Acha Foto de Jacqueline Lisboa_DeBoa Brasília
  • Home
  • dicas-descontos
  • Imagem Contemporânea: visitas orientadas a galerias e museus de arte com Renato Acha

Imagem Contemporânea: visitas orientadas a galerias e museus de arte com Renato Acha  

Renato Acha ministra a ação “Imagem Contemporânea” para abrir os trabalhos de 2023 e celebrar a retomada cultural no Brasil. São visitas orientadas que percorrem museus e galerias de arte de Brasília. A ideia é contextualizar a produção artística pelos atos do olhar e da contemplação.

Objetos e paisagens passam pela interpretação e classificação em determinados contextos e podem ser recriados pela percepção na reinvenção daquilo que vemos. Isto se dá o tempo todo sem que percebamos, embora tenha o exercício de despertar o olhar, em especial.

“A cada semana os participantes percorrem diferentes espaços culturais em um movimento do olhar através da análise de imagens. Trata-se de um exercício de reconstrução do olhar em um diálogo de fruição entre obras e visitantes, aqui não mais passivos e em diálogo direto com artistas e suas criações em diversas linguagens”. Conta Renato Acha.

A dinâmica da ação forma grupos, que podem ser bilíngues (inglês e português), para encontros memoráveis nas tardes de sábado. “É a terceira temporada de ‘Imagem Contemporânea’, encontro que nos foi privado durante a pandemia e que agora retorna neste momento em que a cultura vai tomar posse neste período de férias escolares e da Capital repleta de turistas dos quatro cantos do mundo. Por isso também ofereço a opção para grupos em língua inglesa”. Convida.

“É um grande presente! Nas duas temporadas anteriores, os grupos se uniram tanto que nos tornamos amigos e passamos a frequentar outros eventos culturais em Brasília. Uma experiência que transcendeu a própria ação e ampliou horizontes e percepções coletivas sobremaneira.” 

 

Programação

A visita abre-alas acontece nas mostras “Movimento Armorial 50” e “Brasilerô”, com grandes artistas da música clicados por Marcos Hermes. Será no dia 7 de janeiro no CCBB Brasília, às 15 horas.

No sábado (14) é a vez das exposições “Brasil Fururo – Formas da Democracia” e “As Matérias Vivas de Antônio Poteiro: Barro, Cor e Poesia”, ambas no Museu Nacional da República, às 15 horas. Cada visita tem o custo de R$ 125,00 por pessoa. 

 

Sobre Renato Acha

Renato Acha é artista visual, formado pela Universidade de Brasília. Integrou os Programas Educativos do CCBB, Caixa Cultural, FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e Museu Nacional da República. Foi curador de projetos nacionais em Brasília, como o Movimento HotSpot (Paulo Borges – SPFW), Retrato Brasília (CCBB e Correio Braziliense). Curador-adjunto do Festival de Land Art de Brasília e Brasília 50 Dimensões.

Renato Acha Foto de Jacqueline Lisboa_Site DeBoa BrasíliaFoto: Jacqueline Lisboa

Foi Coordenador do Programa Educativo do Prêmio Vera Brant de Arte Contemporânea e da mostra ‘Eu, Leitor’. Acha se especializou em Jornalismo Cultural na UFRN em 2010, ano em que fundou o site cultural achabrasilia.com e deu início ao trabalho com assessorias de imprensa e coordenações de comunicação na área cultural. Também é professor de inglês formado pelo Centro Interescolar de Línguas (CIL) e pela Casa Thomas Jefferson (Teacher´s Development Course – TDC).

Mais Atrações na Cidade

Diogo Portugal em Brasília_Deboa Brasilia

Diogo Portugal em Brasília

Diogo Portugal com seu mais novo show de Stand Up: “Burrice Artificial” dia 18 de Agosto no Teatro Caesb Águas Claras, em Brasília. Saiba mais aqui!

Superjazz Festival no CCBB Brasília_Deboa brasilia

Superjazz Festival no CCBB Brasília

De 12 de junho a 24 de julho, CCBB Brasília apresenta Superjazz Festival para celebrar o jazz e a música afro-brasileira, sempre às quartas, a partir das 17h.

Sesc Palco Giratório_Deboa brasilia

Sesc Palco Giratório

Palco Giratório: 26ª edição do projeto acontece de 6 a 23 de Junho, em Brasília. No total, serão 14 espetáculos gratuitos com diversas temáticas. Confira!

Espetáculo Me engama que eu posto_DeBoa Brasília

Espetáculo “Me Engana Que Eu Posto”

A Cia. de Comédia G7 orgulhosamente estreia seu novo espetáculo: “Me Engana Que Eu Posto”, uma imperdível comédia sobre a felicidade e a falsidade nas redes sociais.

Arraial do Minas Tênis Clube

Arraial do Minas Tênis Clube

Nos dias 14 e 15 de junho o Minas Tênis Clube traz “Arraiá” com comidas típicas, quadrilha e show do Trio Dona Zefa. Confira!

Ludmilla confirma Numanice #3 em Brasília_DeBoa Brasilia

Ludmilla em Brasília

Ludmilla anunciou a turnê do Numanice #3 em diversas cidades do país e também do exterior. Em Brasília, o show acontece dia 03 de maio de 2025. Confira!