Imagem Contemporânea: visitas orientadas a galerias e museus de arte com Renato Acha

Renato Acha Foto de Jacqueline Lisboa_DeBoa Brasília
  • Home
  • dicas-descontos
  • Imagem Contemporânea: visitas orientadas a galerias e museus de arte com Renato Acha

Imagem Contemporânea: visitas orientadas a galerias e museus de arte com Renato Acha  

Renato Acha ministra a ação “Imagem Contemporânea” para abrir os trabalhos de 2023 e celebrar a retomada cultural no Brasil. São visitas orientadas que percorrem museus e galerias de arte de Brasília. A ideia é contextualizar a produção artística pelos atos do olhar e da contemplação.

Objetos e paisagens passam pela interpretação e classificação em determinados contextos e podem ser recriados pela percepção na reinvenção daquilo que vemos. Isto se dá o tempo todo sem que percebamos, embora tenha o exercício de despertar o olhar, em especial.

“A cada semana os participantes percorrem diferentes espaços culturais em um movimento do olhar através da análise de imagens. Trata-se de um exercício de reconstrução do olhar em um diálogo de fruição entre obras e visitantes, aqui não mais passivos e em diálogo direto com artistas e suas criações em diversas linguagens”. Conta Renato Acha.

A dinâmica da ação forma grupos, que podem ser bilíngues (inglês e português), para encontros memoráveis nas tardes de sábado. “É a terceira temporada de ‘Imagem Contemporânea’, encontro que nos foi privado durante a pandemia e que agora retorna neste momento em que a cultura vai tomar posse neste período de férias escolares e da Capital repleta de turistas dos quatro cantos do mundo. Por isso também ofereço a opção para grupos em língua inglesa”. Convida.

“É um grande presente! Nas duas temporadas anteriores, os grupos se uniram tanto que nos tornamos amigos e passamos a frequentar outros eventos culturais em Brasília. Uma experiência que transcendeu a própria ação e ampliou horizontes e percepções coletivas sobremaneira.” 

 

Programação

A visita abre-alas acontece nas mostras “Movimento Armorial 50” e “Brasilerô”, com grandes artistas da música clicados por Marcos Hermes. Será no dia 7 de janeiro no CCBB Brasília, às 15 horas.

No sábado (14) é a vez das exposições “Brasil Fururo – Formas da Democracia” e “As Matérias Vivas de Antônio Poteiro: Barro, Cor e Poesia”, ambas no Museu Nacional da República, às 15 horas. Cada visita tem o custo de R$ 125,00 por pessoa. 

 

Sobre Renato Acha

Renato Acha é artista visual, formado pela Universidade de Brasília. Integrou os Programas Educativos do CCBB, Caixa Cultural, FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e Museu Nacional da República. Foi curador de projetos nacionais em Brasília, como o Movimento HotSpot (Paulo Borges – SPFW), Retrato Brasília (CCBB e Correio Braziliense). Curador-adjunto do Festival de Land Art de Brasília e Brasília 50 Dimensões.

Renato Acha Foto de Jacqueline Lisboa_Site DeBoa BrasíliaFoto: Jacqueline Lisboa

Foi Coordenador do Programa Educativo do Prêmio Vera Brant de Arte Contemporânea e da mostra ‘Eu, Leitor’. Acha se especializou em Jornalismo Cultural na UFRN em 2010, ano em que fundou o site cultural achabrasilia.com e deu início ao trabalho com assessorias de imprensa e coordenações de comunicação na área cultural. Também é professor de inglês formado pelo Centro Interescolar de Línguas (CIL) e pela Casa Thomas Jefferson (Teacher´s Development Course – TDC).

Mais Atrações na Cidade

Happy Land 2024 Deboa Brasília

Happy Land Brasília

Vem aí o Happy Land Brasília! Parque de diversões inspirado na Disney. O parque ficará na capital entre 26 de abril e 9 de junho. Saiba mais aqui!

Nando Reis Pirenopolis 2024 Deboa Brasília

Nando Reis em Pirenópolis

Nando Reis se apresenta em Pirenópolis no feriado prolongado de páscoa, 30 de março, com show em formato de Luau. Ingressos à venda. Saiba Mais Aqui!

Helio de la Peña DF 2024 Deboa Brasília

Helio de la Peña em Brasília

Helio de la Peña chega ao Distrito Federal com show “Preto de Neve”. Apresentação acontece na sexta-feira (8), no Teatro de Águas Claras. Saiba Mais Aqui!

Sepultura em Brasília 2024 Deboa Brasília

 Sepultura em Brasília 2024 

Sepultura anuncia a turnê de despedida “Celebrating Life through Death”. O evento acontece no dia 9 de março, no Arena Lounge. Confira!

João em Brasília 2024 Deboa Brasília

João em Brasília

João está em turnê “SUPER” pelo Brasil, e Brasília será uma de suas paradas. O show acontece no dia 27 de abril, e os ingressos já estão à venda. Confira!

Ressaca do Boi 2024 Deboa Brasília

Ressaca do Boi

No dia 9 de março acontece a Ressaca do Boi com o grupo Maracatu do Boiadeiro Boi Brilhante, na Associação dos Servidores do CNPq. Ingressos à venda. Confira!