17º Prêmio Engenho de Comunicação

17º Prêmio Engenho de Comunicação_deboa Brasilia

17º Prêmio Engenho de Comunicação

A cerimônia de entrega do 17º Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia vai acontecer no próximo dia 25 de outubro de 2022, uma terça-feira, no elegante Espaço Cultural TCU, em Brasília. “Teremos a honra de retomar a premiação num local nobilíssimo, e com a força institucional do TCU, o que também valoriza a imprensa e os jornalistas do Brasil”, diz a presidente do Prêmio Engenho de Comunicação, Kátia Cubel. Nesta edição, serão agraciados vencedores em dez categorias da informação: Site, Programa de TV, Programa de Rádio, Veículo Impresso, Coluna, Apresentador (a) de TV, Apresentador (a) de Rádio, Cobertura Jornalística da Capital do Brasil, Homenagem Especial e Jornalista do Ano.

As escolhas dos vencedores são feitas por uma comissão julgadora de notáveis. Há três finalistas em cada categoria. Os finalistas já foram diplomados durante o tradicional Jantar do Finalistas, sediado nesta edição no Conselho Federal da OAB, no dia 13 de junho. Nesta edição, a comissão julgadora é formada por: ministra Cristina Peduzzi, do TST, ministro Jorge Oliveira, do TCU, procuradora-chefe do MPDFT, Fabiana Barreto, ex-ministro do TSE Carlos Mario Velloso Filho, mestre em Comunicação Bruno Nalon e pelos juristas Eliziane Carvalho, do Sistema CNA-SENAR e Marcus Vinícius Furtado Coelho, do Conselho Federal da OAB. As organizações que apoiam a iniciativa, nesta edição, são: Fibra (Federação das Indústrias de Brasília), Sistema Cofeci-Creci, Conselho Federal da OAB, Banco Santander, Bancorbrás Turismo e TCU. A chef Renata La Porta, do Renata La Porta Buffet, irá assinar o menu da cerimônia de premiação.

O Prêmio Engenho de Comunicação foi instituído em 2004, para distinguir profissionais e veículos de comunicação que produzem notícias a partir de Brasília, que é a capital do país. Lei Distrital inseriu a premiação no calendário oficial de eventos da cidade. O Prêmio Engenho de Comunicação é considerado o Oscar da Imprensa no Distrito Federal. Desde sua instituição, em 2004, o Prêmio Engenho se baseia nos pilares da liberdade de imprensa, ética, transparência, democracia e cidadania.

“Estamos retomando a edição de 2020, que foi interrompida em função da pandemia. Realizar o Prêmio Engenho neste ano é ainda mais significativo por causa da valorização dos jornalistas, da Imprensa e dos meios de comunicação como prestadores de serviços e apoio à população nos últimos dois anos”, destaca Kátia Cubel. Segundo o ministro do STJ, Humberto Martins, “O jornalista é a voz do falar, do escrever e do sentir, sem alma não temos comunicação, e sem comunicação não temos democracia”.

 

Mais informações

Data: 25 de Outubro de 2022, terça-feira
Horário: às 20h
Local: Espaço Cultural TCU 

Evento exclusivo para convidados

 

Mais Atrações na Cidade

Mariza em Brasília 2024 Deboa Brasília

Mariza em Brasília

O maior nome da música portuguesa, Mariza, se apresenta em Brasília no dia 27 de abril, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Saiba mais aqui!

A tropa 2024 Deboa Brasília

Espetáculo: “A Tropa”

Otávio Augusto estará em Brasília com a comédia dramática “A Tropa”. O espetáculo fica em cartaz nos dias 27 e 28 de abril, no Teatro UNIP. Saiba mais aqui!

A Bela Adormecida 2024 Deboa Brasília

Espetáculo: “A Bela Adormecida”

Cia Néia e Nando apresenta peça “A Bela Adormecida”. O espetáculo acontece no Teatro Brasília Shopping nos dias 06, 07, 13 e 14 de abril. Saiba Mais Aqui!

Anime Summit 2024 Deboa Brasília

Anime Summit 2024

Brasília receberá a maior edição do Anime Summit de 18 a 21 abril, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Ingressos à venda. Saiba Mais Aqui!