Celebração da Data Nacional da Bélgica em Brasília destaca parceria, homenagem e despedida

Celebração da Data Nacional da Bélgica em Brasília_DeBoa Brasília
  • Home
  • Dica DeBoa
  • Celebração da Data Nacional da Bélgica em Brasília destaca parceria, homenagem e despedida

Celebração da Data Nacional da Bélgica em Brasília destaca parceria, homenagem e despedida 

A Embaixada da Bélgica no Brasil realizou no último dia 22, sua tradicional celebração da Data Nacional, reunindo convidados na residência oficial do Embaixador para uma noite de confraternização marcada por homenagens, gastronomia e parcerias que refletem os valores belgas de sustentabilidade, inovação e solidariedade.

A celebração aconteceu por ocasião do Dia Nacional da Bélgica, comemorado em 21 de julho. A data marca a posse do primeiro rei dos belgas, Leopoldo I, em 1831, e simboliza o nascimento do Estado belga moderno, após a independência conquistada em 1830. Até hoje, esse momento histórico é lembrado com orgulho por meio de desfiles, atividades culturais, concertos e fogos de artifício, que reforçam o sentimento de unidade nacional em um país marcado pela diversidade cultural e linguística.

Em Brasília, a ocasião foi ainda mais especial com a condecoração do Sr. Jean-François Timmers, representante da WWF Brasil, que será agraciado com o título de Cavaleiro da Ordem da Coroa. A honraria, concedida pelo Reino da Bélgica, reconhece sua destacada atuação em defesa do meio ambiente e seu apoio às iniciativas da Embaixada, representando com comprometimento os valores belgas no Brasil.

Esta foi também a última recepção oficial do Embaixador Peter Claes, que encerra sua missão diplomática no país. Ao lado da Sra. Claes, o Embaixador promoveu ativamente o fortalecimento das relações entre Bélgica e Brasil, com ênfase em temas como sustentabilidade, cultura, comércio e direitos humanos.

Nesta ocasião, a Embaixada se despede igualmente do Cônsul Geert van Dessel, que conclui sua primeira missão diplomática em Brasília, atuando como cônsul e primeiro-secretário responsável pelos assuntos econômicos. Após quatro anos de trabalho frutífero e de grande aprendizado, ele parte do Brasil levando consigo uma profunda admiração pelo país e muita saudade.

O evento contou com o apoio de parceiros que ilustram a presença e o dinamismo da Bélgica no Brasil:

Callebaut, renomada marca belga de chocolates, estará presente com uma seleção de produtos de alta qualidade. A empresa não apenas importa chocolates da Bélgica, mas também produz localmente no Brasil com cacau brasileiro, combinando o savoir-faire belga com os sabores do terroir nacional.

Puratos, referência internacional em panificação, confeitaria e chocolate, oferecerá pães e produtos artesanais preparados especialmente para a ocasião, compartilhando com os convidados o melhor de sua tradição e expertise no universo da panificação.

O Empório da Agricultura Familiar, coordenado pela Unicafes, apresentou alimentos produzidos por cooperativas do Cerrado, com foco na agroecologia e no comércio justo. O projeto conta com o apoio das ONGs belgas Kiyo e Trias, que atuam em parceria com agricultores familiares na promoção de cadeias produtivas mais sustentáveis e inclusivas.

A celebração contou ainda com o apoio da Rendimento – Diplomatic Service, referência em soluções de câmbio e transferências internacionais, e da Salute Cafés Especiais, que traz cafés brasileiros de alta qualidade, produzidos com responsabilidade social e ambiental.

Post publicado em 24/07/2025

Mais Atrações na Cidade

feriados e pontos facultativos no GDF em 2026_DeBoa Brasília
Notícias

Definido o calendário 2026 de feriados e pontos facultativos no GDF

Kits Vinho SA para o Réveillon_DeBoa Brasília
Dica DeBoa

Vinhos S.A. lança kits especiais para brindar o Réveillon

Réveillon na Esplanada dos Ministérios 2026
Notícias

Esplanada terá bloqueios, revista pessoal e reforço policial para a festa de virada do ano

Nosso Natal Brasília 2025_Foto Tony Oliveira_DeBoa Brasília
Notícias

Programação do Nosso Natal 2025 continua até 4 de janeiro

Jardim Botanico_Foto Lucio Bernardo Jr_DeBoa Brasília
Notícias

Jardim Botânico de Brasília encerra 2025 com recorde de visitação e avanços na conservação do Cerrado

Passagem de ano na Prainha dos Orixás terá 30 vagas de ambulantes_DeBoa Brasília
Notícias

Passagem de ano na Prainha dos Orixás terá 30 vagas de ambulantes

Turismo

Parque Nacional Água Mineral de Brasília

réveillon oficial de Brasília 2026_DeBoa Brasília
Notícias

Celebra DF 2026 marca o réveillon oficial de Brasília

9 restaurantes do Pontão do Lago Sul oferecem programação musical e gastronomia para o Réveillon_DeBoa Brasília
Gastronomia

9 restaurantes do Pontão do Lago Sul oferecem programação musical e gastronomia para o Réveillon

Empório Boechat traz cardápio especial para as ceias de Natal e Réveillon_DeBoa Brasília
Gastronomia

Empório Boechat traz cardápio especial para as ceias de Natal e Réveillon

Restaurante Universal_DeBoa Brasília
Gastronomia

Restaurante Universal anuncia parceria com a Brasal e celebra com exclusividade experiência dedicada ao Negroni

Leis de Biodiversidade Estão Bloqueando a Ciência Necessária para Proteger a Natureza e Alimentar o Mundo_DeBoa Brasília
Ciência

Como as Leis de Biodiversidade Estão Bloqueando a Ciência Necessária para Proteger a Natureza e Alimentar o Mundo

New Mercadito oferece menus especiais para confraternizações de fim de ano_DeBoa Brasília
Gastronomia

New Mercadito oferece menus especiais para confraternizações de fim de ano

Brasília Shopping tem Compre e Ganhe de Natal com panettone e sorteio de BYD_DeBoa Brasília
Dica DeBoa

Brasília Shopping tem Compre e Ganhe de Natal com panettone e sorteio de BYD

Certificado Internacional de Vacinação_DeBoa Brasília
Notícias

Saiba como obter o Certificado Internacional de Vacinação para viagens internacionais

Nosso Natal Brasília 2025 investe 15 milhões_DeBoa Brasília
Notícias

Investimento de R$ 15 milhões no Nosso Natal 2025 deve gerar retorno de R$ 45 milhões para o DF

Nosso Natal Brasília 2025_DeBoa Brasília
Notícias

Nosso Natal 2025 transforma a Esplanada dos Ministérios no maior circuito natalino gratuito do DF

Dudu Bar lança cardápio especial para encomendas de Natal_DeBoa Brasília
Gastronomia

Dudu Bar lança cardápio especial para encomendas de Natal

Réveillon Viva Piri 2026_DeBoa Brasilia

Réveillon Viva Piri 2026

Com alta expectativa de público, Réveillon de quatro dias em Pirenópolis será realizado no aeroporto da cidade. Saiba mais aqui!

Espetáculo O Mercador de Veneza_DeBoa Brasilia

Espetáculo O Mercador de Veneza

De 18 a 21 de dezembro de 2025 e 15 a 18 de janeiro de 2026, a CAIXA Cultural Brasília recebe Dan Stulbach em O Mercador de Veneza. Confira mais aqui!

Ney Matogrosso em Brasília_DeBoa Brasilia

Ney Matogrosso em Brasília

No dia 28 de fevereiro, Ney Matogrosso volta a Brasília com a turnê Bloco na Rua, no Centro de Convenções Ulysses. Saiba mais aqui!

Verão R2 traz Dos Rosa para a programação infantil_DeBoa Brasilia

Dos Rosa em Brasília

Verão R2 vai receber o grupo Dos Rosa. O grupo fenômeno das redes sociais entre crianças e adolescentes se apresenta no dia 8 de fevereiro em Brasília. Confira!

Na Praia Festival 2026 – Brasil_DeBoa Brasilia

Na Praia Brasília 2026

Grupo R2 anunciou o tema da 10ª edição do Na Praia Festival: Brasil, retornando às suas origens e homenageando o nosso país. Saiba mais sobre o Na Praia Brasília aqui!

Cê Tá Doido em Brasília_DeBoa Brasilia

Cê Tá Doido em Brasília

Cê Tá Doido! Projeto de sertanejo acontece no dia 25 de abril de 2026, no estacionamento da Arena BRB Mané Garrincha. As vendas já estão abertas. Confira aqui!