Banner DeBoa Brasília

Espetáculo Da Janela no CCBB Brasília

veja todas as informações abaixo

Espetáculo Da Janela_DeBoa Brasilia

NÃO PULE ESSA PARTE!

RECEBA AS PRINCIPAIS NOVIDADES DO DEBOA BRASÍLIA NO SEU EMAIL







Espetáculo Da Janela no CCBB Brasília

De 5 a 13 de julho, o CCBB Brasília recebe o espetáculo: Da Janela, obra cênica para a infância que traz a acessibilidade para o centro da narrativa. Saiba mais!

Atrações:

  • Espetáculo Da Janela

Concebida pelo diretor teatral Marco dos Anjos, Da Janela conta uma história de amizade entre três crianças, em um jogo cênico no qual recursos assistivos fazem parte da dramaturgia, criando uma experiência artística inclusiva e sensível. Malu, Nina e Cadu se conhecem pelas janelas de suas casas. Aos poucos, começam a se comunicar à distância. A conexão entre eles se aprofunda à medida em que, intuitivamente, aprendem a lidar com as diferenças.

Com patrocínio da BB Seguros, Da Janela cumpre curta temporada no Teatro do CCBB Brasília de 5 a 13 de julho, com sessões aos sábados, às 11h e às 16h, domingos, às 11h. O espetáculo fará, ainda, uma sessão especial de férias na sexta-feira (11/7), às 16h. De classificação livre para todos os públicos e duração de 50 minutos, os ingressos estarão à venda pelo site https://ccbb.com.br/brasilia/ a partir de 25 de junho.

A construção da peça – na sala de ensaios – colocou a acessibilidade dentro de todas as etapas da criação com a participação de consultores de inclusão e pessoas com deficiência. De forma que teatralizasse recursos de acessibilidade na comunicação, transpondo barreiras linguísticas e tornando a encenação inclusiva a crianças com deficiência. Com isso, a inclusão aparece de forma orgânica, resultando em um espetáculo que pode ser acompanhado por crianças e adultos com ou sem deficiência visual ou auditiva.

De sua janela, Malu, interpretada pela atriz Elizândra Souza, através de um binóculo observa e narra o que acontece na vizinhança e, desta forma, descreve, com suas próprias palavras, o que se passa em cena, auxiliando na compreensão de quem não vê. Enquanto a personagem Nina, vivida pela atriz surda Mariana Siciliano, ensina a Cadu (Alain Catein) como é possível se comunicar sem usar as palavras.

Já Thamires Ferreira, atriz e intérprete de Libras, se junta à cena no papel de síndica da vizinhança. Ela comenta, em Libras, o que se passa no palco para a plateia, que é convidada a se autodescrever e a dizer, em Libras, a frase: “Você quer ser meu amigo?”. A produção conta ainda com fones abafadores, para pessoas com sensibilidade auditiva, e monitores especializados, além da acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida e em cadeira de rodas.

“Para a BB Seguros, apoiar um projeto como Da Janela é uma forma de reafirmar nosso compromisso com uma cultura mais inclusiva e acessível desde a base. O espetáculo propõe uma experiência sensível em que a acessibilidade não é apenas um recurso adicional, mas parte essencial da linguagem artística. É inspirador ver como a montagem incorpora a diversidade de forma criativa e integrada, promovendo encontros genuínos”, destaca Luciana Garrone, Gerente de Marketing Institucional e Mercadológico da Brasilseg, uma empresa BB Seguros.

Todo o processo de criação do projeto foi motivado pelo desejo do encenador Marco dos Anjos de pesquisar a inclusão de pessoas com deficiência em um espetáculo. Ao passo que os recursos de acessibilidade estão cada vez mais presentes nas apresentações teatrais, Marco os via como algo à parte, sem uma integração com o que estava sendo apresentado. Logo ele se desafiou a criar um espetáculo em que esses recursos estivessem também teatralizados.

Para isso, contou com a consultoria de Vanessa Bruna, da Incluir pela Arte, e Christofer Allex, consultor de Libras, que estiveram em ensaios e foram decisivos para a formatação final da dramaturgia e da direção. E o elenco do espetáculo inclui profissionais com deficiência, como o caso da atriz surda Mariana Siciliano.

“Eu quis experimentar os recursos de acessibilidade desde o primeiro ensaio. O desafio era estar organicamente na dramaturgia. Ser acessível sem recursos extras e de forma divertida”, resume o diretor, Marco dos Anjos, que coleciona mais de 50 prêmios com a companhia Trupe do Experimento, da qual é diretor artístico há 18 anos e assinou nove espetáculos neste período.

 

Ingressos

  • R$ 30,00 (inteira)
  • R$ 15,00 (meia para estudantes, professores, profissionais da saúde, pessoa com deficiência e acompanhante, quando indispensável para locomoção, adultos maiores de 60 anos e clientes Ourocard)

 

*Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

 

Pontos de Venda

 

*A liberação dos ingressos ocorrerá toda sexta feira da semana anterior.

 

Mais informações

Espetáculo Da Janela

Data: De 5 a 13 de Julho de 2025
Horário: Sexta, às 16h, sábado, às 11h e às 16h, e domingo, às 11h.
Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília
Acessibilidade: todas as sessões com Libras, narração poética e monitoria
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 50 minutos

QUERO MAIS!

PATROCÍNIO
GASTRONOMIA