Espetáculo “O Olho da Fechadura”

CONFIRA AS INFORMAÇÕES COMPLETAS ABAIXO

O Olho da Fechadura 2024 Deboa Brasília

NÃO PULE!

RECEBA AS PRINCIPAIS
NOVIDADES DE BRASÍLIA
NO SEU EMAIL







Espetáculo “O Olho da Fechadura”

“O Olho da Fechadura” é uma produção que reúne toda a obra teatral que Nelson fez ao longo da vida, de 15 a 19 de maio, no SESC Gama. Saiba Mais Aqui!

Estreia no próximo dia 15 de maio, quarta-feira, a edição comemorativa de 30 anos do espetáculo “O Olho da Fechadura”, que reúne todas as 17 obras que Nelson Rodrigues (1912-1980) escreveu para o teatro ao longo da carreira. Nelson foi escritor, jornalista, e é considerado o maior dramaturgo do Brasil. A concepção do espetáculo é do diretor uruguaio, naturalizado brasiliense, Hugo Rodas (1939-2022). O nome da peça é uma alusão à frase repetida inúmeras vezes pelo próprio Nelson: “Sou um menino que vê o amor pelo buraco da fechadura”. A produção fica em cartaz no Teatro Paulo Gracindo, no SESC Gama, de 15 a 19 de maio, com entrada gratuita para todas as sessões. Na quarta-feira a sessão única é às 20h. De quinta-feira até sábado as apresentações são às 16h e às 20h. No domingo, às 16h e às 19h.

“O Olho da Fechadura” está na quinta encenação desde a clássica montagem, em 1994, quando Rodas ocupou todo o Departamento de Artes Cênicas da UnB, do jardim às salas de aula. Já em 2000 o diretor levou a peça para Goiânia, sendo encenada no Museu de Arte Contemporânea de Goiás e no Hotel Glória. No marco dos 25 anos da estreia, em 2019, Rodas readaptou a peça com um novo elenco, quando foi apresentada no Espaço Cultural Renato Russo. Essa nova versão foi resultado da oficina ministrada pelo diretor e viabilizada pelo grupo veterano dirigido por Rodas, a Agrupação Teatral Amacaca (ATA). Na ocasião, Rodas fundou com o novo elenco d’O Olho da Fechadura mais um coletivo teatral, o Grupo Oficinão (www.instagram.com/olhodafechadura), responsável pela montagem de 2024. A realização é feita com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

Com a morte de Rodas em 2022, o ator e também diretor Abaetê Queiroz, membro da ATA e colega de profissão de Hugo por mais de 20 anos, assume a direção da nova temporada junto ao Grupo Oficinão. A montagem de 2024 conta com a atuação de Bruno Gurgel, Cristiano Moutella, Cynthia Araújo, Du Oliveira, Duda Marques, Gabriel Paes, Gigi Duarte, Hugo Rodrigues, Ingrid Soares, Kalebe Lizan, Leonardo Rodrigues, Leticia Coralina, Letícia Abadia, Luciana Lobato, Luciana Rodrigues, Marcellus Inácio e Nicolly Miriã.

 

Ingressos

  • Entrada gratuita mediante a retirada de ingressos no site Sympla

 

Mais informações

O Olho da Fechadura

Data: 15 a 19 de Maio de 2024, de Quarta-Feira a Domingo
Horário: 16h e 20h
Local: Teatro Paulo Gracindo – SESC Gama
Classificação: 18 anos

QUERO MAIS!

PATROCÍNIO
GASTRONOMIA