RECEBA AS PRINCIPAIS NOVIDADE DE BRASÍLIA NO SEU EMAIL







Documentário Os Quatro Paralamas

Documentário Os Quatro Paralamas

Documentário Os Quatro Paralamas

Documentário revela recordações afetivas dos primórdios de uma das bandas de rock mais bem-sucedidas da música brasileira: Os Paralamas do Sucesso. Confira!

Um baú de fotos antigas se abre, e revela recordações afetivas dos primórdios de uma das bandas de rock mais bem-sucedidas da música brasileira: Os Paralamas do Sucesso. No documentário “Os Quatro Paralamas”, que acaba de chegar com exclusividade no Curta!On – disponível no NOW, da NET/ Claro – e estreia no canal Curta! em 19 de abril, Roberto Berliner e Paschoal Samora mostram mais que uma trajetória musical e, sim, a história da amizade entre Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone e um “quarto elemento” pouco conhecido: José Fortes, o empresário da banda.

A partir de uma conversa informal entre eles, o documentário vai trazendo à tona essas memórias, ilustradas através de um rico material de arquivo, registrado pelo próprio Berliner desde os anos 1980. Em um dos vídeos antigos, Fortes resume a relação entre os componentes do grupo: “Os Paralamas são, para mim, como uma turma de rua, um time, uma família”.

O filme mostra, cronologicamente, a formação da banda desde que Herbert se aproxima de Bi e Zé Fortes durante a faculdade, a troca do baterista Vital Dias – que inspirou o hit “Vital e Sua Moto” – por João Barone, os primeiros shows e discos, a histórica apresentação no Rock in Rio de 1985 – e a partir dela, o estrelato nacional e internacional – , além da fase mais madura do grupo.

Também é evidenciada a evolução musical do grupo através dos anos: os Paralamas vão deixando de ser uma banda de rock “comum”, ao passo que se ampliam melodicamente, com instrumentos e levadas mais tradicionais em outros gêneros musicais, como o reggae, o ska, os tambores africanos da Bahia, entre outros.

Em uma das passagens mais tocantes do filme, os quatro comentam o acidente aéreo, ocorrido em 2001, que tirou a vida da esposa de Herbert e o deixou paraplégico. Neste momento, visivelmente emocionado, Zé Fortes relembra das remotas chances que o artista tinha de sobreviver. No entanto, em seguida, a tristeza dessas lembranças e das imagens da época dão lugar à alegria de seu retorno aos palcos.

O sentimento de nostalgia proporcionado pelas imagens se amplia quando entra o som das canções que marcaram o repertório da banda – e toda uma época. Entre elas, “Meu Erro”, “Quase Um Segundo”, “Óculos”, “Trac-Trac”, “Alagados” e “Saber Amar”.

“No fundo a gente é um bando de moleques, ou um bando de velhos se achando moleques”, brinca João Barone, resumindo tantos anos de companheirismo e música. “Os Quatro Paralamas” é uma produção da TV Zero, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

Trailer

 

Mais informações

Documentário “Os Quatro Paralamas”
Lançamento: 19 de Abril de 2021
Transmissão: Curta!On – disponível no NOW, da NET/ Claro – e estreia no canal Curta!

PATROCÍNIO
PATROCÍNIO
GASTRONOMIA
FESTAS, SHOWS E CULTURA
Cultural

Stand Up Comedy com Bruna Louise em Brasília

Em seu novo show, Bruna...
Cultural

Exposição Acolhidos

Uma exposição fotográfica inédita no...
Festa-Show

VIBRAR

Parque Gastronômico a céu aberto...
Festa-Show

Programação Pinella Bar

Que tal curtir uma excelente...
Cultural

Documentário Os Quatro Paralamas

Um baú de fotos antigas...
Cultural

Documentário Brasília e seus Pioneiros

Todos os filhos nascidos e...