5ª Edição Diálogos Contemporâneos | DeBoa Brasília

5ª Edição Diálogos Contemporâneos

CONFIRA AS INFORMAÇÕES COMPLETAS ABAIXO

5ª Edição Diálogos Contemporâneos

NÃO PULE!

RECEBA AS PRINCIPAIS NOVIDADES DE BRASÍLIA NO SEU EMAIL







5ª Edição Diálogos Contemporâneos

5ª Edição Diálogos Contemporâneos, de 19 de setembro a 25 outubro, a partir das 19h, no Auditório do Museu Nacional da República, com entrada gratuita. Confira!

Toda a riqueza cultural expressa na diversidade do povo brasileiro atravessando a história, além das chagas sociais profundas, dão o tom da série de conferências literárias dos Diálogos Contemporâneos, que realiza sua quinta edição de 19 de setembro a 25 de maio. Os encontros serão realizados às segundas e, eventualmente, terças-feiras, a partir das 19h, no Auditório do Museu Nacional da República. Oito autoras e autores de grande repercussão nacional e até internacional conduzem a reflexões que passam pela história, cultura, música, identidade, futebol e pela comunicação como ferramenta de desinformação nos dias de hoje.

A cada semana, os convidados discorrem sobre uma temática relevante para pensar e repensar a cultura nacional, a partir de sua própria produção intelectual. Ao todo serão oito encontros, encabeçados por Juca Kfouri, Patrícia Campos Mello, Jurema Werneck, Jorge Caldeira, Zélia Duncan, Marcelo Rubens Paiva, Itamar Vieira Jr. e Heloísa Starling, sempre com especialistas na mediação das conversas. Após as conferências, haverá sessões de autógrafos com os autores.

Os diálogos começarão sempre às 19h, com entrada franca, mediante retirada de ingresso uma hora antes. Não há necessidade de inscrição. Para quem vai assistir às conferências presencialmente, os ingressos serão distribuídos no Museu Nacional da República a partir das 18h do dia de cada conferência, por ordem de fila e apenas um por pessoa. Às 18h30 será liberado o acesso para que os espectadores possam ocupar os lugares disponíveis.

Sob a direção-geral de Belchior Cabral e curadoria do jornalista e escritor Luiz Fernando Emediato, os Diálogos Contemporâneos desejam promover conversas para entender, por meio da produção literária brasileira, em seus diversos gêneros e narrativas, a complexa formação história e a construção presente de nosso país. Além da conferência gratuita no Museu, todos os convidados visitarão uma escola ou universidade para conversar sobre suas obras com os alunos. Diálogos para entender, por meio da produção literária brasileira, em seus diversos gêneros e narrativas, a nossa história, agir no presente e construir o futuro do país.

A realização do Diálogos Contemporâneos é da Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC), que propõe debater com o público questões urgentes e temerárias, como a guerra cultural e o negacionismo científico, propagados por aqueles que se interessam apenas pelo obscurantismo e querem revisar e reinterpretar ideologicamente o passado segundo seus interesses de classe. “Convidamos escritoras e escritores brasileiros cujas obras refletem ou revelam os processos de construção histórica do Brasil para mediar nossa percepção e ampliar o diálogo necessário para o aprofundamento da democracia em nosso país”, propõe Marconi Scarinci, presidente da associação.

Conversa com estudantes – Nesta edição, os autores e autoras convidados vão cumprir uma agenda de bate-papos com estudantes, em visitas a escolas e universidades. As instituições a serem visitadas são: Universidade Católica de Brasília (UCB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) – campus São Sebastião; CEMAB – Centro de Ensino Médio Ave Branca de Taguatinga, CEM Taguatinga Norte, CEM 01 do Riacho Fundo I, CEM 12 de Ceilândia, CEM 04 de Ceilândia e CEM 2 de Ceilândia.

Os Diálogos

Na programação dos DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS, o público mergulhará em temas dos mais diversos, mas sempre pontuado pela produção literária e pelo pensamento crítico. Os diálogos começam nesta segunda-feira, dia 19 de setembro, com a participação do jornalista, cientista social e escritor Juca Kfouri. Conhecido por seus comentários cáusticos na imprensa, Kfouri apresentará o tema “História, cultura e futebol”.

Na semana seguinte, dia 26/9, o programa apresentará a jornalista, escritora e pesquisadora Patrícia Campos Mello. A premiada repórter provoca uma reflexão a partir do tema “A comunicação no Brasil: a mentira como ferramenta de desinformação”. Na ocasião, Patrícia parte das discussões levantadas no seu livro “A máquina do ódio – notas de uma repórter sobre fake news e violência digital” (Cia. Das Letras).

O terceiro encontro da série será logo no dia seguinte, 27/9, terça-feira. A ativista, feminista, médica, comunicóloga e autora Jurema Werneck nos conduz pela experiência da mulher negra dentro do ambiente comunicacional. O tema é baseado no seu mais recende livro, “O samba segundo os lalodês: mulheres negras e cultura midiática” (Hucitec).

No início de outubro, os Diálogos seguem com a participação do professor e cientista político Jorge Caldeira, imortalizado em julho, ao ser eleito a cadeira 16 da Academia Brasileira de Letras. Com uma produção literária prolífica, Caldeira discute desde futebol, samba, empreendedorismo e economia em seus livros. Para a conferência, ele se debruça sobre “A história da riqueza no Brasil”

Após uma breve pausa de uma semana, o público se encontrará no dia 17 de outubro com a cantora, compositora e escritora Zélia Duncan, uma artista com estreita relação com a capital federal, onde começou sua bem-sucedida carreira musical. Para os Diálogos, Zélia parte de sua obra “Benditas coisas que eu não sei – músicas, memórias, nostalgias felizes” (Agir) para tratar da afetividade na tradição musical e na literatura brasileira.

No dia seguinte, 18 de outubro, é a vez do premiado escritor, dramaturgo e roteirista Marcelo Rubens Paiva ocupar o centro da discussão no Museu da República. O autor, que lançou ano passado a “Série – o livro” aborda dois temas que marcam sua trajetória de vida pessoal e o imaginário literário de sua obra: memória e literatura.

Na última semana dos Diálogos Contemporâneos com sessões nos dias 24/10 e 25/10, o Auditório do Museu receberá, respectivamente, o pesquisador e escritor baiano premiado e reconhecido internacionalmente por “Torto arado” (Todavia), Itamar Vieira Jr., e a historiadora, cientista política e professora Heloísa Starling, autora dos livros “Brasil: uma biografia” e “A bailarina da morte: a gripe espanhola no Brasil”.

Não há necessidade de inscrição. Para quem vai assistir às conferências presencialmente, os ingressos serão distribuídos no Museu Nacional da República a partir das 18h do dia de cada conferência, por ordem de fila e apenas um por pessoa. Às 18h30 será liberado o acesso para que os espectadores possam ocupar os lugares disponíveis.O ingresso estará sujeito à lotação do local.

 

Programação

19 de setembro, segunda-feira, 19h

  • História, cultura e futebol: Palestrante: Juca Kfouri – Escritor, autor da obra ”Confesso que perdi: Memórias” (Cia das Letras). Formado em Ciências Sociais pela USP, é jornalista há 52 anos, dirigiu as revistas Placar e Playboy, é colunista da Folha de S. Paulo, do Portal UOL, da Rádio CBN, faz o programa Entre Vistas da TVT, é comentarista do ICL Notícias.
  • Mediação: Nilson Rodrigues, produtor cultural

26 de setembro, segunda-feira, 19h

  • A comunicação no Brasil: a mentira como ferramenta de desinformação: Palestrante: Patrícia Campos Mello – Jornalista e escritora, em 2020 publicou “A máquina do ódio – notas de uma repórter sobre fake news e violência digital (Cia das Letras), sobre campanhas de desinformação de líderes populistas no Brasil, Índia e EUA e a erosão da liberdade de imprensa no Brasil. Repórter da Folha de S. Paulo, comentarista de TV e pesquisadora. Vencedora do Prêmio Maria Moors Cabot da Universidade Columbia (2020).
  • Mediação: Hamilton Pereira, escritor

 

27 de setembro, terça-feira, 19h

  • Mulheres negras e cultura midiática: Palestrante: Jurema Werneck – Ativista feminista, médica, comunicóloga e autora, cofundadora da organização não governamental Crioula. É Diretora-Executiva da Anistia Internacional no Brasil e faz parte do quadro da direção do Fundo Global para Mulheres. Em 2020 lançou “O samba segundo os Ialodês: mulheres negras e cultura midiática” (Hucitec).
  • Mediação: Vera Lucia Santana, advogada

 

3 de outubro, segunda-feira, 19h

  • A história da riqueza no Brasil: Palestrante: Jorge Caldeira – Nasceu em São Paulo, em 1955. É doutor em Ciência Política, escritor, autor de “101 brasileiros que fizeram história” (Estação Brasil), “Noel Rosa: de costas para o mar” (Brasiliense), “Mauá: empresário do Império” e “Viagem pela história do Brasil” (Cia das Letras), “A nação mercantilista” e “Ronaldo: glória e drama no futebol globalizado” (Editora 34), “O banqueiro do sertão”, “A construção do samba”, “História do Brasil com empreendedores” e “Júlio Mesquita e seu tempo” (Mameluco). Ocupa a cadeira n. º 18 da Academia Paulista de Letras. Foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 2022.
  • Mediação: Hamilton Pereira, escritor

 

17 de outubro, segunda-feira, 19h

  • A afetividade na tradição musical e na literatura brasileira: Palestrante: Zélia Duncan – Cantora, compositora e escritora, autora de “Benditas coisas que eu não sei – músicas, memórias, nostalgias felizes” (Agir), obra em que reúne 23 ensaios e um breve diário nos quais expõe seu olhar e sua relação com a música. Além de incontáveis canções, já escreveu roteiros, um perfil de Dona Ivone Lara, uma coluna semanal de crônicas no jornal O Globo, uma peça de teatro, esquetes, textos de orelha, prefácios e posfácios.
  • Mediação: Juca Ferreira, sociólogo

 

18 de outubro, terça-feira, 19h

  • Memória e literatura: Palestrante: Marcelo Rubens Paiva – Roteirista, escritor e dramaturgo, nasceu em 1959 em São Paulo. Foi laureado com três Prêmio Jabuti, um Prêmio Shell, um Moinho Santista e um da Academia Brasileira de Letras. Entre seus livros estão “Feliz ano velho” (1982 – Prêmio Jabuti), “O homem ridículo” (2019), e a “Série – O livro” (2021). Foi traduzido para o inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e tcheco.
  • Mediação: Tereza Cruvinel, jornalista e escritora

 

24 de outubro, segunda-feira, 19h

  • O povo negro e a formação da identidade brasileira: Palestrante: Itamar Vieira Jr. – Nasceu em Salvador (BA), em 1979. É geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA. Seu romance “Torto arado”, publicado pela Todavia em 2019, venceu o Prêmio Leya, recebeu também os prêmios Oceanos e Jabuti e está sendo traduzido para uma dezena de idiomas. Em 2021, lançou “Doramar ou a Odisseia: histórias” (Todavia). Trabalha como servidor público no Incra e está escrevendo um novo romance.
  • Mediação: Carlos Marcelo, escritor e jornalista

 

25 de outubro, terça-feira, 19h

  • Brasil: a outra independência: Palestrante: Heloísa Starling – Historiadora, cientista política e professora titular do Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. É autora de “Os senhores das Gerais” (1986), “Lembranças do Brasil” (1999), “Brasil: uma biografia” (2018), “A bailarina da morte: A gripe espanhola no Brasil” (2020), “Linguagem da destruição: A democracia brasileira em crise”, entre outros.

 

Ingressos

 

  • Entrada Gratuita (distribuição de ingressos uma hora antes do início da palestra)

 

Mais informações

5ª Edição Diálogos Contemporâneos

Data: 19 de Setembro a 25 de outubro de 2022
Horário: 19h
Locais: Museu Nacional da República (Complexo Cultural da República, próximo à Rodoviária do Plano Piloto)

QUERO MAIS!

PATROCÍNIO
PATROCÍNIO
GASTRONOMIA
FESTAS, SHOWS E CULTURA
16° edição do Festival Universo Paralello_deboa Brasilia
Festa-Show

16º Edição do Festival Universo Paralello

Vem aí a 16° edição...
Festa-Show

Banda Rastapé em Brasília

Em comemoração aos 9 anos...
A Bela e a Fera On Ice em Brasília_DeBoa Brasilia
Infantil

A Bela e a Fera On Ice em Brasília – Nova data

Nota de adiamento A produção...
Programação Basic Lounge e Bar_deboa Brasilia
Festa-Show

Programação Basic Lounge e Bar

Que tal curtir uma excelente...
Mike Love em Brasília_deboa Brasilia
Festa-Show

Mike Love em Brasília

A música revolucionária pode parecer...
Dnox em Brasilia_deboa Brasilia
Festa-Show

D-nox em Brasília

Revelado! 06 horas de D-Nox...
Caetano Veloso em Brasília_deboa Brasilia
Festa-Show

Caetano Veloso em Brasília

Caetano Veloso em Brasília com...
Gravação de DVD do Menos é Mais em Brasília_deboa Brasília
Festa-Show

Gravação de DVD do Menos é Mais em Brasília

Chegou a hora! Planejamos, trabalhamos...
Cinema

Programação Cine Drive-in Brasília

Sobre o Cine Drive-in Brasília...
Mês das Crianças no Conjunto Nacional_deboa Brasilia
Infantil

Arena Gamer no Conjunto Nacional

Outubro é mês de celebrar...