Entre os dias 22 e 27 de setembro, museus de todo o país participam da 20ª Primavera dos Museus, campanha anual promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para aproximar essas instituições da vida cotidiana das cidades.
O tema desta edição, “Museus para Todas as Pessoas”, propõe uma pergunta prática a cada instituição: quem, de fato, atravessa suas portas, e o que é preciso mudar para que mais gente atravesse. No Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, aberto de terça a domingo, a semana começa no dia 22 e reúne atividades gratuitas do Rolê Cultural, o programa educativo.
Acessibilidade
A ação “Vem pro CCBB” conta com uma van que leva o público, gratuitamente, para o CCBB Brasília, de quinta-feira a domingo. A iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso e a experiência cultural dos visitantes. A van fica estacionada próxima ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional. O acesso é gratuito, mediante retirada de ingresso no site, na bilheteria do CCBB ou ainda pelo QR Code da van. Lembrando que o ingresso garante o lugar na van, que está sujeita à lotação, mas a ausência de ingresso não impede sua utilização. Uma pesquisa de satisfação do usuário pode ser respondida pelo QR Code que consta do vídeo de divulgação exibido no interior do veículo.
Horários da van – De quinta a domingo: Biblioteca Nacional – CCBB: 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h e 20h | CCBB – Biblioteca Nacional: 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30, 18h30, 19h30, 20h30 e 21h30.
Programação
Data: 22 e 27 de setembro de 2026, terça-feira a domingo
Horário: Confira a programação
Local: CCBB Brasília
Rolê Espontâneo
Aberta ao público e sem necessidade de agendamento, essa atividade acontece de hora em hora e propõe mediações interativas adaptadas às diferentes faixas etárias, promovendo diálogos sensíveis com as exposições em cartaz. Em setembro, integra a programação da Primavera dos Museus.
- Data: Terça-feira a domingo, das 10h às 19h (de hora em hora). Ingresso único válido das 10h às 19h
- Capacidade: 30 pessoas
- Ponto de encontro: Sala do Educativo
Rolê no Jogo Coleção de Arte BB
Os participantes criam sua própria coleção a partir de pinturas, esculturas e gravuras de artistas como Oscar Niemeyer, Athos Bulcão e Roberto Burle Marx. A atividade estimula percepção estética, sensibilidade e valorização do acervo.
- Data: Sextas e sábados, às 18h
- Capacidade: 30 pessoas
- Ponto de encontro: Sala do Educativo
Visita Espetáculo
Conduzidos por personagens, os participantes percorrem o CCBB em busca das cartas deixadas por Oscar Niemeyer, pistas de uma divertida caça às obras e aos detalhes da arquitetura. A cada descoberta, músicas, cantigas e brincadeiras dão vida aos ambientes.
- Data: Sábados e domingos, às 16h (com retirada de ingressos)
- Capacidade: 30 pessoas
Arte em Jogo – Encontro para professores
Encontro que convida professores a conhecer a exposição Coleção de Arte do Banco do Brasil por meio de visita mediada e da experimentação do Jogo da Coleção, material educativo do Educativo CCBB. Ao final, uma roda de conversa sobre o ensino de Arte na escola.
- Data: 30/09, às 19h
- Capacidade: 20 pessoas
- Classificação: Adultos, professores e arte-educadores
- Ponto de encontro: Hall Coleção de Arte
Ingressos
- Entrada gratuita mediante retirada de ingressos
*Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.
Retirada de ingressos
Mais Informações
Primavera dos Museus no CCBB Brasília
Data: 22 e 27 de setembro de 2026, terça-feira a domingo
Horário: Confira a programação
Local: CCBB Brasília
Agendamento para grupos e escolas: conecta.mediato.art.br