Ocupação Palavra Cantada no SESI Lab

CONFIRA AS INFORMAÇÕES COMPLETAS ABAIXO

Ocupação Palavra Cantada no SESI Lab_DeBoa Brasilia

NÃO PULE!

RECEBA AS PRINCIPAIS
NOVIDADES DE BRASÍLIA
NO SEU EMAIL







Ocupação Palavra Cantada no SESI Lab

De 22 de janeiro a 22 de março, em Brasília, SESI Lab recebe Ocupação Palavra Cantada e reconta a história da dupla. Confira mais aqui!

Era uma casa muito engraçada, não tinha teto… mas tem muita música e muita história! É nesse espírito que o SESI Lab, em parceria com o Itaú Cultural e o Ministério da Cultura, recebe a Ocupação Palavra Cantada, que conta a história de de um dos projetos mais importantes da música infantil brasileira. A mostra, em cartaz de 22 de janeiro a 22 de março, apresenta mais de três décadas de criação de Sandra Peres e Paulo Tatit em uma experiência que transforma o museu em uma casa onde cada cômodo guarda descobertas embaladas por canções que atravessam gerações.

Para comemorar a nova exposição temporária do SESI Lab, a dupla Palavra Cantada se apresenta no museu nos dias 23 e 24 de janeiro, às 17h, dentro da programação do festival Brinca+. Os ingressos para os shows, no entanto, esgotaram rapidamente.

Pensada para encantar crianças de todas as idades, a ocupação reúne materiais do acervo da dupla, como fotografias, vídeos, instrumentos, capas e registros de processos criativos, aproximando o público dos bastidores de músicas que fazem parte da memória afetiva dos pequenos. A mostra com curadoria do Itaú Cultural – ao lado de Sandra e Paulo – estreou em São Paulo, na sede da instituição, em 2025 e é a primeira vez que chega a outra cidade.

“Receber a Ocupação Palavra Cantada no SESI Lab é reforçar nossa vocação como um museu para todas as idades. É uma experiência que encanta crianças, emociona adultos e desperta memórias afetivas, mostrando como a música pode ser um poderoso caminho para aprender, brincar e se conectar”, afirma a superintendente de Cultura do SESI, Claudia Ramalho. “Traduz com sensibilidade aquilo que buscamos: aproximar arte, ciência e educação de forma acessível e prazerosa.”

“A missão do Palavra Cantada é fazer diferença na vida das crianças”, diz Sandra Peres em um dos vídeos da exposição. “Para que elas possam interagir com temas e percepções, passando por aprendizados, pensamentos e sentimentos, ou seja, que elas possam enxergar outra coisa da vida, se inspirar e, principalmente, brincar.”

“A exposição recria o clima de casa, com cantinhos de descoberta, interações lúdicas, karaokê debaixo do chuveiro e muitos objetos que ajudam a contar esses 30 anos de trajetória da dupla. Tudo na altura do olhar das crianças, pensado para provocar curiosidade, brincadeira e memória”, comenta Jader Rosa, superintendente do Itaú Cultural. “Celebramos essa parceria com o SESI Lab como uma oportunidade de expandir ainda mais o impacto da arte e da educação em crianças e jovens”, conclui.

 

A casa

Do quintal para a sala, da varanda para a cozinha, do quarto para o banheiro, as crianças e os adultos vão encontrando as músicas do Palavra Cantada. O percurso vai desde seu álbum de estreia, Canções de Ninar, de 1994, até Cenas Infantis, de 2024. São mais de 20 álbuns, 11 DVDs e nove livros lançados.

Tudo na casa está ao alcance dos olhos das crianças: os objetos expostos foram colocados em uma altura mais baixa especialmente para que elas possam usufruir do conteúdo. Assim, a mostra apresenta, em seus vários espaços, fotografias, vídeos, instrumentos, croquis, capas e textos guardados no acervo pessoal de Sandra e Paulo.

Na varanda da casa imperam os figurinos usados em shows, enquanto a garagem apresenta manifestações culturais brasileiras como o boi, o maracatu e o congo mineiro, com danças, figurinos e instrumentos, que dão vida a tantas das músicas da dupla. Um dos destaques é o álbum Canções do Brasil, lançado em 2001, depois de eles viajarem por todos os estados do país, em busca do que cantavam as crianças e contando com a sua participação.

No banheiro, que tal juntar tudo isso e cantar músicas do Palavra Cantada em um karaokê debaixo do chuveiro? Solte a voz em sucessos como Fome Come, Coloridos, Tartaruga e o Lobo e Criança Não Trabalha. Por fim, no sótão, é hora de descobrir de onde saiu o nome da dupla. Um leve spoiler: surgiu da leitura de Paulo Tatit de um livro de poemas de Augusto de Campos.

 

Ingressos

Até 15 de fevereiro

  • Entrada gratuita

 

Após 15 de fevereiro

  • R$ 20,00 (inteira)
  • R$ 10,00 (meia)

 

*Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

 

Pontos de Venda

 

Mais informações

Ocupação Palavra Cantada no SESI Lab

Data: De 22 de Janeiro a 22 de Março de 2026
Local: SESI Lab – Setor Cultural Sul, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto
Horário: Terça a sexta-feira, de 9h às 18h; sábado, domingo e feriados, de 10h às 19h
Instagram: @sesi.lab

QUERO MAIS!

GASTRONOMIA