Embaixada de Ruanda no Brasil celebra 31 anos de Libertação (Kwibohora31), em Brasília, no dia 10 de julho

Embaixada de Ruanda no Brasil celebra 31 anos de Libertação_DeBoa Brasília
  • Home
  • Dica DeBoa
  • Embaixada de Ruanda no Brasil celebra 31 anos de Libertação (Kwibohora31), em Brasília, no dia 10 de julho

Embaixada de Ruanda no Brasil celebra 31 anos de Libertação (Kwibohora31), em Brasília, no dia 10 de julho 

A Embaixada da República de Ruanda no Brasil celebrou, na quarta-feira (10 de julho), o 31º aniversário do Dia da Libertação (Kwibohora31), sob o tema “A Jornada de Ruanda Continua”.

O evento reuniu mais de 250 convidados, entre autoridades brasileiras, membros do corpo diplomático, acadêmicos, jornalistas, representantes do setor privado e da sociedade civil – amigos que vieram de diferentes Estados do Brasil. O convidado de honra foi o Secretário de África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte.

Kwibohora é uma das datas mais importantes no calendário nacional de Ruanda. A celebração destacou o progresso do país desde 1994, celebrando a governança centrada nas pessoas, a paz, o desenvolvimento e a unidade nacional desde o fim do Genocídio de 1994 contra os Tutsi.

O Embaixador de Ruanda no Brasil, Sua Excelência Sr. Lawrence Manzi, enfatizou a importância da data e sua celebração no Brasil: “Para Ruanda, o Dia da Libertação nos lembra não apenas o fim de um dos capítulos mais sombrios da nossa história, mas também o renascimento de uma nação que, há trinta e um anos, encontrava-se completamente em ruínas: suas instituições destruídas, seu povo profundamente ferido e seu futuro sem uma direção clara. Assim como uma pessoa que chega aos 31 anos de idade, Ruanda hoje se encontra em uma conjuntura única — um momento de reflexão e de novas demandas vindas de seu povo. Trinta e um anos, na vida humana, representam uma fase de transição: de buscar seu lugar no mundo para viver com maior intenção, propósito e clareza.”. 

Embaixada de Ruanda no Brasil celebra 31 anos de Libertação em Brasília_DeBoa Brasília

Kwibohora marca o fim de um dos períodos mais trágicos da história recente — o Genocídio de 1994 contra os Tutsi — e o início de uma nova era para Ruanda, guiada por um espírito de resiliência, construção coletiva da nação e progresso econômico.
A data relembra a tomada do poder estatal em Ruanda pelas forças da Frente Patriótica de Ruanda (FPR), em 4 de julho de 1994, que pôs fim ao genocídio que se alastrava pelo país, encerrando cem dias de atos horrendos que vitimaram mais de um milhão de pessoas.

O Secretário Carlos Duarte destacou os laços crescentes de cooperação entre os dois países e o papel de liderança de Ruanda no continente africano: “Estamos confiantes de que o Brasil e Ruanda estão trilhando um caminho promissor rumo a uma parceria sólida em diversos setores. Nossa colaboração deve incluir o fortalecimento dos investimentos e do comércio em áreas como agricultura, economia verde e tecnologia. Juntos, podemos unir esforços para combater a insegurança alimentar, construir sistemas universais de saúde, promover o desenvolvimento agrícola sustentável e avançar na igualdade de gênero. Enfatizamos nossos esforços para incentivar empresários brasileiros a investir em Ruanda, ao mesmo tempo em que buscamos atrair empreendedores ruandeses para se engajarem com a economia brasileira.”. 

Além da história do país, a noite também celebrou a cultura ruandesa. Com uma vibrante apresentação de danças tradicionais de Ruanda, (adicionar aqui mais detalhes com os parágrafos do Jacques), os convidados se encantaram com a riqueza do patrimônio cultural de Ruanda. Na noite anterior, a Embaixada de Ruanda no Brasil, em parceria com a Associação Bem Estar Social, realizou um evento de intercâmbio cultural Brasil-Ruanda no Teatro dos Bancários, com apresentações de danças tradicionais abertas ao público brasileiro. 

Durante o evento, também foi destacada a crescente importância da parceria entre Ruanda e Brasil em áreas como educação, inovação, igualdade de gênero e desenvolvimento sustentável. A celebração do Kwibohora em Brasília representa um testemunho do fortalecimento dos laços culturais e diplomáticos, promovendo o intercâmbio de experiências entre os dois países e construindo pontes de solidariedade, cooperação e respeito mútuo.

Post publicado em 14/07/2025

Mais Atrações na Cidade

Festa Fica Comigo em Brasília_DeBoa Brasilia

Festa Fica Comigo em Brasília

No dia 20 de dezembro, Brasília recebe a festa Fica Comigo – Feliz Natal Meu Amor, na Arena BRB Mané Garrincha. Saiba mais aqui!

Réveillon Gran Bier 2026_DeBoa Brasilia

Réveillon Gran Bier 2026

No dia 31 de dezembro, o Gran Bier apresenta Réveillon 2026 com All Inclusive, shows ao vivo e brinquedoteca especial para as crianças. Saiba mais aqui!

Espetáculo A Manhã Seguinte_DeBoa Brasilia

Espetáculo A Manhã Seguinte

Nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, Brasília recebe A Manhã Seguinte, Uma comédia de Peter Quilter, no Teatro Royal Tulip. Saiba mais aqui!

Réveillon Oscarito 2026_DeBoa Brasilia

Réveillon Oscarito 2026

No dia 31 de dezembro, das 23h às 6h, o Oscarito Brasília se transforma em um espetáculo de música, gastronomia e celebração. Saiba mais aqui!