Teatro Nacional abre suas portas para visitas guiadas

Teatro Nacional Brasília_DeBoa Brasília

Teatro Nacional abre suas portas para visitas guiadas 

Brasilienses e turistas aguardaram com muita expectativa a reabertura do Teatro Nacional Claudio Santoro, que ficou mais de uma década fechado. Então, nada mais justo que, após a reinauguração, ele possa ser visto de diferentes perspectivas. Por isso, além da programação regular de espetáculos, o espaço também recebe semanalmente grupos de visitas guiadas.

As visitas são gratuitas e ocorrem às sextas-feiras – e a última do mês conta com um intérprete de Libras para garantir a acessibilidade. Para participar basta comparecer ao foyer da Sala Martins Pena, entre as 14h e as 16h. Os grupos são acompanhados por um servidor da Subsecretaria do Patrimônio Cultural, que narra fatos sobre a história do Teatro, sua arquitetura – assinada por Oscar Niemeyer –, e as obras de arte em seu interior, a exemplo dos painéis de Athos Bulcão.

Além das visitas guiadas, o público também pode acompanhar a programação de espetáculos do local. A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) segue com sua temporada 2025 de concertos. As apresentações ocorrem sempre às quintas-feiras, às 20h. Os ingressos gratuitos são distribuídos presencialmente, uma hora antes do espetáculo, respeitando a capacidade da Martins Pena, que comporta 478 espectadores.

Restauro

A obra de restauração do Teatro Nacional Claudio Santoro pelo Governo do Distrito Federal (GDF) teve início em dezembro de 2022, pela Sala Martins Pena e seu respectivo foyer. A viabilidade da reforma só ocorreu depois que este GDF decidiu fracionar o projeto em quatro etapas.

Com investimento de R$ 70 milhões por meio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), a primeira etapa consistiu na adequação da infraestrutura para as diretrizes atuais, bem como na recuperação da Martins Pena.

A reabertura do espaço, em dezembro do ano passado, foi celebrada com o festival Viva o Teatro, que contou com seis atos. O primeiro deles, em homenagem aos operários que trabalharam na reforma do local, teve um concerto da Orquestra Sinfônica, que ainda se apresentou ao lado da dupla Chitãozinho & Xororó na reabertura oficial. Ambos foram exclusivos para convidados.

Na sequência – já abertos ao público –, houve show de Almir Sater; o Dia do Teatro, com uma peça infantil e a comédia Tela Plana, dos Melhores do Mundo; homenagem ao rock brasiliense com a Plebe Rude; e o Dia da Dança, que teve, entre outras atrações, o Boi de Seu Teodoro, tombado como Patrimônio Cultural Imaterial do DF.

Agora, serão investidos R$ 315 milhões na próxima fase da obra, que teve o edital de licitação divulgado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). O projeto inclui a Sala Villa-Lobos, o Espaço Dercy Gonçalves, a Sala Alberto Nepomuceno e o foyer da Villa-Lobos.

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

Fonte: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Post publicado em 12/06/2025

Mais Atrações na Cidade

Na Praia Festival 2026 – Brasil_DeBoa Brasilia

Grupo R2 anuncia tema Na Praia Festival 2026

BRASIL! Grupo R2 anuncia tema Na Praia Festival 2026. Já em clima de Copa do Mundo, novidade foi revelada em um almoço tipicamente brasileiro, com feijoada e transmissão do chaveamento de grupos do mundial de futebol.

Cê Tá Doido em Brasília_DeBoa Brasilia

Cê Tá Doido em Brasília

Cê Tá Doido! Projeto de sertanejo acontece no dia 25 de abril de 2026, no estacionamento da Arena BRB Mané Garrincha. As vendas já estão abertas. Confira aqui!

Réveillon Bar da Praia 2026_DeBoa Brasília

Réveillon Bar da Praia 2026

O Réveillon Bar da Praia retorna à orla do Clube ASSEFE com uma noite all inclusive à beira do Lago Paranoá, unindo gastronomia, open bar, música ao vivo e mais!

Réveillon Mormaii Lago Sul 2026_DeBoa Brasilia

Réveillon Mormaii Lago Sul 2026

No dia 31 de dezembro, a partir das 21h, acontece o Réveillon Mormaii Lago Sul 2026 — uma noite inesquecível à beira do Lago Paranoá. Saiba mais aqui!