31ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2023

Ação de promoção reunirá mais de 190 formadores de opinião_DeBoa Brasilia

A Avaliação Nacional de Vinhos chega a sua 31ª edição. As 16 amostras selecionadas entre as 30% mais representativas da Safra 2023 serão degustadas por cerca de 2 mil apreciadores de todo o Brasil, sendo 600 no evento presencial e mais de 1.000 em suas casas, através do kit e da transmissão simultânea pelo canal da Associação Brasileira de Enologia (ABE) no Youtube, no dia 4 de novembro, a partir das 17h. Além disso, mais de 190 formadores de opinião dos estados d e Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal, estarão reunidos e conectados com a Avaliação para degustar na taça a Safra 2023.

A ação, coordenada pela jornalista Lucinara Masiero da Conceitocom Brasil, assessora de imprensa da ABE há 21 anos, é fruto de parcerias com empresas que atuam neste universo do mundo do vinho nas cidades de Bento Gonçalves, Brasília, Florianópolis, Maceió, Petrolina, Porto Alegre e São Paulo. Jornalistas, blogueiros e influenciadores foram convidados pela ABE a viver a experiência. Nos oito locais, serão mais de 170 pessoas numa ação de promoção e divulgação do vinho brasileiro. Para isso, a entidade enviou os kits para cada polo, alinhando a operação com o anfitrião local. Além disso, outros 20 formadores de opinião estarão acompanhando o evento de forma presencial.

“A gente leva o vinho brasileiro até eles. São jornalistas, blogueiros e influenciadores do vinho que dão voz ao vinho brasileiro, ajudando a promover e divulgar a produção nacional. Este formato on-line e a criação do kit facilitou este relacionamento, aproximando todos da Safra”, destaca Lucinara. Para o presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari, a melhor experiência é oportunizar aos formadores de opinião que degustem na taça a representatividade da Safra 2023. “A imagem do vinho brasileiro é construída pela cadeia produtiva da uva e do vinho, mas também pelos formadores de opinião. E a única forma de falar de um produto é conhecendo-o”.

Os convidados degustarão juntos as 16 amostras, assistindo a transmissão da Avaliação, podendo trocar ideias e opiniões em torno de cada vinho. A Avaliação Nacional de Vinhos é a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo. 

 

Locais:

1. Galeto Di Paolo Lar Center – São Paulo (SP) – @dipaolosaopaulo

2. Depósito Vinhos – Porto Alegre (RS) – @depositovinhos

3. Vinhos por Aí – Porto Alegre (RS) – @vinhosporaioficial

4. Adega Nacional – Florianópolis (SC) – @adeganacional

5. Teta Cheese Bar – Brasília (DF) – @tetacheesebar

6. Oxe Vinhos – Petrolina (PE) – @oxevinhos

7. Champanharia Garibaldi – Bento Gonçalves (RS) – @champanhariagaribaldi

8. Bistrô Farol – Maceió (AL) – @bistrofarol @vinhocommaria

 

Assista ao vivo 

Mais Atrações na Cidade

Salton aposta nos espumantes para os principais camarotes do Carnaval 2026_DeBoa Brasília
Novidades

Salton aposta nos espumantes para os principais camarotes do Carnaval 2026

Noru apresenta carta especial de drinks e saquês_DeBoa Brasília
Gastronomia

Noru apresenta carta especial de drinks e saquês

Mané Mercado Águas Claras apresenta menus para a Restaurant Week_DeBoa Brasília
Gastronomia

Mané Mercado Águas Claras apresenta menus para a Restaurant Week

Mané Mercado Brasília marca presença na Restaurant Week_DeBoa Brasília
Gastronomia

Mané Mercado Brasília marca presença na Restaurant Week

Gurumê celebra a Itália durante a 33ª Brasília Restaurant Week_DeBoa Brasília
Gastronomia

Gurumê celebra a Itália durante a 33ª Brasília Restaurant Week

Juscelino Bar e Restaurante apresenta menu para a 33ª Brasília Restaurant Week_DeBoa Brasília
Gastronomia

Juscelino Bar e Restaurante apresenta menu para a 33ª Brasília Restaurant Week

Rio Brasa oferece rodízio com brinde especial_DeBoa Brasília
Gastronomia

Rio Brasa oferece rodízio com brinde especial

Turismo

5 destinos próximos de Brasília para conhecer de carro

Pipa Drinks_a bebida do carnaval em Brasília_DeBoa Brasília
Dica DeBoa

Pipa Drinks chega às ruas como forte candidato a bebida oficial da folia brasiliense

Prelúdio do Festival da Primavera O Mundo Assiste Junto À Noite de Gala do China Media Group_DeBoa Brasília
Notícias

O evento Prelúdio do Festival da Primavera: O Mundo Assiste Junto À Noite de Gala do China Media Group, iluminará o Museu Nacional do Brasil

Volume de passagens aéreas internacionais para a Bahia no Carnaval é mais que o dobro da média nacional
Carnaval de Salvador

Volume de passagens aéreas internacionais para a Bahia no Carnaval é mais que o dobro da média nacional

Melhor Segunda-feira do Mundo e Pipoco provocam mudanças no trânsito da Barra e Ondina_Foto_Jefferson-Peixoto_Secom
Carnaval de Salvador

Melhor Segunda-feira do Mundo e Pipoco provocam mudanças no trânsito da Barra e Ondina

Fuzuê anima o pré-Carnaval de Salvador neste domingo (8)_Foto-Bruno-Concha_Secom_Pms
Carnaval de Salvador

Com fanfarras e grupos culturais, Fuzuê anima o pré-Carnaval de Salvador neste domingo (8)

Furdunço abre o pré-Carnaval de Salvador_Foto AlfredoFilho-Secom-PMS
Carnaval de Salvador

Furdunço abre o pré-Carnaval de Salvador neste sábado (7) com 57 atrações no Circuito Orlando Tapajós

Confira cervejarias artesanais para conhecer em Brasília_DeBoa Brasília
Gastronomia

Confira cervejarias artesanais para conhecer em Brasília

Joyful Village Brasília_DeBoa Brasília
Dica DeBoa

Joyful Village desenvolve educação bilíngue com foco emocional em Brasília

Ambulantes do Circuito Barra-Ondina começam a receber kits e cartão de transporte gratuito para o Carnaval
Carnaval de Salvador

Ambulantes do Circuito Barra-Ondina começam a receber kits e cartão de transporte gratuito para o Carnaval

Prefeitura de Salvador promove reunião técnica para orientar food trucks sobre manipulação segura de alimentos no Carnaval
Carnaval de Salvador

Prefeitura de Salvador promove reunião técnica para orientar food trucks sobre manipulação segura de alimentos no Carnaval

Bloco das Montadas_DeBoa Brasilia

Bloco das Montadas

Bloco das Montadas traz Gretchen e Lia Clark no domingo de carnaval, dia 15 de fevereiro, em Brasília. Saiba mais aqui!

Bloco Só Contatinho_DeBoa Brasilia

Bloco Só Contatinho

No dia 16 de fevereiro, Bloco Só Contatinho chega para animar o Carnaval do Cruzeiro. Saiba mais aqui!

Carnaval da Birosca_DeBoa Brasilia

Carnaval da Birosca

Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, o Carnaval da Birosca transforma o Conic em polo da folia com programação diversa e after dos blocos. Confira mais aqui!

Galinho de Brasília 2026_DeBoa Brasilia

Galinho de Brasília 2026

Tradição na capital, bloco leva frevo, cortejo e programação infantil gratuita para o estacionamento da Matriz da Caixa no dia 16 de fevereiro. Saiba mais aqui!

Bloco Concentra Mas Não Sai_DeBoa Brasilia

Bloco Concentra Mas Não Sai

Nos dias 14 e 16 de fevereiro, Bloco Concentra Mas Não Sai agita o Carnaval de Brasília, no Estacionamento em frente ao Minas Brasília Tênis Clube. Saiba mais!

Bloco Sorriso da Rua_DeBoa Brasilia

Bloco Sorriso da Rua

No dia 14 de fevereiro, Bloco Sorriso da Rua estreia no Carnaval 2026 com programação infantil, sustentável e acessível em Sobradinho. Saiba mais aqui!

Sesc Folia 2026_DeBoa Brasilia

Sesc Folia 2026

Carnaval vai agitar as unidades do Sesc-DF com programação gratuita nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Confira toda a programação aqui!