O primeiro espaço dedicado exclusivamente para a prática da profissão de barista já nasceu em Brasília. O projeto da consultora e barista Sulayne Shiratori trouxe para a cidade a oportunidade para quem quer seguir a profissão de barista poder treinar e aperfeiçoar as técnicas mais diversas, conforme a necessidade.
Extrair o expresso perfeito, vaporizar o leite do jeito certo, chegar na latte art perfeita… São detalhes da profissão de barista que só são possível com muita prática, além do estudo teórico. E faltava em Brasília um lugar que oferecesse equipamento e tempo para treinamentos, afinal, qual cafeteria vai parar o fluxo de atendimento para o barista praticar?
O Laboratório do Café surgiu na cabeça de Sulayne Shiratori, quando ela percebeu o déficit desse serviço. “Observei a necessidade dos baristas da cidade de ter um local de treinamento e imaginei o Laboratório”, conta Sulayne. Ela também é professora de cursos e workshops de barista e de métodos de extração de café, realizados no mesmo espaço montado para o Laboratório.
“O curso te dá o caminho para entender o certo e o errado e o que o universo do café especial propõe. Mas a habilidade, a técnica vem da repetição e do treino, que não surge no curso. Essa é a proposta do Laboratório”, ressalta Sulayne.
No Laboratório, os interessados vão encontrar uma máquina profissional de espresso de dois grupos, um moinho profissional, grãos prontos para serem moídos e leite gelado pronto para vaporização. Além disso, Sulayne ficará disponível para auxiliar durante o período do aluguel do espaço com sua experiência de mais de 10 anos de barista. “Minha ajuda é optativa. Se a pessoa preferir ficar no Laboratório sozinha, não tem problema, mas se precisar tirar alguma dúvida ou estiver buscando praticar algo muito específico, estarei disponível”, pontua.
Para utilizar o espaço, é preciso apresentar um certificado de curso de barista de, no mínimo, nível iniciante, o que garante que a pessoa conhece os conceitos da máquina profissional, do moinho e da vaporização do leite. Profissionais sem certificado, mas que comprovadamente trabalham no mercado como barista, também podem reservar o Laboratório.
Os planos de uso são por hora, turno ou dia inteiro e a pessoa não precisa levar nada. O Laboratório pode ser reservado em qualquer dia da semana mediante agendamento prévio com, no mínimo, três dias de antecedência. A reserva do espaço também garante que o barista pode convidar duas a três pessoas para degustarem os expressos, drinks e bebidas que forem produzidas durante o treinamento.
QUEM É – Sulayne Shiratori começou a pesquisar o mercado de cafés em 2004. Seu interesse a fez estudar, de maneira autodidata, a cultura e a importância do café, desde a plantação até a xícara. Fez cursos e parcerias com Antonello Monardo e cursos com Isabella Raposeiras, pioneiros em cafés especiais no Brasil. No Sindicafé de São Paulo e no Grão Mestre, fez cursos de classificação e degustação de grãos. Atualmente, cursa Gestão do Agronegócio na Universidade de Brasília (UnB), aliando a profissão de barista com a paixão pelo sistema agroindustrial do café e a importância da cadeia produtiva do grão, desde a terra até a xícara servida nas cafeterias.
Desde 2011, Sulayne é professora em cursos de barista, de degustação e de métodos de extração de cafés especiais por meio do projeto Los Feliz Café Lab – que busca levar mais informação sobre a bebida de maneira leve, simples e atrativa para entusiastas e apreciadores de cafés, em casa ou fora dela.
Laboratório do Café
Horários de funcionamento: todos os dias da semana, mediante reserva antecipada
Planos de uso do espaço: por hora, por turno ou por dia
Contato: 9 8451-0004
Cadastre-se no DeBoa.Com e receba e-mails com as melhores festas, shows, boates, agenda cultural e dicas de Brasília.
Tags:dica de brasilia, dicas de brasilia, dicas de final de semana brasilia, dicas de turismo em brasilia, dicas para turista brasilia, diversao em brasilia, final de semana em brasilia, Laboratório do Café df, Laboratório do Café em Brasília, lazer em brasilia, o que fazer brasilia, o que fazer em brasilia, o que tem para fazer em brasilia, onde sair brasilia, onde sair em brasilia, para onde sair em brasilia
publicidade
publicidade
publicidade