A Biblioteca Nacional de Brasília ou Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola fica junto ao Eixo Monumental e faz parte do Complexo Cultural da República. Durante algum tempo, foi conhecida como “a biblioteca sem livros”, pois a construção permaneceu por algum tempo sem acervo e fechado à visitação. Hoje localiza-se em seu 4° andar o Espaço do Pesquisador, com acervo cedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, CNPq e IBICT.
O edifício monumental faz parte do conjunto projetado por Oscar Niemeyer, que é composto pela Biblioteca e pelo Museu Nacional Honestino Guimarães. O conjunto foi inaugurado em 15 de dezembro de 2006, data em que o arquiteto completou 99 anos.
Aberta à comunidade em 12 de dezembro de 2008, a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), é uma instituição pública vinculada à estrutura administrativa da Subsecretaria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Distrito Federal (SC/GDF) e que tem como parceiros os Ministérios de Ciência e Tecnologia (MCT), da Cultura (MinC) e da Educação (MEC).
O modelo de biblioteca adotado pela BNB é o chamado híbrido, que prevê a disponibilização da informação nos formatos físico e digital, razão pela qual oferece a seus usuários, além de salões de leitura e estudo, espaços multimídia, rede wireless em todo o prédio e acesso livre e gratuito a 51 computadores conectados a internet banda larga. A política institucional da BNB tem como objetivos a inclusão social e digital, a capacitação em competências informacionais e a promoção do hábito de leitura, por meio do uso das novas tecnologias.
A política de acervamento da BNB organiza as obras em duas grandes coleções: Popular e Brasiliana. A Coleção Popular é formada por obras das mais diversas áreas do conhecimento como direito, educação, psicologia etc., com o objetivo de atender pesquisas pontuais. Já a Coleção Brasiliana busca reunir, preservar e disponibilizar para pesquisadores obras sobre temas brasileiros publicadas no Brasil e no exterior. O acervo atual foi formado a partir de doações de instituições governamentais, não-governamentais e de coleções particulares de pessoas físicas e jurídicas, totalizando aproximadamente 100 mil exemplares.
O prédio da BNB está localizado na Esplanada dos Ministérios, entre o Setor Bancário Sul e a rodoviária do Plano Piloto e integra o Conjunto Cultural da República juntamente com o Museu da República.
Visitantes e turistas, com o propósito de conhecer a BNB e seus serviços, poderão ter o benefício de um guia para visitas orientadas. Para isso é necessário um agendamento prévio que deve ser feito pelo e-mail [email protected]
Telefone: (61) 3325-6257
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira da 08h às 20h e Sábados e Domingos das 08h às 14h. A BNB não abre nos feriados.
Endereço: Setor Cultural Sul, lote 2, Edifício da Biblioteca Nacional
Cadastre-se no DeBoa.Com e receba e-mails com as melhores festas, shows, boates, agenda cultural e dicas de Brasília.
Tags:acervo biblioteca nacional de brasilia, biblioteca em brasilia, biblioteca leonel brizola, biblioteca leonel brizola em brasilia, Biblioteca Nacional de Brasília, biblioteca nacional de brasilia endereço, biblioteca nacional de brasilia horario de funcionamento, biblioteca nacional de brasilia mapa, biblioteca nacional eixo monumental, biblioteca nacional em brasilia, biblioteca nacional esplanada dos ministerios, biblioteca nacional leonel de moura brizola, bnb brasilia, dica de brasilia, dicas de brasilia, dicas de final de semana brasilia, dicas de turismo em brasilia, dicas para turista brasilia, diversao em brasilia, final de semana em brasilia, historia bilblioteca nacional de brasilia, informações biblioteca nacional de brasilia, museus em brasília, o que fazer brasilia, o que fazer em brasilia, o que tem para fazer em brasilia, onde sair brasilia, para onde sair em brasilia, turista em brasilia
publicidade
publicidade
publicidade