MENU
ENTRAR •••••
CADASTRAR •••••

DeBoa Brasilia DeBoa Brasilia

7º BIFF – Brasília International Film Festival

biff-festival-brasilia-site-deboa
O BIFF – Brasília International Film Festival acontece de 21 a 26 de abril, totalmente online, gratuito, sendo o primeiro do país a manter a programação completa, incluindo a mostra competitiva. Confira a programação!
Data: 21 a 26 de Abril de 2020
Hora: Confira a programação
Local: Site oficial do Festival

Sobre o 7º BIFF – BRASILIA INTERNATIONAL FILM FESTIVAL

Maior festival internacional de cinema do Centro-Oeste acontece totalmente online com mostra competitiva completa.

Está tudo pronto para a edição 2020 do BIFF – BRASÍLIA INTERNATIONAL FILM FESTIVAL, que vai acontecer totalmente online. Serão quatro mostras – COMPETITIVA, GRANDES PRÉ-ESTREIAS, SPOTLIGHT BRASÍLIA e HOMENAGEM A KIRK DOUGLAS – e a realização do inédito BIFF JÚNIOR, apresentando uma programação especialmente criada para o público teen, além de um título inédito na abertura e de uma intensa grade de atividades formativas. Uma grande festa do cinema mundial, de 21 a 26 deste mês de abril, com acesso pelo site http://biffestival.com/ Para assistir, basta clicar no filme da mostra e, após preencher um cadastro, ter acesso a toda programação diária gratuitamente. A maior parte dos filmes estará disponível durante todo o período de duração do festival, mas alguns títulos só poderão ser acessados em horários pré-determinados. O conselho é para seguir a sugestão da programação ofertada pelo festival e participar da votação popular.

Maior festival internacional de cinema da região central do Brasil, o BIFF – BRASÍLIA INTERNATIONAL FILM FESTIVAL acontecerá online, transferindo toda a programação originalmente concebida para as salas de cinema para a sala da casa de cada um dos espectadores. Coube à equipe do BIFF transformar o que viria a ser um empecilho, a pandemia do Covid-19 que obriga as populações a ficarem em isolamento, em motor de maior alcance do festival. Com acesso livre pela internet, espectadores de todo o Brasil poderão assistir aos filmes selecionados para o festival, que tem direção geral e curadoria da jornalista, produtora e cineasta Anna Karina de Carvalho.

Além da realização online – mantendo a MOSTRA COMPETITIVA completa -, o 7º BIFF apresenta outras novidades, como o BIFF JUNIOR, que oferece uma programação especial com atrações voltadas para crianças e adolescentes, e as mostras GRANDES PRÉ-ESTREIAS e SPOTLIGHT BRASÍLIA. A primeira apresenta títulos premiados em alguns dos maiores festivais de cinema no mundo e inéditos no Brasil e na América Latina. A segunda dedica-se a mostrar um pouco do cinema produzido no Distrito Federal. E seguindo a proposta original do festival – que sempre presta homenagem a grandes mestres do cinema mundial – a sétima edição reverencia o grande ator, autor e diretor Kirk Douglas, apontado como um dos maiores nomes do cinema hollywoodiano, falecido em fevereiro passado, aos 103 anos de idade. O curador Mario Abadde selecionou cinco filmes que percorrem a trajetória de Douglas, apresentando sucessos como “Spartacus” e  “Sede de Viver”. Tudo isso além do FILME DE ABERTURA e de uma programação formativa.

O 7º BIFF acontece em parceria com a empresa Encripta, patrocinadora do festival, que garante acesso ao conteúdo através da Looke, plataforma de Video on Demand, a maior e mais completa plataforma de distribuição de conteúdo protegido da América Latina. O BIFF 2020 tem ainda o patrocínio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Distrito Federal e conta com o apoio cultural da Rede Globo, Canal Brasil, Xyz, Druzina Content, Fênix Filmes, Embaixada da França e Ligocki Entretenimento. Parceiro oficial: Sesc.

O Festival

Já na abertura, o Festival confirma sua vocação para o ineditismo. O filme que dará início à programação do 7º BIFF é o inédito “Anna Karina, para você lembrar” (Anna Karina, souviens toi), de Dennis Berry, companheiro da atriz falecida em dezembro passado, documentário no qual a “musa da Nouvelle Vague” relembra sua trajetória, desde a infância em Copenhagen, na Dinamarca, a fuga para Paris, aos 17 anos, a carreira de modelo, e o convite para estrelar “O pequeno soldado”, de Jean-Luc Godard, que daria início a uma parceria profissional e amorosa que durou seis anos e lançaria a atriz como um dos maiores nomes do cinema na França. Também cantora e escritora, Anna Karina foi homenageada da primeira edição do BIFF.

biff-festival-bsb-site-deboa

Mostra competitiva

Apresenta oito títulos, entre ficções e documentários, selecionados por uma curadoria que, além de Anna Karina de Carvalho, inclui o jornalista e crítico de cinema Pedro Butcher, a produtora e criadora da distribuidora Fênix Filmes Priscila Miranda e o cineasta e repórter Marcio de Andrade. Integram a mostra os filmes “Corpus Christi”, indicado pela Polônia como concorrente ao Oscar; o comovente “The French Teacher – Um amor a três”, drama italiano dirigido por Stefania Vasconcellos sobre a relação entre mãe e filha num triângulo amoroso; “Encantado, o Brasil em Desencanto“, que conta com convidados como Jean Wyllys e Leandro Karnal numa análise da mais recente história brasileira; “Me leve para um lugar legal”, road-movie pela alma da Bósnia, coproduzido pelo governo bósnio e pelos Países Baixos; “Mapa de sonhos latinoamericanos”, documentário coproduzido por Argentina, México e Noruega que investiga a concretização de desejos alimentados há décadas por diferentes povos da América Latina; “Fendas”, coprodução Brasil/França, com uma ficção a partir do universo subjetivo de uma pesquisadora de física quântica; “Hálito Azul”, documentário coproduzido por Portugal, Finlândia e França, sobre os pescadores da Ilha São Miguel, nos Açores; e “Blue Girl”, do Curdistão, um doc sobre as crianças das montanhas e sua paixão pelo futebol.
Estes oito títulos concorrem aos prêmios de Melhor filme da Mostra Competitiva – Juri oficial (R$ 10.000,00), Melhor filme da Mostra Competitiva – Juri popular (R$ 10.000,00) e o PRÊMIO DA CRÍTICA JOSÉ CARLOS AVELLAR PARA MELHOR FILME (Troféu). O Júrio Oficial será presidido pela atriz, diretora e produtora Bárbara Paz e contará com o crítico de cinema Miguel Barbieri e com a cineasta, roteirista, atriz e produtora Sabrina Fidalgo. O crítico e professor Pablo Gonçalo será jurado do Prêmio José Carlos Avellar.

*A Votação do Juri Popular será feita pela própria plataforma da LOOKE.

BIFF Júnior

Pela primeira vez em sete edições, o maior festival internacional de filmes da região Centro-Oeste realiza o inédito BIFF JUNIOR, especialmente dedicado ao público teen. Também de cunho competitivo, o BIFF JUNIOR, apresentará seis filmes, que concorrerão ao Troféu de Melhor filme BIFF JR, concedido por um Júri formado por crianças e adolescentes convidados. Sob a curadoria da CEO da Druzina Content, Luciana Druzina, e da diretora do festival, Anna Karina de Carvalho, estão na programação títulos como a animação espanhola “Mortadelo e Salaminho em Missão Inacreditável”, a comédia norte-americana “CRSHD”, a animação brasileira “Peixonautas: O Filme” e a coprodução Colômbia/Uruguai para o belo “O livro de Lila”.

Mostra Grandes Pré-Estreias

Em parceria com grandes distribuidoras, o BIFF exibe, em primeira mão, relevantes obras do cinema mundial, destaques em importantes festivais internacionais. São filmes inéditos como “Liberté”, a mais recente produção do espanhol Albert Serra, nome de ponta do cinema independente europeu, que conquistou o Prêmio Especial do Júri na mostra Um Certo Olhar, no último Festival de Cannes. Também “Até que Você me Ame”, da Grã-Bretanha, thriller inspirado em Stephen Fry; o italiano “Um sonho de família”, sobre o anseio de ter uma família perfeita; e “Uma lição de Amor”, drama belga sobre a relação de um pai com a filha de cinco anos que ele havia abandonado.

Spotlight Brasília

Um espaço especial que o 7º BIFF dedica ao cinema da capital brasileira, hoje um importante polo de produção audiovisual. Serão exibidos o longa metragem “Cano Serrado”, filme de ficção/ação produzido e filmado na capital federal, com direção de Erik de Castro, e o documentário “Tesouro Esquecido”, que conta a história de uma importante coleção de arte da Alemanha Oriental que se encontra escondida em Brasília.

Tributo a Kirk Douglas

Exibição de cinco filmes protagonizados por um dos mais célebres atores do cinema mundial. O jornalista, crítico de cinema, escritor, professor, pesquisador e cineasta brasileiro Mario Abbade selecionou cinco filmes que percorrem o período de ouro da carreira do grande ator Kirk Douglas, falecido no último dia 5 de fevereiro. Estão na programação “A Montanha dos 7 Abutres”, décimo filme de Billy Wilder, no qual aborda questões relacionadas à ética jornalística; “Assim estava escrito”, de Vincente Minnelli, que retrata a Hollywood dos anos 1950, com referências a personalidades reais; “Sede de viver”, também de Vincente Minnelli, em codireção com George Cukor, sobre a vida de Van Gogh, no qual foram utilizadas pinturas reais; o épico “Spartacus”, de Stanley Kubrick, sucesso estrondoso que arrecadou na época 60 milhões de dólares; e “Sua última façanha”, de David Miller, com uma narrativa que opõe tradição e modernidade e conta com um dos grandes desempenhos de Kirk Douglas.

Considerado um dos melhores atores da história do cinema, Douglas foi também diretor e autor de 12 livros, sendo o último deles “Eu sou Spartacus”, no qual relata sua atuação na caça às bruxas promovida pelo macarthismo dos anos 1950 nos Estados Unidos. Inquieto, atuante, Kirk Douglas foi incansável até o fim da vida. Em 2009, aos 92 anos, escreveu e atuou no monólogo “Before I Forget” (Antes que me esqueça), no qual durante 90 minutos contava passagens de sua vida.

Atividades Formativas

O BIFF também concebeu uma programação formativa totalmente gratuita, com acesso online. Entre os dias 21 e 26 de abril, será possível participar do workshop “Documentário – Da origem à Produção Contemporânea”, com a documentarista e jornalista Flavia Guerra; do debate “Mulheres em Protagonismo – A batalha feminina por espaço no mercado audiovisual”, com mediação da cineasta Cibele Amaral e tendo como convidadas a advogada e produtora cinematográfica Debora Ivanov, Flavia Guerra e Krishna Mahon, criadora do canal no Youtube “Imprensa Mahon”, com dicas sobre o setor audiovisual e entrevistas; e cinco ‘aulas magnas’ sobre o homenageado Kirk Douglas, ministradas pelo curador Mario Abbade antes de cada filme da Mostra Tributo a Kirk Douglas.

 

*Exibições acontecerão através do site do http://biffestival.com/ com suporte do LOOKE, maior plataforma brasileira de distribuição de vídeos via streaming

Programação completa

Confira a programação completa no site oficial do festival: http://biffestival.com/

••••••••••

Cadastre-se no DeBoa.Com e receba e-mails com as melhores festas, shows, boates, agenda cultural e dicas de Brasília.

••••••••••

Deixe um comentário

publicidade

publicidade

••••••••••

publicidade

••••••••••
DESTAQUE
Vaquinha virtual do Site DeBoa

Vaquinha virtual do Site DeBoa

Participe da vaquinha virtual do site DeBoa e contribua para o maior site de entretenimento de Brasília conti... Mais

Dia do Hambúrguer em Brasília

Dia do Hambúrguer em Brasília

Dia 28 de maio, comemora-se uma das maiores paixões gastronômicas: o hambúrguer. Confira aqui dicas para co... Mais

Amor e hambúrguer: Ammo Burger inaugura em meio à crise

Amor e hambúrguer: Ammo Burger inaugura em me...

O menu apresenta hambúrgueres clássicos, inspirados na experiência internacional do chef no Hard Rock Café... Mais

Brincadeiras para divertir as crianças na quarentena

Brincadeiras para divertir as crianças na qua...

O Galpão Kids, uma das principais casas de festas infantis de Brasília, preparou algumas dicas de brincadeir... Mais

Dionísia: e-commerce brasiliense de vinhos

Dionísia: e-commerce brasiliense de vinhos

Entregar o produto escolhido com segurança, fornecer acesso a conteúdos e os cativem são os principais obje... Mais