MENU
ENTRAR •••••
CADASTRAR •••••

100 anos de Athos Bulcão

unnamed
Entre os dias 16 de janeiro e o dia 01 de abril, o CCBB Brasília, apeesenta a Exposição 100 anos de Athos Bulcão. Não perca!
Data: 16 de Janeiro a 01 de Abril
Hora: das 9h e às 21h
Local: CCBB Brasília - Setor de Clubes Sul, trecho 2.

Sobre

Combinando o viés cronológico com uma aproximação temática, “100 anos de Athos Bulcão” aposta nos vínculos, mais ou menos evidentes, entre diferentes momentos da trajetória do artista e se estrutura a partir de núcleos de obras e estudos que se interpenetram e deixam evidente a diversidade conceitual e material que permeia toda a obra de Athos Bulcão – afirma André Severo.

Dividida em núcleos, “100 anos de Athos Bulcão” vai além da arte da azulejaria: destaca também a pintura figurativa do artista realizada nos anos 1940 e 1950, antes de Brasília. – A série dos carnavais e sua relação com a pintura sacra é extraordinária, ao destacar que Athos Bulcão utilizou uma mesma estrutura composicional para trabalhos sacros e profanos, citando como exemplo A Vida de Nossa Senhora, que está na Catedral de Brasília. A mostra contém ainda os croquis que Athos Bulcão fez para o grupo de teatro O Tablado, do Rio de Janeiro, os figurinos das óperas Amahl e Os Visitantes da Noite de Menotti, paramentos litúrgicos modernistas, grande acervo de seu trabalho gráfico e até os lenços que desenhou quando estava em Paris.

  •  Núcleo 1

A cor da fantasia, têm caráter figurativo, o que é menos conhecido, no conjunto de sua criação. Com figuras simplificadas e uma paleta particular, em que as cores puras e os tons terrosos predominam, o universo imaginário do artista, formalmente aproxima as festas profanas com as imagens religiosas que produziu, ainda no início dos anos 1960, para a Catedral de Brasília. Nesse núcleo estão também as vestes litúrgicas e projetos para painéis e vitrais de igrejas, produzidos pelo artista, assim como desenhos realizados no final de sua vida quando o tema do carnaval que aparece como lembrança ancestral, reaparece.

  • Núcleo 2

Devaneios em preto e branco, elas apontam para certo pensamento tributário das experimentações surrealistas e de certa vertente construtiva presente nos desdobramentos da experiência da Bauhaus. É também uma utilização daquilo que o aprimoramento do offset e das revistas possibilitou. Aqui é possível identificar a maestria da composição associada a um viés de humor. Além das Fotomontagens pertencentes ao acervo da Fundação Athos Bulcão, serão exibidas pela primeira vez as colagens que deram origem a elas – todas pertencentes a uma coleção particular.

  • Núcleo 3

É tudo falso, surge o artista segurando uma máscara que é a reprodução de uma outra, ancestral. O título do núcleo toma uma fala de Athos que questionava a ideia de originalidade e, portanto, o de falsificação, assim como outros artistas seus contemporâneos. Junto a estas “pinturas objetos” estão pinturas, gravuras e desenhos em torno do mesmo tema da documentação antropológica imaginária. Ainda estão presentes alguns dos bichos – coleção de esculturas criada em pequena escala, a maneira dos seres imaginários de Borges e depois construídos em tamanho maior para as crianças na Rede Sarah de hospitais para o aparelho locomotor.

  •  Núcleo 4

A geometria e a poesia, se pode observar mais profundamente o Athos grande colorista e sua paleta de cores. Há ali, um tríptico onde estão reunidos os três vieses desse grupo de obras pictóricas desenvolvidos entre o final dos anos 1960 e os anos 1990: as máscaras, que quase desfaziam a figuração; a associação de recortes quadrados que se espalhavam sobre o fundo monocromático; e as texturas com pequenos círculos, pontos, cruzes, quase ideogramasparticulares criados pelo artista, que se espalham por toda superfície da tela e definem, sutilmente, formas que nos parecem instáveis dando-se a ver e desaparecendo sob o olhar do observador. Em diálogo com as telas, são colocados estudos de painéis de azulejos, desenhos e gravuras que comprovam o parentesco conceitual nas diversas experimentações: coerência e diversidade.

  • Núcleo 5

A forma reinventada e seus modos de usar reúne as experiências do artista em diversos campos como suas capas de revistas e livros, ilustrações de jornais, projetos de estamparia em lenços e capas de discos. Também são apresentadas suas incursões no teatro – em especial, junto ao grupo O Tablado, de Aníbal Machado – onde foi cenógrafo e figurinista, além de designer dos programas das peças. Ainda é possível encontrar seus projetos para mobiliário realizados em residências particulares, assim como na Rede Sarah. É um bom momento para refletir como, a partir de uma clara proposta estética e conceitual, o artista se aventura por outros campos de fazer.

  • Núcleo 6

Construções/Montagens: a invenção de uma forma de integração da arte à arquitetura é o maior núcleo da mostra. Dele fazem parte os trabalhos dessa integração que se conhece em Brasília mais massivamente, mas também em muitas cidades no Brasil e no exterior. Aqui é possível ver o método do mestre, sua precisão e sua abertura para a surpresa, para o inesperado, que mantêm sua obra com um frescor perene.

  • Núcleo 7

Interagir com Athos, transformar a cidade, é que, por meio de um aplicativo desenvolvido especialmente com este fim, e a reprodução das imagens projetadas na parede do fundo da galeria, o jogador possa experimentar os azulejos de Athos de sua escolha sobre as superfícies de sua casa, por exemplo, ou de um prédio escolhido dentro do repertório de imagens oferecidos pelo jogo.

  • Núcleo 8

Rastros de Athos trata da presença da obra e dos ensinamentos de Athos, como influência no trabalho de artistas contemporâneos. Aqui, os visitantes poderão conferir obras de alguns artistas que reconheçam de alguma forma a presença de Athos em suas poéticas e junto a uma outra, de Athos, que corresponda a esta zona de influência.

Ao longo de toda a mostra podemos ver a reprodução em escala de alguns dos relevos acústicos que foram desenvolvidos pelo artista, assim como algumas divisórias utilizadas em diversos prédios públicos, cuja originalidade e funcionalidade são marca do trabalho, sem precedentes, de integração entre arte e arquitetura proposto por Athos Bulcão.

  • No espaço externo (marquise e jardins), três cubos, com faces verticais revestidas com doze padrões de azulejos realizados em construções espalhadas por diversas cidades do Brasil e do mundo, como, embaixadas, prédios públicos etc. A cobertura em uma dimensão generosa e realizada com o material real possibilita ao público a experiência do corpo a corpo com os painéis e também propicia a aventura de documentar as viagens imaginárias pelos diversos locais onde estão seus trabalhos, com um só click.

Para além da cronologia, e exposição contextualiza a trajetória de Athos Bulcão, a conexão entre suas obras e um adensamento em sua poética. Será possível visualizar seu caminho no Brasil e exterior, desde sua inspiração inicial pela azulejaria portuguesa, seu aprendizado sobre utilização das cores, quando foi assistente de Portinari, até as duradouras e geniais parcerias com Niemeyer e João Filgueiras Lima, o Lelé. – Para nós, que divulgamos e preservamos seu legado, é sempre uma alegria homenagear o talento desse homem discreto, preocupado especialmente em harmonizar e compor o trabalho do arquiteto na integração de sua arte, mas que também se engrandece quando envolvido em telas, tintas e pincéis, produzindo um dos mais destacados repertórios da arte brasileira – afirma Valéria Cabral, secretária executiva da Fundação Athos Bulcão.

Essa homenagem a Athos quer resgatar o valor individual dessa arte única que foi produzida no Brasil, sua importância no panorama da visualidade moderna, além da valorização, do reconhecimento para a manutenção da memória nacional.

Programação e Horários

Visitas Mediadas à exposição ao Museu BB

Mostra “100 anos de Athos” – de terça a sexta, às 9h, às 10h, às 14h, às 15h e às 19h | Faixa etária: a partir de 5 anos.

Museu BB – de terça a sexta, às 9h e às 14h | Faixa etária: a partir de 5 anos.

O Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil oferece gratuitamente visitas mediadas Museu BB a escolas e grupos mediante agendamento prévio.

Mediante agendamento prévio através do telefone (61) 3108-7624, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Visita Mediada em Libras

Terça a sexta, das 13h às 17h | Faixa etária: a partir de 5 anos.

Contemplando a acessibilidade, as visitas mediadas também são realizadas em Libras por nosso educador intérprete.

Consultar horários disponíveis na bilheteria do CCBB ou através do telefone (61) 3108-7624.

Em Cantos e Contos ─ Por meio de histórias, o ser humano conhece o mundo à sua volta, a sua identidade e até mesmo o que nunca imaginou antes. Embalando os visitantes com contos, músicas, bonecos e objetos cotidianos, o Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil vai apresentar universos relacionados às obras de Athos Bulcão.

Sábados, domingos e feriados, às 11h e às 15h | Faixa etária: livre | Área externa do CCBB, próximo à recepção central | Não é necessário retirar senha.

Visita Teatralizada – No Museu BB*

Sábados, domingos e feriados, às 13h | Faixa etária: Livre | Museu BB | Sujeito à lotação do espaço.

Um lugar, uma cidade e suas pessoas, um prédio e seus objetos podem dar vida a muitas memórias e permitir as mais diversas experiências entre seu conteúdo e o público. Pensando em ampliar esse momento, o Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil leva o público ao Museu BB para dar vida a essas histórias e objetos. Com os atores e músicos, a cidade de Brasília, o CCBB e seu acervo viram personagens instigantes e divertidos e trazem ao público uma experiência lúdica, sonora, cênica e de movimento.

Identidades e viajantes pelo tempo

Um jovem viajante perde sua identidade e não tem como prosseguir em sua jornada. Em meio a tanta aflição conhece uma personagem muito misteriosa que o leva para uma viagem em um mundo de descobertas e muitas histórias dentro do Museu BB. Você quer descobrir como termina essa aventura? O Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil vai te contar!

Librário ─ O Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil convida você a conhecer a Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Por meio de um jogo, o educador ensina alguns sinais ao público, que deve memorizar cada palavra para conhecer a segunda língua oficial do Brasil!

Sábados, às 14h | Faixa etária: livre | Área externa do CCBB, próximo à recepção central | Não é necessário retirar senha.

Pequenas Mãos* ─ Com jogos e espaços lúdicos, os pequenos visitantes e suas famílias terão a oportunidade de recriar suas interpretações sobre seus momentos na exposição.

Sábados, domingos e feriados, às 14h | Faixa etária: famílias com crianças de 3 a 6 anos, limitado a 8 crianças e seus acompanhantes | Sala do Programa Educativo | Retirada de senha com meia hora de antecedência.

Musicando* ─ A música é uma das linguagens artísticas que mais toca as pessoas e que, por ser imaterial e abstrata, nos permite imaginar e criar o indizível. Por isso, o Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil acredita que ela também deve estar relacionada às exposições de artes, transformando a tradicional relação de apenas observar as obras.

Sábados, domingos e feriados, às 16h | Faixa etária: a partir de 7 anos, limitado a 15 crianças e seus acompanhantes | Sala do Programa Educativo | Retirada de senha com meia hora de antecedência.

Livro Vivo ─ Cada livro é um universo de sons, cores, formas, palavras, imagens, personagens e histórias. Mas será que é possível vivenciar esses universos? Por meio da leitura compartilhada com toda a família o Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil encoraja a essa imersão, onde o livro também se torna um objeto de mediação entre o conteúdo da exposição e o visitante.

Sábados, domingos e feriados, às 16h | Sala do Educativo no Museu BB | Faixa etária: Livre | Não é necessário retirar senha.

Laboratório de Artes Visuais* ─ Permite aos visitantes a aproximação da exposição de maneira a descobrir os materiais e as técnicas que foram vistas ao longo das obras, de maneira divertida e instigante.

Sábados, domingos e feriados, às 17h | Faixa etária: a partir de 7 anos, limitado a 10 crianças e seus acompanhantes | Sala do Programa Educativo | Retirada de senha com meia hora de antecedência.

* Atividades abertas ao público a partir do dia 16/01, relacionadas à principal exposição em cartaz e disponíveis somente durante esse período.

Ingressos

  • Entrada franca

*Valores dos ingressos sujeitos à alterações sem aviso prévio.

Mais Informações

  • Telefone: (61) 3108-7600
  • Classificação: Livre
••••••••••

Cadastre-se no DeBoa.Com e receba e-mails com as melhores festas, shows, boates, agenda cultural e dicas de Brasília.

••••••••••

Deixe um comentário

*

publicidade

publicidade

••••••••••

publicidade

••••••••••
DESTAQUE
18ª edição da Brasília Restaurant Week

18ª edição da Brasília Restaurant Week

Chefs dos mais variados restaurantes da cidade terão os ingredientes típicos dos países selecionados para o... Mais

Curso Profissionalizante em Hipnose prática e clínica

Curso Profissionalizante em Hipnose prática e...

Dias 23, 24 e 25 de Fevereiro acontece, em Brasília, O curso de Hipnose Prática e Clínica na Asa Norte. Co... Mais

Cowtainer – Casa de Chopp e Costelas

Cowtainer – Casa de Chopp e Costelas

A casa, no Pier 21, já virou ponto de encontros de quem aprecia as iguarias!... Mais

Experiência Universo Paralello #UP14

Experiência Universo Paralello #UP14

Tivemos o prazer de conhecer um dos maiores festivais da América do Sul, O Festival Universo Paralello. O fes... Mais

Due na 18ª edição Do Restaurant Week

Due na 18ª edição Do Restaurant Week

A casa investe na fusão de sabores nacionais e internacionais. Não perca!... Mais